Marketing nas Redes Sociais

  • Marketing nas Redes Sociais - Definição, estratégias e Objetivos

Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais

Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.

A tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento no marketing digital moderno encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação desses pontos de contato e por isso é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços.

Essa tendência traz com ela novos desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar. A divulgação em mídias sociais obedece a uma mecânica própria, mais sutil e estruturada do que a verificada em links patrocinados e SEO, por exemplo. É importante que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade.

Como funciona o marketing nas redes sociais

Marketing nas Redes Sociais. Como as mídias sociais podem ajudar no seu marketing digital.

Marketing nas redes sociais como estratégia

O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços.

Certamente podemos utilizar este canal para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, o objetivo principal é justamente o de promoção de produtos e serviços.

Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Classificamos o marketing nas redes sociais na categoria de marketing de display, que funciona de forma bem diferente de outros canais como marketing de busca, por exemplo. Por isso é necessário que as empresas se adaptem a essas diferenças conceituais para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.

Uma outra característica do social media marketing é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária.

Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja entender a função e trabalhar em mídias sociais, afirma que:

“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta.” – Cluetrain Manifesto

Em nosso Curso de Redes Sociais e Marketing nas Mídias Sociais trabalhamos muito este conceito. Uma estratégia de marketing nas mídias sociais não pode ser baseada apenas em mensagens promocionais, mas sim na criação de laços de relacionamento e confiança, para só depois passarmos à fase de divulgação.

Como o marketing nas redes sociais está modificando as estratégias de marketing online

Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil. Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.

A grande vantagem dessa opção para divulgação de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada. Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.

Uma estratégia de médio a longo prazo

Um ponto que devemos salientar é que uma estratégia de marketing nas redes sociais exige um prazo de maturação, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia. Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois produção de conteúdo relevante, e interação são quesitos essenciais nesta área.

Entre outros aspectos que devemos levar em consideração é também a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, já que estes contatos criam laços de relacionamento que fazem do retorno do marketing em redes sociais um dos que mais se destaca em uma estratégia de marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Marketing nas Redes Sociais
5 (100%) 8 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon

2017-01-18T07:27:28+00:00 By |Categories: Redes Sociais|Tags: , , |

16 Comments

  1. Antonio Carlos Nicolodi 16 de agosto de 2017 at 02:40

    As mídias digitais estão aí pra ficar, é inevitável e eu concordo totalmente com o senhor no seu artigo, mas o senhor esqueceu de incluir um veículo muito usado também que é o YOUTUBE nessa lista, pois em muitos vídeos, é incluido anuncios que até geram lucro para o produtor do vídeo, conforme o número de acessos, além de promover e ajudar o anunciante.

    Além deste recurso, também tem as propagandas incluidas em muitos pacotes de software como jogos, aplicativos, etc.
    é um recurso muito utilizado hoje em dia e que divulga bastante o anunciante e gera beneficios para todos !

  2. Maislikes 30 de Maio de 2017 at 00:52

    Excelentes pontos, dicas concisas e úteis para o dia a dia de qualquer empresa que queira gerir as suas redes sociais de forma positiva e organizada.

    Um abraço

  3. Jefferson 23 de dezembro de 2016 at 05:22

    Post simples e objetivo muito obrigado pelo conteúdo. Utilizo bastante as redes sociais e como você disse muito bem, leva um tempo de relacionamento e construição do que se fala por ai de “autoridade”. Muito bom sucesso!!!!

  4. Luiz Carlos Casante 25 de outubro de 2016 at 18:05

    Obrigado pelo texto sobre o marketing nas redes sociais, irei recomendar seu site se alguém me questionar sobre esse tema. Atenciosamente Luiz Carlos Casante

  5. Mario 20 de outubro de 2016 at 22:27

    Estou começando agora a entrar neste ramo do marketing digital e gostei muito das informações da matéria,obrigado .

