Como ganhar dinheiro nas redes sociais

Quem nunca se pegou perguntando sobre como ganhar dinheiro nas redes sociais? Afinal de contas, é um dos maiores mercados que existe no mundo atualmente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite e We Are Social, o brasileiro fica conectado à Internet em média nove horas e vinte minutos por dia, e boa parte deste tempo, nas redes sociais.

São milhões de pessoas todos os dias concentradas em um determinado canal, e é claro que diante de um cenário desse, existem diversas oportunidades de negócios.

O grande problema é que muita gente não consegue enxergar estas oportunidades para ganhar dinheiro nas redes sociais, ou então fica com aquele pensamento cartesiano, que foca somente na última moda das mídias sociais.

Neste artigo vou mostrar a você algumas formas tradicionais de lucrar com as redes sociais, e também algumas formas alternativas que estão fora do radar da maioria das pessoas.

E então! Quer saber como ganhar dinheiro nas redes sociais? Confira as opções apresentadas abaixo e escolha aquele que mais se identifica com o seu perfil empreendedor!

8 dicas de como ganhar dinheiro nas redes sociais

Veja abaixo algumas das principais opções para ganhar dinheiro nas redes sociais, com modelos, que na maioria das vezes não exigem um grande investimento inicial, mas certamente vão exigir de você muito trabalho e dedicação.

1 – Grupos no Facebook

Uma dica para quem está em busca de saber como lucrar com as redes sociais é criar um Grupo no Facebook, um modelo de negócio online que já vem sendo bastante explorado e que ainda tem muito espaço para crescer.

Neste caso, você deverá montar um Grupo no Facebook, em uma área que possua um bom número de empresas participando do mercado, e de preferência, que elas tenham um grau de competitividade elevado.

Quando o seu grupo tiver um número elevado de participantes e uma atividade diária muito intensa, você poderá oferecer espaços publicitários para estas empresas. Saiba um pouco mais sobre este modelo, lendo o nosso artigo Como Ganhar Dinheiro Com Um Grupo No Facebook.

2 – Blogs

Esta é uma dica básica para quem deseja saber como ganhar dinheiro nas redes sociais e já é a principal fonte de renda de muita gente. As redes sociais começaram com os blogs e a monetização deles é um negócio bastante versátil.

A base de tudo é a venda de espaços publicitários, seja para programas de anúncios como o Google AdSense e sistemas de afiliados, ou a comercialização direta destes espaços para marcas que sejam relacionadas ao seu conteúdo.

Para quem está começando, a melhor opção é o AdSense, pois já começa a gerar receita desde o início a cada clique dado nos anúncios. Para blogs já consolidados, o marketing de influência, através da comercialização de publieditoriais costuma ser mais rentável.

Para saber mais sobre as oportunidades de monetização de um blog, sugerimos que você leia um artigo publicado aqui em nosso site, sob o título Como Ganhar Dinheiro Com Um Blog, onde encontrará detalhes sobre essa opção para ganhar dinheiro nas redes sociais.

3 – Venda de produtos afiliados

Outra opção para quem está em busca de saber como ganhar dinheiro nas redes sociais é usar estes canais para fazer a divulgação de produtos que possuam algum tipo de remuneração por aquisição, como no caso dos programas de afiliados.

Se você tiver um número grande de seguidores e tiver criado uma autoridade em sua área, a indicação de produtos de programas de afiliados, além de ser uma maneira de gerar conteúdo, poderá também ser uma ótima fonte de renda.

O importante neste caso é somente oferecer produtos de afiliados de qualidade e nos quais você realmente acredite, caso contrário, você poderá comprometer a sua Autoridade.

4 – Ganhe dinheiro com um canal no YouTube

Outra dica para quem está em busca de saber como ganhar dinheiro nas redes sociais, ainda na área do marketing de conteúdo, é criar um canal no YouTube e trabalhar a monetização dele com anúncios do Google, e quando ele estivar consolidado, vender espaços próprio.

Funciona basicamente como o processo de monetização do blog. Para ganhar dinheiro neste modelo, é preciso que você produza um bom conteúdo para o seu canal para que gere um tráfego elevado, e assim você possa ganhar dinheiro com acessos e cliques em anúncios.

Para saber detalhes sobre esta opção para lucrar nas redes sociais, sugerimos que você leia um artigo com o roteiro completo que publicamos anteriormente, Como Ganhar Dinheiro no YouTube.

5 – Marketing de Influência

Outra resposta para quem está em busca de saber como ganhar dinheiro nas mídias sociais é a de se tornar um influenciador digital, uma das atividades mais em foco neste momento e com um espaço muito grande para crescer.

Quando você constrói uma autoridade em uma determinada área, essa posição vale dinheiro, e as marcas já descobriram isso, desde o tempo da febre das blogueiras de moda. É um negócio que movimenta milhões hoje em dia.

Não é dinheiro fácil, como muita gente ainda imagina. Para ser um influenciador digital de destaque é necessário muita técnica e trabalho, mas os resultados são recompensadores. É uma ótima opção no momento atual do mercado.

6 – Gerenciamento de redes sociais

Acredito que no momento esta é uma das melhores alternativas para quem está querendo saber como ganhar dinheiro nas redes sociais. A demanda por este tipo de serviço, principalmente por parte de pequenas e médias empresas está muito aquecida, o que cria ótimas oportunidades de negócio.

As marcas disputam a divulgação de seus produtos e serviços nas redes sociais, em busca de um público de milhões de usuários, e se destacar neste cenário está cada vez mais difícil, exigindo técnica e um profundo conhecimento de marketing digital.

Muitos profissionais estão faturando alto, trabalhando como freelancers neste mercado. Chegam a montar uma agência de marketing digital em home office, o que com os recursos disponíveis hoje em dia não é nada difícil.

O segredo neste caso é dominar as ferramentas de marketing nestes canais e desenvolver um trabalho sério, com a apresentação de um plano de marketing nas redes sociais detalhado e relatórios que comprovem os resultados das suas ações.

7 – Monte a sua própria rede social

Outra boa dica para quem quer saber como ganhar dinheiro nas redes sociais é desenvolver uma rede social de nicho, focada em um determinado assunto, o que chamamos de redes sociais verticalizadas.

Ao invés de tentar conquistar um número gigantesco de participantes, sem um foco específico, como no caso do Facebook e Instagram, crie uma rede focada em um determinado assunto, como é o caso da Skoob, a maior rede social de literatura do Brasil.

Se a sua preocupação neste caso é a questão da tecnologia para fazer isso, não se preocupa, pois você pode montar uma pequena rede social como essa usando até mesmo o WordPress em conjunto com um plugin chamado BuddyPress.

A monetização neste caso se dará através de anúncios do AdSense, programas de afiliados de grandes players do marcado em foco, venda direta de espaços publicitários, aluguel de lista de e-mails dos participantes ou públicos personalizados para outras redes sociais como o Facebook, por exemplo.

O segredo de como ganhar dinheiro nas redes sociais

Como você provavelmente já percebeu, todas as opções sobre como ganhar dinheiro nas redes sociais envolvem basicamente dois elementos chave: Audiência e Autoridade.

Por isso, tenha sempre em mente estes dois fatores. Trabalhe suas redes sociais de com consistente visando sempre aumentar cada vez mais a sua audiência, para que possa ter um número maior de pessoas para se relacionar.

Além disso, respeite sempre o seu público-alvo, entregando conteúdo de qualidade que acrescente algo ao dia a dia dessas pessoas, sendo sincero em suas opiniões e respeitoso em suas interações.

Agora que você já conheceu algumas das opções de como ganhar dinheiro nas redes sociais, como dito no início deste artigo, é apenas uma questão de escolher o modelo com o qual você mais se identifica, planejar tudo e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no Guia do Marketing

Como Ganhar Dinheiro nas Redes Sociais
3 (60%) 2 voto[s]