Como aumentar as vendas online em 2020

Saber como aumentar as vendas online passou a ser o novo desafio para os empreendedores que ingressaram mais recentemente no universo dos negócios online.

Com a crise causada pelo COVID-19, muitas pequenas e médias empresas enxergaram nas vendas online, uma solução para as restrições impostas pelo período de quarentena e isolamento social.

Na maioria dos casos, este primeiro momento foi meio improvisado, com um foco muito maior na questão da sobrevivência do negócio em si, do que nas questões técnicas que envolvem o e-commerce, delivery ou outros tipos de negócios online.

Só que agora, o cenário é bem diferente. Em primeiro lugar, a concorrência aumentou bastante, em função da entrada maciça de novas empresas disputando o mercado de consumidores online.

Além disso, muitos empreendedores gostaram da adoção deste novo canal de vendas, e busca nesta nova etapa, saber como se estruturar melhor e como aumentar as vendas online.

Para quem está neste dilema, a equipe da Academia do Marketing elaborou um roteiro completo para ajudar você a vender mais pela Internet, através de uma profissionalização da presença nos canais de vendas online.

Veja como aumentar as vendas online de forma profissional

Abaixo listamos os principais pontos a serem observados por quem deseja saber como aumentar as vendas online do seu negócio.

1 – Fala um planejamento estratégico

Como dissemos anteriormente, neste primeiro momento da crise, muitas empresas se lançaram no universo da divulgação online sem muita estrutura, já que se tratava principalmente de uma questão de sobrevivência.

O problema é que o marketing digital é hoje em dia um ambiente extremamente profissional e como aumentar as vendas online passa inevitavelmente por planejamento estratégico, nossa primeira indicação é a de que você se estruture.

Para isso, montar um plano de marketing digital é etapa obrigatória, para que você possa ter um roteiro para orientar as suas atividades. Para saber mais sobre esta etapa, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Fazer Um Plano de Marketing Digital.

2 – Tenha um site profissional

Hoje em dia é até possível vender online sem ter um site, mas sem sobra de dúvida, sem o seu próprio espaço digital, você estará jogando fora, ou entregando para alguém, um grande potencial de ganhos.

Digamos, por exemplo, que você venda fast food através de uma plataforma como o iFood. Você terá que pagar uma taxa sobra cada transação, não concorda? Se você tivesse a sua própria plataforma, este dinheiro ficaria na sua empresa, aumentando o seu lucro.

Atualmente, criar um site de vendas não é nada difícil e também existem soluções a preços bastante acessíveis. Por isso, entre as prioridades do empreendedor que deseja ter uma presença online profissional eu colocaria a criação de um site.

Outra vantagem nesta solução é a oportunidade que você terá, para montar estratégias de marketing digital, que não seriam possíveis em outras plataformas, como no caso dos aplicativos de entrega.

Como aumentar as vendas online

3 – Seja encontrado no ambiente online

Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Como aumentar as vendas online se as pessoas não encontram o seu negócio ou as soluções que você oferece? Você precisa ser facilmente encontrado para poder vender mais.

Atualmente o ativo mais valioso do mundo é a atenção das pessoas, e por isso você precisa investir pesado em ter uma presença de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca como o Google ou então nas principais redes sociais.

Isso é o que chamamos tecnicamente de Marketing de Busca, ou seja, estratégias para que seu site seja listado em destaque nas pesquisas realizadas nos grandes mecanismos de busca.

Nas ferramentas de busca, como o Google, por exemplo, a solução é usar as técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições nos resultados orgânicos, não pagos, das páginas de respostas a pesquisas feitas no buscador.

A outra opção é lançar mão de anúncios, como os do programa Google Ads, que fazem com que seu site seja listado nas primeiras posições, na área de anúncios, quando alguém faz uma pesquisa por palavras-chave que você irá indicar na plataforma do Google.

A terceira opção, neste caso, para negócios físicos locais, é utilizar o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google voltada para pequenos e médios negócios locais. Para saber mais, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é Google Meu Negócio.