  6. Emerson Lucas 11 de julho de 2016 at 21:44

    Estou fazendo um curso de marketing com ênfase em mídias sociais, como li alguns comentários, estou respondendo, realmente muitas empresas pensam que o marketing nas mídias sociais e somente divulgar um produto e fazer promoção, o marketing não é só isso ele tem vários componentes, o marketing é uma divulgação que sempre tem que esta atualizada de acordo com o mesmo e com o que esta acontecendo por volta de nós, não basta você postar no seu Facebook uma promoção hoje e deixar de postar amanhã, tem que estar postando produtos sempre tem que divulgar outros produtos outras promoções usando a mesma marca o que que tem que ser divulgado,principalmente a marca, não simplesmente o produto, produtos tem vários, só que a marca e a mesma tem ta fazendo levantamento e analisando que horas os seus clientes acessão mas as redes sociais da sua empresa ou marca. hoje em dia uma grande quantidade de pessoas tem acesso a internet e muita gente e quase que ”refém” das redes sociais e é por isso que o marketing evoluiu. Procure evoluir também sua empresa.

  7. Walquiria 11 de Março de 2016 at 16:15

    Gostaria de criar um divulga de um pet shop em todas as redes sociais

  8. Sara Mascarenhas 19 de Fevereiro de 2016 at 18:12

    Não há como negar a força do marketing nas mídias sociais no ambiente do marketing digital moderno. O grande problema é que muitas marcas ainda pensam que uma presença nas mídias sociais significa apenas publicar suas ofertas de produtos e serviços. Isso, além de não funcionar, não pode ser chamado de marketing em mídias sociais.

  9. Wallace Ricardo 25 de novembro de 2015 at 11:51

    olá Carlos
    É bom sempre lembrarmos que uma divulgação bem planejada e executada é primordial nesses tipos de peças publicitarias.

    atenciosamente Wallace Ricardo
    Técnico em Marketing

  10. José Eduardo Ramos 22 de novembro de 2015 at 09:21

    As redes sociais no mundo seja o FACEBOOK ou qualquer outra rede social que se deseja participar, você como um empresário ou mesmo para um empreendedor que queira estar desenvolvendo o seu negocio a partir da internet, este é um mercado consumidor e em expansão, que praticamente não tem limites em termos de crescimento. Atualmente meio mais barato e de fácil acesso as pessoas em potencial.
    Atuo no Marketing Multinível no segmento educação a distancia e tenho bons resultados com as mídias sociais.

  11. Academia do Marketing 8 de junho de 2015 at 08:30

    Olá Rayssa

    A autor é Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing e a publicação original foi feita em 6 de março de 2015.

    Um grande abraço

    Equipe Academia do Marketing

  12. Rayssa 5 de junho de 2015 at 11:29

    e o ano Lucas? Preciso também..o ano de publicação. Você saberia?

  13. Lucas 3 de junho de 2015 at 17:32

    Rayssa o autor do texto é Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

  14. Rayssa 31 de Maio de 2015 at 18:37

    Boa noite! Gostaria de referencial o texto acima na minha monografia sobre redes sociais, porém não encontrei o nome do autor e ano de edição. Você poderia me informar? Ficaria muito grata.

    A propósito, ótimo texto e ótimo trabalho.

    No aguardo

  15. Academia do Marketing 20 de Maio de 2015 at 14:40

    Olá Carlos

    É difícil dizer algo sem saber detalhes do caso.

    Um forte abraço

    Alberto Valle

  16. CARLOS HENRIQUE 18 de Maio de 2015 at 19:06

    BOA TARDE, FIZ UMA PROPAGANDA DA LOJA QUE TRABALHO NO FACEBOOK,MAS OBTIVE MUITO ÊXITO. FIZEMOS ALGUMAS PROMOÇÕES EM MESES DIFERENTES COMO DIA DOS NAMORADOS MÃES ETC.MAS NÃO TIVEMOS MUITO RETORNO DESSAS PROMOÇÕES, A ADESÃO FOI FRACA, MESMO SORTEANDO PEÇAS DE GRAÇA, PROPORCIONANDO JANTARES E ETC. AÍ VEM A PERGUNTA: O QUE FAZER PRA QUER ISSO FUNCIONE?DESDE JÁ OBRIGADO.

Leave A Comment