Marketing digital para pequenos negócios

A busca por soluções de marketing digital para pequenos negócios vem crescendo de forma acelerada no Brasil, principalmente após a crise causada pela pandemia do COVID-19, que atingiu em cheio o setor.

Muitos pequenos negócios, que de certa forma ainda eram resistentes à inclusão digital, se deram conta que o marketing digital nos dias de hoje, não é mais uma opção, mas sim uma imposição do mercado.

Com isso, as pequenas empresas vêm se lançando em uma busca acelerada por saberem como desenvolver e implementar uma boa estratégia de marketing digital para pequenos negócios, como forma de alavancarem suas vendas e terem uma comunicação maior com o público.

Para ajudar a estes empreendedores, nossa equipe elaborou um roteiro com uma série de dicas de marketing digital para pequenos negócios, que certamente vão ajudar bastante na hora de se decidir sobre como explorar este mercado.

Principais estratégias de marketing digital para pequenos negócios

Confira abaixo algumas das melhores opções de marketing digital para pequenas empresas, que podem ser implementadas para alavancar não só a exposição do seu negócio, como principalmente as suas vendas!

Comece por desenvolver um planejamento estratégico

Um dos maiores erros de marketing digital para pequenos negócios é achar que a primeira coisa a ser feita em termos de migração para o mundo digital é fazer anúncios. Nada mais errado do que isso.

O marketing digital para pequenos negócios, assim como para as grandes marcas, começa pela criação de um Plano de Marketing Digital para orientar as suas ações.

Não é por outro motivo que em nossos treinamentos sempre começamos por esta etapa, pois é ela que vai nos orientas em todo o processo de divulgação de uma empresa na Internet.

Antes de fazer qualquer outra coisa, é extremamente importante entender sua situação atual, identificando seus objetivos e prioridades, para então partir para o planejando das suas próximas ações.

Em um plano de marketing digital, você definirá, por exemplo:

  • Quais são os seus objetivos em termos de marketing digital;
  • Qual o público-alvo que você deseja atingir com as suas ações;
  • Definir quais serão os canis digitais a serem usados;
  • Qual o orçamento disponível para as ações de marketing online;
  • Como mensurar os resultados das suas ações.

Nos dias de hoje existem inúmeras ferramentas e técnicas disponíveis no mundo digital, para fazer a divulgação de um negócio, por isso, é muito fácil de perder o foco em áreas erradas.

Investir um tempo pesquisando e entendendo o que realmente é importante para o seu negócio, tanto em médio, quanto longo prazo, ajuda a escolher com mais assertividade.

É analisando as suas necessidades e objetivos que você irá descobrir o caminho que você deve seguir, com melhor potencial de alcançar os melhores resultados. Planejar ajudará muito a escolher qual das seguintes dicas poderá usar em primeiro lugar.

Coloque a sua empresa no Google Meu Negócio

Cada dia que passa, os consumidores tendem a buscar online, antes de decidir onde fazer sua compra offline. Esta tendência vem se firmando na medida em que os smartphone se incorporaram ao dia a dia das pessoas.

Uma ótima estratégia de marketing para pequenos negócios, que possuem uma localização física, é se cadastrar no Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta gratuita do Google, que tem como objetivo justamente ajudar as pequenas empresas a conseguirem uma boa exposição nas buscas locais, bem no topo das páginas de pesquisas e também no Google Maps.

Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Seja encontrado no Google

Outra dica fundamental em termos de marketing digital para pequenos negócios é ser encontrado nas buscas feitas no Google, posicionando suas páginas logo nas primeiras posições das pesquisas realizadas no buscador.

Isso não acontece por acaso. Para conseguir colocar um site nas primeiras posições do Google é necessário que sejam aplicadas técnicas de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca, no site e também em todos os conteúdos que o compõem.

Essa é uma exposição absurda para o seu negócio, principalmente se ele satisfaz a alguma necessidade. Trabalhando a palavra-chave correta, você poderá gerar um tráfego qualificado transformador para o seu negócio.

Melhor ainda, melhor ainda, em se tratando de marketing digital para pequenos negócios, isso irá gerar milhares de acessos ao seu site, sem que seja necessário gastar um único centavo!

Tenha uma presença ativa nas redes sociais

Outro caminho fundamental no marketing digital para pequenos negócios é ter uma presença ativa nas redes sociais. Não estamos falando apenas em “postar”, estamos falando em ter uma verdadeira estratégia de marketing nas redes sociais.

Cada vez mais, os consumidores estão usando as redes sociais como uma ferramenta de comunicação com as empresas, usando-as como um canal de atendimento ao cliente.

É importante salientar que o marketing nas redes sociais, não significa unicamente fazer postagens. As publicações precisam gerar laços de relacionamento com a sua empresa, desenvolver uma verdadeira comunidade em torno do seu negócio.

Se você incentivar seus clientes a interagirem com sua marca com, por exemplo, informações promocionais, dicas de uso dos produtos, conteúdo útil e etc, certamente eles podem se tornar divulgadores de sua marca.

Use também os comentários que receber em suas redes, como uma forma de entender ainda mais sobre o público que você deseja atingir e com isso, melhorar a sua comunicação através destes canais.

Um perfil no Instagram e uma página no Facebook podem ajudar em muito na divulgação do seu negócio. Melhor ainda, podem se transformar em canais de venda também. Para saber como fazer isso, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Vender Pelas Redes Sociais.

Invista em marketing de conteúdo

Outra dica de marketing digital para pequenos negócios que não poderia faltar em nossa lista, é investir em marketing de conteúdo, ou Inbound Marketing, como também é conhecido.

Seu produto ou serviço não precisa ser encontrado apenas através de anúncios. Se você criar um blog associado ao site do seu negócio, a produção de conteúdos é uma ótima estratégia, não só para conseguir exposição, como também para educar e atrais novos clientes.

Estes conteúdos, falando sobre seus produtos e serviços servirão não só para orientar clientes em potencial, como também para gerar exposição nas ferramentas de busca e também como postagens nas mídias sociais.

Marketing Digital Para Pequenos Negócios

Faça o consumidor saber de suas ações online através de anúncios pagos

Outra coisa que é essencial em termos de marketing digital para pequenos negócios é fazer anúncios pagos, como no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads.

O importante neste caso, é fazer anúncios segmentados, ou seja, voltados para pessoas que realmente possuem interesse em seus produtos ou serviços, como aquelas que já visitaram o seu site ou que seguem sua empresa nas redes sociais.

Quando falamos de marketing digital para pequenos negócios, temos que ter sempre em foco a escassez de recursos, característica deste setor. Portanto, nada de “barata voa” publicitário.

Se você possui informações relevantes e importantes no seu site ou nas redes sociais, e quer que seus clientes estejam sempre conectados com vocês e recebam ofertas online, comunique-os sobre isso!

Possuir seguidores fiéis online é extremamente poderoso, pois além de manter um canal de diálogo aberto, permite você conversar com ele a qualquer momento, mesmo depois de ter deixado o seu site ou estabelecimento físico.

Pense seriamente em vender online

Outra dica que consideramos estratégica em termos de marketing digital para pequenos negócios é pensar seriamente em vender online, se você ainda não tem este recurso em seu site.

As vendas online vêm aumentando a cada dia, e sem dúvida, essa é uma grande oportunidade, principalmente para aqueles que já possuem a venda física.

Nos dias de hoje, montar uma loja virtual não é nada difícil, e inclusive, você já encontra diversas soluções prontas, que podem ser alugadas e implementadas no site da sua empresa.

Nós sabemos que muitas vezes o micro e pequeno empresário pensa que a loja online tira venda de loja física, mas isso não é verdade. Existem vários estudos que comprovam que o e-commerce fortalece as vendas nas lojas físicas e vice e versa.

Como já havíamos mencionado anteriormente, hoje em dia, vários consumidores desenvolveram o hábito de consultar na internet e comprar na loja, ou o inverso.

Na realidade, não existe mais loja física ou loja virtual, o consumidor é multicanal. Talvez você já tenha ouvido falar no conceito OMNI Channel, que é justamente esta troca e interação entre canais de venda.

A própria pandemia de COVID-19 mostrou que essa estratégia de marketing digital para pequenas empresas foi a responsável pela sobrevivência de muitos pequenos negócios.

Marketing Online Para Pequenos Negócios

Mensure os acessos ao seu site

Um dos principais erros no marketing digital para pequenos negócios é não mensurar os acessos ao seu site e o comportamento dos consumidores dentro dele. Por isso, essa é uma prioridade.

A boa notícia é que você pode fazer isso gratuitamente, através de uma ferramenta chamada Google Analytics, na qual você pode se cadastrar e começar imediatamente a monitorar diversas atividades em seu site.

Essa ferramenta vai permitir a você identificar de onde os usuários estão vindo, o que eles estão vendo no seu site e muitas outras informações, que podem ser de grande utilidade para o seu negócio.

Por exemplo, você pode direcionar seus esforços de venda a um produto que está sendo muito acessado e procurado, ou então entender sobre algum outro que não é acessado. Grande parte da estratégia de Marketing pode surgir de análises destas ferramentas.

Melhor ainda, é através do Google Analytics que você poderá mensurar o resultado do seu investimento em marketing digital, já que ela é a responsável pelo acompanhamento de desempenho de todas as suas campanhas online.

Busque por qualificação

O marketing digital para pequenos negócios é fundamental, mas para fazer da maneira correta e mais lucrativa, é necessário qualificação, seja para executar o para saber como cobrar dos profissionais que você contrata.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Neste sentido, a Academia do Marketing oferece um curso completo nesta área, que é justamente o nosso Curso de Marketing Digital, onde você aprenderá tudo o que precisa saber para ter sucesso nesta área.

Esperamos que estas dicas de marketing digital para pequenos negócios ajudem você a começar a desbravar as oportunidades que o marketing online oferece. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos, assinando a nossa Newsletter.