Como se tornar um influenciador digital

Nosso assunto de hoje é como se tornar um influenciador digital, um componente do meio online que ganha cada vez mais importância no cenário do marketing.

A possibilidade de troca de ideias em uma velocidade cada vez maior, e a exposição quase imediata de ideias e opiniões possibilitada pelas mídias sociais criou a figura do influenciador digital.

Os influenciadores digitais são pessoas que se transformam em uma referência em determinados assuntos, e em função desta posição, se transformam em formadores de opinião, influenciando assim outras pessoas e até mesmo criando tendências.

O poder de influência destas pessoas, quando bem administrado, acaba se transformando em uma ótima fonte de renda, já que as marcas buscam essas pessoas para reforçarem suas campanhas de marketing online.

Com isso vem crescendo o número de pessoas que buscam saber como se tornar um influenciador digital. Neste artigo vamos mostrar quais são os caminhos para alcançar estes objetivos e quais as questões técnicas envolvidas.

O passo a passo para se tornar um influenciador digital

Nosso roteiro para se tornar um digital influencer inclui os seguintes pontos:

Vejamos então como desenvolver a moldagem de cada um destes pontos e preparar seu caminho para se tornar um influenciador digital.

1 – Defina o seu campo de atuação

Um verdadeiro influenciador digital precisa ter um setor de atuação muito bem definido, e acima de tudo ser um profundo conhecedor da área onde pretende atuar. Sem conhecimento técnico que respalde a sua autoridade digital não há como ter sucesso.

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Uma pessoa se torna um Digital Influencer em função de dois fatores. O primeiro é seu notável conhecimento em uma determinada área e o segundo à sua exposição nos canais online.

Como um precede o outro, sem a base da autoridade no assunto, não adianta de nada sair em busca de exposição.

2 – Defina sua Persona de Marketing

A segunda dica sobre como se tornar uma influenciador digital é definir de forma clara qual a sua Persona de Marketing, a caracterização das pessoas que compõem o público que você deseja atingir.

Como em uma empresa definimos a Missão, Visão e Valores, ao se colocar como um influenciador digital, você também precisará deixar isso muito claro.

Uma personalidade digital de influência precisa ter valores definidos, da mesma forma que fazemos como estamos trabalhando a imagem de uma marca.

Lembre-se que em última análise, um influenciador digital é um produto consumido por milhares, em alguns casos milhões de pessoas.

A definição dessa Persona será importante inclusive para nortear a própria estratégia de exposição nas mídias sociais. Além disso, será fundamental para a criação de conteúdo e estruturação de argumentos em diversas situações.

Como se tornar um influenciador digital

3 – Produza conteúdo de qualidade

Esse é um dos principais mandamentos do influenciador digital. O conteúdo é uma das principais ferramentas de um influenciador digital, por isso muita atenção a este elemento. A força da sua presença digital se dá muito em razão do conteúdo que você publica e de sua relevância.

Veja o exemplo das blogueiras de moda. Embora muita gente ache que seu conteúdo é “espontâneo” e informal, na verdade ele é fruto de uma bem elaborada estratégia de Content Marketing, que norteia todas as outras ações online.

De nada adianta publicar dezenas de posts por dia, se na verdade eles não acrescentam nada a vida das pessoas e por isso mesmo não geram engajamento, e consequentemente não geram Autoridade.

Além da questão do conteúdo, é preciso também levar em conta a questão do planejamento e oportunidade das publicações. Nada acontece por acaso neste mercado.

É necessário identificar os assuntos de maior interesse do seu público, acompanhando trending topics e as Hashtags mais em evidência, para criar uma pauta de alto engajamento.

Além disso é fundamental identificar através da diversas ferramentas disponíveis, quais são os melhores dias e horários para estas publicações e com base nisso, elaborar um calendário editorial.

Sem conteúdo relevante não há engajamento e sem engajamento não ocorre a propagação da mensagem. Publicar um conteúdo útil e na hora certa, é fundamental em uma estratégia de marketing nas mídias sociais.

4 – Selecione e domine os canais que irá utilizar

Outra dica para quem deseja saber como se tornar um influenciador digital é escolher muito bem quais os canais você irá utilizar em sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

Um Digital Influencer não precisa estar presente em todas as plataformas de mídias sociais existentes. Ele precisa estar onde as pessoas que têm interesse nos temas que ele abora estão. Só isso.

É importante concentrar sua presença nas plataformas mais influentes junto ao público-alvo que você deseja atingir com suas publicações.

Isso além de manter o foco no trabalho, ajuda a criar relevância junto a estas plataformas, alavancando seu marketing pessoal nas redes sociais e seu poder de influência.

Além de saber selecionar os canais que irá atuar, é preciso conhecer profundamente as ferramentas oferecidas por cada um destes canais, para que você possa extrair o máximo de seu potencial de comunicação.

Vejamos o caso do Facebook. Atualmente a plataforma de Mark Zuckerberg conta com literalmente dezenas de ferramentas de publicação, gerenciamento de conteúdo e monitoramento de resultados.

Não conhecer todos os recursos disponíveis significa jogar fora muito do que o Facebook pode oferecer para a construção de sua presença online. Como se tornar um influenciados digital hoje em dia é um negócio, você precisa investir nisso.

Já se vai longe o tempo em que para se tornar conhecido nas mídias sociais a única coisa que se precisava fazer era postar alguma coisinha interessante ou engraçadinha todo dia. Hoje em dia a coisa é bastante profissional e envolve muito dinheiro.

Não há como se tornar um influenciador digital na base do amadorismo ou improviso.

Como ser um influenciador digital

5 – Fuja de situações de crise

Uma dica fundamental para as pessoas que estão em busca de saber como se tornar um influenciador digital é fugir das situações de crises nas mídias sociais.

Você levará muito tempo para construir uma imagem, mas basta um posicionamento errado e algumas postagens inapropriadas para abalar ou até mesmo arrasar com a sua reputação online.

Quem não se lembra do caso de Bel Pesce, a Menina do Vale, que viu sua imagem ser destruída em função de uma sequência de posicionamentos errados. A imagem de empreendedora de sucesso virou pó em duas semanas.

Como já dissemos anteriormente, o influenciador digital é uma autoridade em sua área e não uma pessoa que vive se metendo em polêmicas e discussões desnecessárias.

Esse tipo de situação, não acrescentará absolutamente nada à sua imagem.

É preciso ter cuidado com trollers e pessoas mal resolvidas que muitas vezes miram justamente nos influenciadores digitas para descarregar suas frustrações ou até mesmo conseguir algum tipo de exposição nas mídias sociais.

Com o tempo, a experiência irá fazer com que você consiga identificar essas situações de longe, e com algumas técnicas, consiga se afastar ou então conduzir de maneira adequada as crises nas mídias sociais.

6 – Atenção a parte comercial

Como se tornar um influenciador digital tem como pano de fundo a monetização das suas mídias sociais, é importante tomar bastante cuidado também em relação a parte comercial.

Só aceite divulgar produtos, serviços e marcas nas quais você realmente acredite e que estejam intimamente ligadas ao perfil do público com o qual você trabalha.

Como se tornar um influenciador digital de destaque se você acaba divulgando marcas com as quais seu perfil não vê um forte laço de afinidade? As pessoas percebem quando é só publicidade mesmo.

Em seu livro Influencer, a autora, Brittany Hennessy, mostra em um de seus capítulos, que se você pecar na parte comercial, pode até fazer com que todo o seu esforço vá por água abaixo.

7 – Monitore seus resultados

Marketing digital é monitoramento de resultados. De nada adiante você sai por aí afirmando ser um “influenciador digital” de você não consegue comprovar esta influência através de números e resultados. Fora da matemática e da estatística, o que sobra é show off.

Por isso é importante que você se cerque de ferramentas que possam medir o seu desempenho como referência nas mídias sociais, como o Google Analytics.

As marcas não compram um palmo de rosto bonitinho ou um sorriso simpático. As marcas compram números e por isso é preciso saber como apresentá-los para que você possa ganhar dinheiro como um influenciador digital.

Como se tornar um digital influencer

8 – Busque por capacitação

Como dito anteriormente, se você quer saber como se tornar um influenciador, uma das principais dicas é justamente conhecer muito bem as ferramentas com as quais irá trabalhar.

Por isso, esteja sempre em busca de capacitação, pois o mercado é cada vez mais competitivo e por isso mesmo, estar na vanguarda da tecnologia e técnicas de marketing digital é fundamental.

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Na Academia do Marketing, oferecemos diversos cursos de capacitação em marketing digital que certamente irão lhe ajudar a vencer o desafio de se tornar um digital influencer.

Agora que você já sabe como se tornar um influenciador digital, é uma questão de se planejar e colocar a mão na marra. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.