Como vender pelas redes sociais de maneira profissional

Nos últimos tempos, saber como vender pelas redes sociais tem sido um enorme diferencial para muitos empreendedores que não querem desperdiçar o potencial de vendas que existe nestes canais.

Com cada vez mais recursos, as principais redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, estão avançando em direção da tomada de boa parte das vendas online, para consolidarem sua posição no mercado.

As redes sociais reúnem milhões de usuários que são consumidores em potencial para seu produto ou serviço, e ignorar um público desse é simplesmente impossível.

Por isso, vender pelas redes sociais tem sido uma questão cada vez mais importante, seja para as grandes marcas seja para pequenos empreendedores.

Para ajudar você a dar seus primeiros passos em termos de vendas pelas redes sociais, nossa equipe elaborou um roteiro onde abordamos as seguintes questões:

Confira cada um dos itens e você verá como vender pelas redes sociais pode ser bem mais fácil do que você imagina.

O passo a passo de como vender pelas redes sociais

Confira abaixo os principais pontos que você deve levar em consideração se quiser vender pelas mídias sociais de maneira profissional, e com isso conseguir resultados realmente expressivos.

1 – Planejamento do negócio

O primeiro passo para quem deseja saber como vender pelas redes sociais é fazer um planejamento prévio da sua estrutura e ações.

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Como em qualquer outra área do marketing digital, as redes sociais exigem que você tenha uma estrutura totalmente integrada, para que consiga não só ter sucesso em suas vendas nas redes sociais, como também, potencializar outras áreas do seu negócio.

Por isso, antes de colocar a mão no teclado para criar perfis e páginas, dedique o tempo que for necessário para o seu planejamento estratégico.

Para saber mais sobre esta etapa, convidamos você a ler o nosso artigo Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Como vender pelas redes sociais

2 – Definição do público-alvo

Como vender pelas redes sociais se você não tem um público-alvo muito bem definido. Por isso, logo após criar seu planejamento estratégico inicial, é necessário que você crie a sua Persona de Marketing.

Existem diversas ferramentas hoje em dia na Internet, que nos permitem determinar com exatidão quais são as características do público que desejamos atingir com nossas campanhas. A Similar Web e o Google Analytics são alguns exemplos.

Criando uma Persona de Marketing bem definida, você poderá segmentar suas ações de marketing e direcioná-las exatamente para quem você quer atingir, economizando recursos em sua divulgação.

3 – Preparação das plataformas

Definido seu planejamento estratégico e sua Persona de Marketing, é hora de partir para a parte operacional, mas calma, ainda não vamos veicular qualquer tipo de mensagem, mas sim preparar as plataformas, para podermos fazer isso de maneira eficiente.

Como vender pelas redes sociais hoje em dia exige estruturas técnicas eficientes, nada mais lógico que, antes de tudo configurar suas plataformas de amaneira adequada para atingir este objetivo.

Vendendo pelo Facebook

Como vender pelas mídias sociais

No caso do Facebook, é importante configurá-lo de maneira apropriada, com atenção especial aos seguintes pontos:

  • Criação da Página – O ambiente certo para vender nas redes sociais usando o Facebook é através de uma página, e não pelo seu perfil pessoal;
  • Configuração Completa – Para causar uma boa impressão aos visitantes da sua página, não deixe de fazer todas as configurações de informações da sua página;
  • Configurações do Messenger – O Messenger é um parceiro importante para quem deseja vender pelas redes sociais, por isso faça os ajustes necessários;
  • Crie Catálogos – Para expor seus produtos de maneira profissional e facilitar o endereçamento de seus anúncios e publicações, crie um Catálogo de Produtos.

Nos últimos tempos o Facebook vem avançando bastante na área de vendas online, oferecendo diversas ferramentas.

Vendendo no Instagram

Como vender nas redes sociais

No Instagram, a mesma coisa. É preciso fazer com que seu perfil assuma uma postura profissional, e para isso é importante prestar atenção às seguintes configurações:

  • Conversão Para Conta Empresarial – Para vender no Instagram, o primeiro passo é transformar seu perfil em uma conta empresarial, que conta com muito mais recursos;
  • Conexão Com o Facebook – Para integrar a sua conta do Instagram à sua página no Facebook, é necessário fazer esta conexão nas configurações da sua página;
  • Conexão Com o Catálogo – Esta é outra configuração importante, pois permitirá a você utilizar todos os recursos do Instagram Shopping;
  • Criação do Link da Bio – Usar um aplicativo para como o LinkTree para personalizar o seu link da Bio, para facilitar o encaminhamento de seus seguidores.

O Instagram é sem sombra de dúvida uma ótima ferramenta para vendas online. Com esta estrutura você poderá criar ações de marketing nas redes sociais bastante interessantes e de altíssimo potencial de conversão.

Se você tiver uma loja virtual, é importante também que você integre sua plataforma de e-commerce à sua página no Facebook e seu perfil no Instagram.

4 – Geração de conteúdo

Toda vez que me perguntam sobre como vender pelas redes sociais, além da questão da estrutura eu imediatamente faço questão de dizer que conteúdo relevante é fundamental. É ele que cria laços de relacionamento com o seu público.

O conteúdo para redes sociais não pode ser feito na correia do dia a dia. Exige planejamento, estrutura e acima de tudo qualidade. Sem isso, são apenas postagens e não ações de marketing digital.

Compartilhar conteúdos cujo objetivo é manter contato constante com seu público, precede a publicação de mensagens de cunho comercial. Você não pode ter um posicionamento panfletário em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Basicamente você deverá criar três tipos de conteúdo:

  1. Conteúdo de Engajamento – É o conteúdo criado com o único propósito de promover o engajamento com a sua audiência e reforçar os laços de relacionamento com o seu público-alvo;
  2. Conteúdo de Display – Este é um conteúdo que você exibirá, de forma sutil seus produtos ou serviços, sem que haja uma proposta comercial explícita, como por exemplo, imagens de uso do produto ou seus benefícios;
  3. Conteúdo de Vendas – Este é o conteúdo mais agressivo comercialmente, onde você fará a oferta direta, com um Call To Action forte, incentivando seus seguidores a adquirir um determinado produto ou serviço.

Como vender pelas redes sociais é um processo de argumentação e amadurecimento da proposta, é importante que você crie um verdadeiro Funil de Conversão em suas publicações.

5 – Criação de um calendário editorial

Outra dica importante para quem deseja saber como vender pelas redes sociais é criar um calendário editorial para suas publicações, de forma a organizar a apresentação dos seus conteúdos.

A maioria dos algoritmos que avaliam o desempenho de perfis e páginas nas redes sociais, como o EdgeRank do Facebook, como o algoritmo do Instagram, apreciam perfis que apresentam uma certa regularidade de publicações.

Do ponto de vista de gerenciamento, ter um calendário editorial para redes sociais também é uma grande vantagem, pois você poderá elaborar funis de conversão mais definidos e automatizar suas publicações.

Como vender usando as redes sociais

6 – Interação com seu público

Outra dica que consideramos fundamental para quem deseja saber como vender pelas redes sociais é manter uma interação constante com o seu público, outro fator que os algoritmos levam bastante em consideração na hora de avaliar a relevância de perfis e páginas.

Além disso, como vender pelas redes sociais se você não conversa com seus clientes conquistados e clientes em potencial? O marketing nas redes sociais é feito justamente através da criação de lações de relacionamento.

Use e abuse do Messenger no Facebook, das mensagens privadas no Instagram e outras ferramentas de interação oferecidas pelas diversas mídias sociais. Sugerimos que você não deixe de ler o nosso artigo Como Aumentar o Engajamento no Facebook.

7 – Investimento em anúncios

Como vender pelas redes sociais se as suas publicações não conseguem alcançar um público expressivo? Este é um dos grandes desafios do Facebook e Instagram nos dias de hoje. O alcance orgânico, não passa de 3% na maioria das páginas.

Por isso para vender nas redes sociais atualmente é importante que você impulsione publicações e crie anúncios extremamente focados no público que você definiu na hora da criação da sua persona de marketing.

Os Facebook Ads, os anúncios no Facebook e Instagram, oferecem ferramentas incríveis de segmentação quando você cria Públicos Personalizados para as suas ações. Aproveite estas ferramentas para focar exatamente no público que você deseja impactar.

8 – Monitoramento de resultados

Em marketing digital, tudo acaba em monitoramento de resultados. Postar no Facebook ou Instagram, não é marketing nas redes sociais. Resultados sim. São ele a razão de todos os nossos esforços.

Além disso como vender pelas redes sociais exige que você meça o retorno feito em anúncios e ferramentas, o monitoramento de resultados, de forma profissional é fundamental para avaliar as suas ações.

Em primeiro lugar, crie um Facebook Pixel para a sua página, para poder acompanhar de forma precisa, os resultados de seus anúncios e também, para poder criar campanhas mais sofisticadas, como por exemplo, as campanhas de Remarketing.

Além disso, faça a integração do Google Analytics do seu site ou loja virtual, para poder coletar ainda mais dados sobre os acessos que são gerados a partir de suas publicações e anúncios.

9 – Capacitação profissional

Como vender pelas redes sociais é uma questão cada vez mais técnica, investir em capacitação profissional é fundamental para que você tenha sucesso neste negócio.

A Academia do Marketing é sua parceira nesta área. Oferecemos diversos curso de especialização para que você se torne expert em marketing nas redes sociais e vendas.

Para quem está dando seus primeiros passos temos o Curso de Marketing nas Redes Sociais, onde você aprenderá os fundamentos do marketing através destes canais.

Como especialização, temos o Curso de Instagram Para Negócios, onde você aprenderá como gerenciar de forma profissional um perfil no Instagram.

Para quem deseja conhecer as principais ferramentas de marketing para o Facebook, temos o Curso de Facebook Ads, dedicado exclusivamente a criação de anúncios no Facebook, e para quem está dando seus primeiros passos, o Curso de Facebook Marketing.

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Agora que você já tem uma boa ideia sobre como vender pelas redes sociais, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia com este e outros artigos sobre vendas através das redes sociais, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing