Como fazer um plano de marketing digital

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Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa

É certo que muita gente se pergunta como fazer um plano de marketing digital antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas.

A maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos.

O processo de elaboração de um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano. Concordamos que a etapa operacional é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, você estará navegando as escuras.

Ao criar um plano de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso. Para lhe ajudar nisso, a equipe da Academia do Marketing elaborou um roteiro básico de pontos que você deve incluir no seu planejamento.

Dicas sobre como elaborar um plano de marketing digital

Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às suas necessidades.

Defina muito bem seus objetivos

Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

Outro ponto de orientação importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas e KPIs aplicáveis. Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir  do controle.

Pesquise e conheça o seu público alvo

Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado site. Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido.

Depois de definir seu público alvo, crie uma Persona, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar. A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios.

Defina os canais a serem utilizados

As opções para divulgação de uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir. A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos.

Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los.

Capacitação da equipe

O passo a passo para a elaboração de um plano de marketing digital

No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação técnica da equipe. Qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal capacitado para sua utilização.

Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porque do fracasso de suas campanhas. Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.

Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa completamente diferente.

Nessa parte, a equipe da Academia do Marketing pode lhe ajudar bastante com nossa grade de cursos e programa de formação em marketing digital. Com mais de oito anos no mercado, nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e aperfeiçoando treinamentos nas mais variadas área do marketing online, nos formatos presencial e também online.

Determine qual o conteúdo a ser veiculado

Essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo. A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.

O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.

Elabore um cronograma de ações

Como fazer um plano de marketing digital. Veja quais os principais elementos a se considerar na hora de elaborar um plano de marketing digital.

Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada. No marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante.

Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação.

O marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial. Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não existem ações isoladas.

Defina como será feito o monitoramento

Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas.

No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento de redes sociais.

Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada. O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o seu. Boa sorte e conte sempre conosco!

Mantenha-se informado sobre elaboração de estratégias de marketing digital e outros assuntos relativos ao marketing online,  assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como fazer um plano de marketing digital
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2017-06-13T11:30:10+00:00 By |Categories: Marketing Digital|Tags: , , |

19 Comments

  1. Alex Ferreira 14 de Maio de 2017 at 10:08

    Excelente texto sobre planejamento de marketing digital e bem atual

  2. Gregorio Rombs 19 de Abril de 2017 at 13:24

    Amei o post sobre como fazer um plano de marketing digital, bem legal. Seu ponto de vista ficou bem bacana, gosto de falar deste tema também. Continue nesta linha e alcance cada vez mais sucesso. Abraços

  3. Cristiane Ferreira 31 de Março de 2017 at 15:50

    Excelente artigo!!!

  4. Arlinda 20 de Fevereiro de 2017 at 18:13

    Ótimas orientações. Show!

  5. João Henrique 22 de agosto de 2016 at 23:49

    Colocando em uma planilha as redes para planejar melhor as ações. Fica muito fácil se perder quando não fazemos isso. Poucas pessoas se preocupam em saber por onde passaram ou estão na internet, isso é muito importante no marketing digital. Ótimo artigo…

  6. Claudia Blandy 8 de julho de 2016 at 18:52

    Muito bom este artigo, perfeito!!!
    Estamos penando com esta crise e eu não diferente da grande maioria. Tive que pensar no plano B,C,D… Até porque, não é uma crise passageira, tem muita lama ainda…
    No final do ano passado, comecei a pesquisar algo que a médio prazo me gerasse uma renda extra para ir me preparando.

    No início de 2016 meu salário teve uma redução de 40% e 2 dias em casa… Arregacei as mangas e fui atrás da profissão do futuro, que é empreender com a Internet (Marketing Digital)
    Com muita dedicação, isto é fundamental, já estou recolhendo alguns frutos.
    Empresário que está fora do Marketing Digital está fora do mercado…isto é fato.
    Vamos respirar fundo e seguir em frente!!!

  7. Geração Interativa 18 de Fevereiro de 2016 at 13:37

    Parabéns pelo post, um planejamento de marketing digital, utilizando todas essas métricas podem ajudar qualquer empresa se programar e obter bons resultados. Mesmo em um ano em que o pais está em crise, o marketing digital pode ajudar a empresa a virar o jogo.

  8. Jhonatan Silva 18 de Janeiro de 2016 at 07:26

    Olá, adorei seu artigo, será muito útil para que eu possa me desenvolver neste mundo de marketing digital, já que sou novo.

  9. F15 Digital 8 de julho de 2015 at 16:49

    Bom boa a reportagem sobre como fazer um plano de marketing digital. Parabéns!

  10. Antonio Carlos Fernandes 30 de agosto de 2014 at 20:01

    Muito bom seu Artigo e agradeço muito pois será fundamental para a construção do projeto inicial de meu TCC na Pós que estou fazendo.
    Valeu mesmo e Parabéns pelo conteúdo!
    Antonio – Campinas SP

  11. Teka Powaczuk 16 de agosto de 2014 at 12:22

    Muito bom os passos, anotei tudo e agora vou colocar em prática! Das referências que procurei, com certeza uma das melhores. Continuem assim. Abraços

  12. Academia do Marketing 23 de julho de 2014 at 14:28

    Olá Maria

    Em primeiro lugar você precisa fazer um planejamento nesta área e depois estruturar todos os elementos envolvidos neste tipo de ação, como escolha da empresa de disparo, estruturação do seu banco de dados e criação das peças de marketing.

    Um forte abraço

    Alberto Valle

  13. Maariaa do Socorro 21 de julho de 2014 at 22:49

    Éh! E, como fazer mala direta eletrônica virtual?

  14. Yuri 13 de junho de 2014 at 16:11

    No meu caso achei complicado apenas entender meu publico alvo já que o meu site não existe ainda e como meu site é especifico para minha região e é de utilidade publica e não tenho concorrentes Online e fica difícil entender meu publico alvo.

  15. Academia do Marketing 6 de junho de 2014 at 17:33

    Olá Rodrigo

    Olá Rodrigo

    A sugestão está anotada. Muito obrigado pela sugestão.

    Um forte abraço

    Equipe Academia do Marketing

  16. Rodrigo Santos R3 4 de junho de 2014 at 13:26

    Gostei das dicas.
    Só acho que faltou um script (documento para download) para ter uma ideia de como fazer este projeto.
    Eu geralmente utilizo o quadro branco, tiro foto e envio aos meus colaboradores para ficar mais fácil a comunicação e ações futuras.

  17. Marcio 14 de Maio de 2014 at 16:03

    Excelente referência … vai direto ao ponto PRÁTICO!

  18. Danilo Soares 24 de Janeiro de 2014 at 05:44

    Excelente material.. a empresa que nao se especializar em marketing digital provavelmente nao terá bons resultados.

  19. Leandro Figueiredo 20 de outubro de 2013 at 12:47

    Parabéns pela publicação. Estou querendo saber como fazer um plano de marketing digital para a minha empresa porque já percebi que se não for por este caminho é destino é a estagnação mesmo.

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