4 – Crie uma comunidade em torno do seu negócio

Ao se criar uma estratégia de marketing digital não estamos falando somente de saber como aumentar as vendas online em um único momento. Se trata de manter estas vendas como ações recorrentes, maximizando assim o retorno do investimento.

Por isso, uma boa opção é criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, que garanta um contato constante com seus clientes em potencial, já que estes canais fazem parte do dia a dia das pessoas atualmente.

Para isso, será necessário criar todo uma estrutura para que você crie uma comunidade em torno do seu negócio. Neste sentido é importante que você:

  • Crie um perfil realmente profissional no Facebook, Instagram e outras redes que façam sentido para o público-alvo que você deseja atingir;
  • Configure todas as ferramentas de monitoramento e remarketing oferecidas por estas plataformas, como o Pixel do Facebook e outros;
  • Desenvolva conteúdo de qualidade para publicação em suas mídias sociais, para criar um fluxo constante de comunicação com seus seguidores;
  • Use ferramentas de impulsionamento de alcance de publicações, como os Facebook Ads, já que o alcance orgânico hoje em dia é muito reduzido;
  • Tenha uma interação constante com seus seguidores para esclarecer dúvidas, prestar informações e fortalecer seus laços de relacionamento.

Um dos principais erros que uma marca pode cometer nas mídias sociais é se colocar de maneira panfletária. Como aumentar as vendas online se você não cria uma relação de confiança?

Não se limite a publicar apenas mensagens comerciais, pois as pessoas gostam de envolvimento com as marcas, e além disso, nem sempre estão no momento de compra no funil de vendas elaborado para cobrir toda a jornada de compra do consumidor.

Como aumentar as vendas online significa também abrir novos canais, aproveite as redes sociais e crie uma estrutura de vendas pelo Facebook e também vendas pelo Instagram.

5 – Ajude seus consumidores s fazerem suas escolhas

Como eu disse anteriormente, é um erro muito comum vermos algumas empresas encarando o marketing digital apenas como um momento de fazer a divulgação de seu produto ou serviço.

No marketing digital moderno é fundamental que você invista em relacionamento e além das redes sociais, para aumentar a taxa de conversão do seu site ou loja virtual, que você invista em marketing de conteúdo, ou Inbound Marketing como também é conhecido.

Uma boa estratégia nesta área é criar um blog associado ao site ou loja da marca, e nele publicar artigos que orientem o seu público-alvo, a respeito do uso e consumo dos seus produtos ou serviços.

Como aumentar as vendas online se os visitantes do seu site ainda não conhecem todos os benefícios do que você vende? Por isso, recomendo que você pense seriamente nesta opção, pois ela inclusive, irá ajudar também em sua estratégia de marketing de busca.

Como aumentar as vendas online

6 – Monitores os seus acessos

Como aumentar as vendas online é um processo que precisa ser replicado para que se possa dar continuidade a este fluxo de caixa, monitorar os acessos do seu site é fundamental, para entender o comportamento dos visitantes do seu site.

Além disso, este monitoramento é o que fará a verificação da eficiência das ações de marketing, identificar se cada uma delas atingiu o objetivo para a qual foi elaborada.

Para isso você precisará instalar uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics, que fará todo o acompanhamento de origem de acessos e comportamento dos visitantes em seu site.

7 – Busque por qualificação

Como aumentar as vendas online se você não tem qualificação técnica para isso e nem saberia o que cobrar de uma agência de marketing ou profissional freelancer de marketing digital? Complicado, não acha?

Bem, nesta área, a Academia do Marketing pode lhe ajudar bastante, pois dispomos de uma grande completa de cursos de marketing digital presenciais e também online.

Seja na área de planejamento estratégico, marketing de busca ou redes sociais, na Academia do Marketing você encontrará sempre um treinamento que o ajude a encarar o desafio da qualificação na área do marketing digital.

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Agora que você já tem uma ideia inicial sobre como aumentar as vendas online, é apenas uma questão de se organizar e começar a empreitada. Mantenha-se em dia sobre este e outros assuntos relativos ao marketing digital e vendas, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing