Marketing Digital Para Pequenas Empresas

É cada vez maior a busca por soluções de marketing digital para pequenas empresas nos dias de hoje. Não é para menos.

Segundo dados do IBGE, o Brasil conta atualmente com mais de cento e trinta e dois milhões de Internautas ativos, e nenhum empresário em seu juízo perfeito, pode se dar ao luxo de ignorar um público desse tamanho.

Mais ainda, o público envolvido nas ações de marketing online não se restringe aos usuários de computadores desktop, pois os dispositivos móveis como smartphones e tablets já contam com mais de 112 milhões de usuários acessando a Internet através deles.

Diante deste cenário, as pequenas empresas buscam avidamente por formas eficientes para fazerem a divulgação de seus produtos e serviços no ambiente online, e muitas encontram dificuldades para atingirem este objetivo.

Neste artigo vamos mostrar qual a importância do marketing digital para as pequenas empresas e como suas estratégias e ferramentas podem ajudar pequenos negócios a alavancarem suas vendas.

Para deixarmos os principais temas que levantam dúvidas entre empresários em relação a necessidade de implementação de ações de marketing digital para pequenos negócio expostos de maneira mais clara, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

Vamos então analisar cada um deles e mostrar porque o marketing é tão importante neste momento de conexão total em que vivemos.

1 – Marketing Digital versus Marketing Convencional

Quando indicamos o caminho do marketing digital para pequenas empresas, não estamos de maneira alguma dizendo que você deve ignorar daqui por diante, o marketing tradicional quem vem praticando há algum tempo.

Muito pelo contrário, estamos falando na criação de uma sinergia do marketing digital com o convencional. Na verdade, as duas vertentes se completam e se fortalecem quando usados de forma coordenada.

Um bom plano de marketing digital deve ter como base a integração dos diversos canais disponíveis, tanto no marketing digital como também no marketing convencional, e para isso é necessário entender a função de cada canal em seu ambiente para poder criar a ponte entre um e outro.

2 – Marketing digital é para todos

Em primeiro lugar, devemos deixar claro, que o marketing digital está acessível para empresas de qualquer porte e pode ser feito por qualquer pessoa que conheça as técnicas e ferramentas utilizadas para a divulgação online.

Você não precisa contratar uma agência de marketing digital para fazer a sua divulgação online, se tiver em sua equipe, alguém realmente capacitado para exercer essa atividade.

Na verdade, a melhor agência de marketing digital está na sua própria empresa, afinal, ninguém conhece melhor o seu negócio do que você e seus colaboradores. As pequenas empresas podem e devem sim, assumir seu marketing.

Marketing digital para pequenas empresas

3 – Tudo começa pelo planejamento estratégico

Um dos maiores erros em termos de marketing digital para pequenas empresas é acreditar que basta criar uma conta no Google ou Facebook, sair criando anúncios e pronto. Tudo estará resolvido. Não é assim que funciona.

O primeiro passo em termos de marketing digital para pequenos negócios é a criação de um plano de marketing digital, onde estejam muito bem definidos:

  • Objetivos a serem atingidos;
  • Público-alvo e Persona de Marketing;
  • Canais onde as ações de marketing devem se concentrar;
  • Orçamento disponível para estas ações;
  • Forma de monitoramento de resultados e relatórios.

Para ter sucesso no marketing digital é preciso identificar claramente seu público-alvo, canais utilizados, padrões de utilização e outras características, para então poder desenvolver uma estratégia de marketing online realista e segmentada.

Sem isso você estará simplesmente jogando dinheiro fora. Pior ainda, ficará decepcionado pela falta de resultados e vai começar a acreditar que o marketing digital não funciona para o seu tipo de negócio.

Criar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas não é difícil, e mais ainda, é fundamental para que você consiga ver o retorno do seu investimento em uma presença online.

4 – Os canais de marketing digital para pequenas empresas

Outra dúvida muito comum entre empresários diz respeito a quais seriam os melhores canais de marketing digital para pequenas empresas. Infelizmente, não existe uma resposta única para esta questão.

Não é pelo fato das redes sociais estarem em alta no momento, que você necessariamente precisa ter uma presença pesada nestes canais. O marketing digital vai muito além disso.

Podemos dividir as diversas dimensões do marketing digital moderno em:

  • Marketing de busca baseado em SEO – Otimização Para Ferramentas de Busca;
  • Marketing de busca baseado em anúncios pagos no Google e outros buscadores;
  • Marketing de display, através de banners em sites específicos;
  • Marketing de conteúdo através de artigos e vídeo marketing;
  • O bom e velho e-mail marketing, que ao contrário do que muitos pensam, não morreu;
  • E também as redes sociais.

Em qual deles investir? Responda a uma única pergunta: Seu produto ou serviço atende a uma necessidade ou desejo.

Se for uma necessidade, uma solução que não pode esperar, o lugar certo são os canais de informação, como o marketing de busca, por exemplo.

Se for um desejo, a coisa muda de figura, pois os canais mais indicados são os de marketing de display, como banners, vídeos e as redes sociais.

Como dito anteriormente, o marketing digital para pequenas empresas precisa focar no público que ele precisa atingir, e não ser um verdadeiro “barata voa publicitário” que vemos constantemente, e que não traz resultado algum.

Marketing digital para pequenos negócios

5 – O investimento em marketing digital para pequenas empresas

Outro mito muito comum a respeito do marketing digital para pequenas empresas é o de que se precisa fazer um grande investimento para que se possa conseguir bons resultados.

Nada mais equivocado do que isso. Que é necessário fazer um investimento em ações de marketing online, isso é certo, da mesma forma que você investe em panfletos, folders e outros instrumentos do marketing convencional.

Só que não é necessário investir rios de dinheiro para ter ótimos resultados. O importante é investir da maneira correta e focar no retorno sobre o investimento, e não em números que não significam nada em termos de vendas, como número de seguidores nas mídias sociais.

Principalmente no caso das pequenas empresas, onde a máxima de que os recursos são escassos e as demandas ilimitadas, o que importa é o resultado que as ações de marketing digital trazem em termos de vendas e reconhecimento de marca.

6 – Implementação do marketing digital para pequenas empresas

Uma vez que você tenha feito seu planejamento estratégico inicial e determinado quais os canais seriam mais interessantes para o seu negócio, é hora de passar para a parte prática, ou seja, a da implementação das diversas ações online.

O marketing digital para pequenas empresas pode ser implementado de três formas distintas:

  1. Solução interna – Como dito anteriormente, uma das melhores opções já que diante dos custos, muitas empresas acabam optando por criar sua própria equipe, capacitando seus colaboradores, o que no caso do marketing digital para pequenas empresas esta opção pode ser bastante viável;
  2. Contratação de freelancers – Outra opção é terceirizar o trabalho, ou parte dele, através da contratação de freelancers para desenvolvimento de algumas ações específicas. Você pode encontrar estes profissionais em sites especializados, como o Marketing Job;
  3. Contratação de uma agência – Para muitos empresários, esta é a primeira opção que vêm à cabeça, mas o problema é que o custo envolvido nesta solução, na maioria das vezes, está fora do orçamento disponível para as pequenas empresas.

Seja qual for a solução adotada, o importante é contar com profissionais realmente qualificados, para colocar sua empresa em um nível competitivo, e que apresentem resultados reais, pois tudo em marketing digital hoje em dia pode ser mensurado.

Marketing digital para PMEs

7 – Conhecer para poder cobrar de quem faz

Outro grande obstáculo que encontramos entre os empresários que ainda não estão encarando a questão do marketing digital para pequenas empresas de forma direta é de que eles não têm nem tempo nem pessoal para treinar.

Isso muitas vezes é um fato, mas mesmo assim, existem soluções como as que apresentamos anteriormente. Como você vai contratar uma agência para gerenciar o seu marketing, se você nem sabe o que pode e deve ser cobrado?

Quantas vezes vemos empresas que contratam agências ou profissionais de marketing que não se dão ao trabalho sequer de gerar um relatório demonstrando em quanto eles conseguiram aumentar as vendas da empresa com suas ações de marketing online? O investimento em marketing digital precisa ser justificado.

8 – Como podemos lhe ajudar a vencer este desafio

A Academia do Marketing possui mais de dez anos de experiência na área de cursos na área do marketing digital, tendo treinado mais de 12 mil participantes nas diversas modalidades de cursos oferecidas.

O marketing digital para pequenas empresas está no nosso DNA, já que grande parte de nossos alunos trabalham nesta área ou são empresários que vieram em busca de conhecimento.

Se você deseja aprender marketing digital de verdade, o nosso Curso de Marketing Digital Online é uma das melhores opções para quem deseja dar seus primeiros passos nesta área, seja para iniciar uma carreira ou tomar conhecimento do que pode ser feito, para então terceirizar.

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O marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado, uma verdadeira questão de sobrevivência. Ignorar esse novo componente do mundo negocial pode custar muito cara aos seus negócios. Mantenha-se atualizado sobre marketing digital e mídias sociais, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing