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Estratégias de Vendas no Instagram em 2024

Estratégias de Vendas no Instagram – Conheça as Principais

A criação de um conjunto de estratégias de vendas no Instagram vai muito mais além do que simplesmente criar postagens, como muita gente ainda imagina.

Com uma base de usuários ativos girando em torno de 90 milhões de pessoas no Brasil, vender 24 horas no Instagram é uma ótima oportunidade para alavancar o seu negócio.

Devo confessar que vender no Instagram é na verdade um grande desafio. Sabe por que?

Simples, a experiência que os usuários do Instagram buscam é o entretenimento, e não especificamente fazer compras nesta rede social.

É claro que o Instagram é uma rede social de altíssimo alcance, e por isso mesmo, uma das melhores para a divulgação buscando vender produtos, mas para alcançar resultados expressivos, é preciso se adaptar às características dessa plataforma.

Para aumentar as vendas de seus produtos não basta ter uma conta no Instagram. Cada vez mais é necessário criar estratégias de vendas no Instagram que garantam os resultados que desejamos nesta rede social.

Para deixar este artigo o mais didático possível, nós o dividimos entre os seguintes tópicos:

Vamos então analisar cada um deles e orientar você no sentido de dar seus primeiros passos para a criação de estratégias de vendas no Instagram que realmente vendem. Bora aprender!

Como Criar Estratégias de Vendas no Instagram

Vejamos o que você deve fazer para construir uma estratégia de vendas no Instagram de forma consistente e profissional, garantindo assim resultados efetivos para os seus esforços

1 – Criação de Um Planejamento Estratégico Inicial

Como em toda estratégia de marketing digital, o primeiro passo a ser dado é justamente fazer um planejamento estratégico para a divulgação do seu produto ou serviço nesta rede social.

Nesse planejamento inicial você deve determinar, por exemplo, quais são os seus objetivos, como:

    • Conhecimento de marca, ou seja, tornar a sua empresa conhecida;
    • Geração de tráfego para seu site ou loja virtual;
    • Geração de Leads, que consiste em criar laços com clientes em potencial;
    • Engajamento com seus seguidores para construir uma comunidade;
    • Vendas através de trocas de mensagens com seus seguidores;
    • Vendas diretas através de publicações no Instagram Shopping.

Criar estratégias de vendas no Instagram vai muito além de simplesmente dizer “quero vender meus produtos no Instagram”. É preciso primeiro conhecer todas as oportunidades de marketing que essa rede oferece.

É por isso que em nosso Curso de Instagram Para Negócios, começamos justamente pelo planejamento estratégico, pois sabemos que é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing no Instagram.

2 – Identificação e Segmentação do Seu Público-Alvo

Um dos grandes segredos do marketing no Instagram é saber como segmentar o público-alvo alvo que você deseja impactar na hora de criar campanhas neste canal.

As estratégias de vendas no Instagram devem ser muito bem focadas, caso contrário você estará literalmente jogando tempo e dinheiro fora.

Por isso, o segundo passo para a criação de uma estratégia de vendas no Instagram eficiente, é determinar qual é o seu público-alvo, entender a Jornada de Compra do Consumidor nessa rede social e finalmente determinar a Persona de Marketing para os seus produtos.

Para que tudo isso? Simples, para que você possa criar estratégias de vendas no Instagram extremamente segmentadas, por exemplo, quando for utilizar os Instagram Ads.

Outro exemplo do uso dessa pesquisa, é determinar quais são as características das pessoas que você deseja que sigam o seu perfil.

Estratégias de vendas no Instagram

3 – Criação de Confiança Entre Seus Seguidores

A aplicação das diversas estratégias de vendas no Instagram de nada adiantarão se o seu perfil não conseguir transmitir confiança aos seus clientes em potencial e esse trabalho começa pela base.

Um dos principais obstáculo no e-commerce é conquistar a confiança do consumidor no ambiente online.

A criação dessa confiança se dá em duas frentes, a que diz respeito a informações sobre o seu negócio e também a parte técnica.

Em primeiro lugar, você precisará migrar o seu Perfil Pessoal para um Perfil Comercial, para poder usufruir de todos os recursos de vendas no Instagram.

A Bio do Instagram é geralmente o ponto de partida para a criação de perfil confiável. Ela precisa estar muito bem estruturada, com todas as informações sobre o seu negócio.

Além disso, entre as estratégias de vendas no Instagram, a visibilidade é importante. Para isso, o ideal é que você faça um trabalho de Social Media Optimization para conseguir mais visibilidade para a sua marca em buscas no Google e no próprio Instagram.

4 – Criação de Uma Loja no Instagram

Entre as nossas estratégias de vendas no Instagram, obviamente teremos ações que visam a venda direta através da própria plataforma do Instagram.

Para isso, em primeiro lugar você deverá criar uma loja virtual no Facebook, para depois, aproveitando essa plataforma inicial, criar o seu e-commerce diretamente no Instagram, colocando a famosa Sacolinha em suas publicações.

Para ajudar a montar essa estrutura, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Criar Uma Loja Virtual no Instagram.

Estratégias de venda no Instagram

5 – Cuidados Com Suas Fotos e Vídeos

As pessoas no Instagram poderão ignorar suas publicações se suas fotos e vídeos não tiverem qualidade. É correto dizer que o Social Commerce tem muito de compra por impulso, mas o racional persiste.

Por isso, é essencial que em suas estratégias de vendas no Instagram você tenha uma atenção especial às fotos e vídeos, que como dissemos anteriormente, geram confiança no produto e na marca.

Sabemos muito bem que vender pelas redes sociais passa muito por criar esse laço de confiança entre a marca e o público que você deseja alcançar com suas estratégias de vendas no Instagram.

6 – Legendas Bem Estruturadas

Vender online é um desafio em função da impossibilidade de contato físico com os produtos e por isso mesmo as legendas de suas publicações de venda, devem ser extremamente explicativas.

Em estratégias de vendas no Instagram, as legendas funcionam como o vendedor de uma loja física, ou seja, ela complementa a informação inicial passada pela imagem.

Em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais fazemos questão de deixar claro que as legendas são o segundo elemento mais importante do processo de comunicação no Instagram.

Por isso, elabore o copy das suas publicações visando a venda direta de modo estruturado, destacando logo de início, as principais vantagens e benefícios do produto, e não se esqueça de colocar um Call to Action para estimular a ação de compra.

Estratégia de Venda no Instagram

7 – Criação de Públicos Personalizados

Como dito anteriormente, as estratégias de vendas no Instagram devem focar em públicos específicos, caso contrário, você pode acabar em um verdadeiro “barata voa” publicitário, perdendo dinheiro com isso.

Por isso, é importante que em sua plataforma de anúncios no Facebook, você crie Públicos Personalizados, para direcionar seus anúncios. Entre estes públicos destacamos:

    • Lista de e-mails captada de forma legítima em seu site;
    • Pessoas que visitaram o seu site ou loja virtual;
    • Pessoas que visitaram páginas de terminadas do seu site;
    • Pessoas que tiveram algum engajamento com sua Página no Facebook;
    • Pessoas que tiveram algum engajamento com seu Perfil no Instagram.

Repare que todas estas pessoas já tiveram um contato prévio com a sua marca, e isso, para suas estratégias de vendas no Instagram é um grande diferencial em termos de resultados e custos.

Em nosso Curso de Facebook Ads, a base para os anúncios no Instagram, dedicamos um módulo completo sobre a criação de Públicos Personalizados, justamente porque sabemos que eles são fundamentais para conseguir bons resultados com anúncios no Instagram

8 – Instagram Ads

Falar em estratégias de vendas no Instagram se falar em anúncios e impulsionamento de publicações é praticamente impossível, pois sabemos que o alcance orgânico das publicações, o público que você atinge sem pagar nada, é ínfimo nos dias de hoje.

Com os anúncios no Instagram você poderá atingir um público maior e até mesmo, pessoas que não seguem o seu Perfil. Para divulgar uma loja virtual no Instagram de maneira eficaz, o alcance das publicações é fundamental.

Além disso, você poderá também criar estratégias de marketing mais sofisticadas, como o Remarketing, quando podemos exibir anúncios para pessoas que visitaram previamente o seu site ou páginas específicas, como comentamos ao falar sobre Públicos Personalizados.

Estratégias de Vendas no Instagram

Perguntas Frequentes Sobre Estratégias de Vendas no Instagram – FAQ

Confira abaixo algumas das principais dúvidas sobre a criação de estratégias de vendas no Instagram e assuntos relacionados.

Como montar uma estrutura de vendas no Instagram?

Para montar uma estrutura de vendas no Instagram você deverá ter uma conta comercial, uma página no Facebook, um site ou loja virtual para conectar com o Instagram Shopping e gerar conteúdo de qualidade em seu perfil Veja mais detalhes em nosso artigo Como Vender Pelo Instagram.

Como posso otimizar meu perfil no Instagram para vendas?

Para otimizar seu perfil no Instagram para vendas, certifique-se de escolher uma foto de perfil que represente sua marca, escrever uma biografia informativa com palavras-chave relevantes e adicionar um link para sua loja online. Veja detalhes em nosso artigo O Que é Social Media Optimization.

Quais são os benefícios do recurso de compras no Instagram?

O recurso de compras no Instagram permite que você marque produtos em suas postagens e direcione os usuários diretamente para sua loja online, caminho ideal nas estratégias de vendas no Instagram. Isso facilita o processo de compra para seus seguidores, tornando mais conveniente para eles adquirirem seus produtos.

Como posso usar os Stories do Instagram para impulsionar as vendas?

Na criação de estratégias de vendas no Instagram os Stories são uma ótima maneira de se conectar com seu público de forma mais autêntica e imediata. Você pode use os Stories para compartilhar conteúdo exclusivo, como bastidores do seu negócio, promoções especiais e enquetes interativas.

Como posso medir o sucesso das minhas estratégias de vendas no Instagram?

Para medir o sucesso das suas estratégias de vendas no Instagram, você pode acompanhar métricas como o número de seguidores, o engajamento nas postagens, o tráfego direcionado para o seu site e as vendas geradas.

Conclusão

O Instagram oferece um enorme potencial para impulsionar as vendas do seu negócio, desde que você utilize estratégias eficazes.

Ao criar um perfil atraente e otimizado, publicar conteúdo de qualidade regularmente, utilizar os recursos do Instagram, e aproveitar o recurso de compras, você pode alcançar um público amplo e aumentar as vendas.

Lembre-se de acompanhar o desempenho das suas estratégias de vendas no Instagram e ajustá-las conforme necessário para obter os melhores resultados.

Para complementar as informações apresentadas aqui e aperfiçoar as suas estratégias dee vendas no Instagram, sugerimos que você leia o nosso arigo Como Aumentar as Vendas no Instagram.

Não deixe de explorar todas as possibilidades que o Instagram oferece e aproveite ao máximo essa plataforma para impulsionar seu negócio. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 25 de janeiro de 2024Categories: Instagram

4 Comments

  1. Carlos Mourão 27 de janeiro de 2024 at 20:39 - Reply

    O problema com essas estratégias de vendas no Instagram é que elas demoram muito para se transformarem em vendas efetivas. Desanima.

    • Academia do Marketing 27 de janeiro de 2024 at 20:42 - Reply

      Olá Carlos!

      ALgumas, como o uso dos Instagram Ads são de efeito imediato. Quanto ao prazo de maturação da maioria das estratégias de vendas no Instagram, é naturam que demandem algum tempo, pois são estratégias de geração de relacionamentos.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  2. Beatriz 14 de outubro de 2021 at 09:51 - Reply

    Muito explicativo o seu artigo sobre estratégias de vendas no Instagram. Para quem deseja montar um negócio online já é um ótimo ponto de partida. Parabéns!

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