Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais – Veja um roteiro para estabelecer o valor deste trabalho

Em nossos cursos, muitos participantes nos questionam sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais e a minha resposta é inevitavelmente: Depende.

Irritante, não parece? Mas é a pura realidade. Não existe um valor fixo a ser cobrado pelo trabalho em mídias sociais.

O que existe é o tempo e o esforço que o profissional de mídias sociais terá que empregar para criar uma presença nestes canais, que traga resultados reais.

Existe uma grande diferença entre ter uma página e a diferença entre investimento em marketing digital e gasto.

Como esse segmento do marketing digital é relativamente novo, a dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é muito comum, principalmente para aqueles profissionais que estão começando. Por isso, vamos ver alguns pontos importantes na hora de determinar o preço cobrado pelo seu trabalho.

Qual é o posicionamento atual da marca

A primeira coisa a ser analisada quando se fala em quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é, qual  o posicionamento atual da marca nesse canal. Existe alguma presença? De que forma ela foi estruturada? Quais seriam seus objetivos?

Uma coisa é construir uma presença profissional desde os alicerces e transformar as mídias sociais em um verdadeiro canal de comunicação com os atuais e potenciais clientes da marca. Outra coisa é consertar todo um trabalho que foi feito anteriormente sem a estrutura profissional que a comunicação através desses canais exige hoje em dia.

Quanto tempo será investido no trabalho inicial

Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais - Veja um roteiro para estabelecer o valor deste trabalho

Veja alguns pontos a serem avaliados para estabelecer o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais

Se a marca não possui qualquer tipo de presença nas mídias sociais, o caminho é um. Nesse caso você terá que criar as contas nas diversas mídias, que realmente podem trazer resultados para a marca e configurar todas elas.

Eu, particularmente adoro esse tipo de desafio, pois posso estruturar toda a campanha, desde a base, incluindo não apenas os fatores que dizem respeito às mídias sociais em si, mas também outras dimensões do marketing digital, como SEO, por exemplo.

Nesse caso você terá todo o trabalho inicial de configuração das contas, customização do canal e aplicação de técnicas de search marketing e obviamente seus conhecimentos em termos de mídias sociais.

Para determinar o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais você terá que levar em consideração o tempo que será empregado nessa etapa e colocá-lo como valor de configuração, de forma destacada dos outros serviços, para que o cliente saiba exatamente pelo que está pagando.

Dando seguimento a um trabalho anterior

Uma outra situação é quando você assume a conta de uma marca que já possui uma presença estruturada nas redes sociais. Neste caso, após uma análise preliminar do ambiente já existente e da atividade nestas mídias, será o momento de avaliar o tipo de trabalho que você terá pela frente.

Avalie todas as demandas envolvidas no trabalho, como:

  • Criação de conteúdo
  • Design gráfico
  • Veiculação
  • Interação
  • Mídia paga

Repare que no seu orçamento, você deverá deixar claro o que será cobrado em termos de marketing de conteúdo e mídias pagas, como por exemplo, Facebook Ads. São dois cálculos diferentes e por isso você deve deixar bem claro para o cliente, o que é o que.

Como calcular o valor do trabalho em mídias sociais

Em um artigo anterior, quando discutimos qual a estrutura de custos do trabalho em marketing digital, e recomendamos que você leia este artigo para ter uma ideia bem definida dessa questão.

  Leia o artigo Quanto Cobrar Pelo Trabalho em Marketing Digital

No caso específico de mídias sociais, eu sempre chamo atenção dos participantes dos nossos cursos para a questão do custo de algumas ferramentas específicas, como sistemas de monitoramento de mídias sociais e outras ferramentas avançadas de social media apresentadas em nosso curso.

Qual o custo do trabalho em mídias sociais. Veja como calcular o valor do trabalho em mídias sociais.Grande parte das ferramentas apresentadas possuem uma versão gratuita, mas dependendo do tipo de trabalho que você vai se propor a fazer, precisará de recursos mais avançados.

Para ter um valor exato do que você deverá cobrar pelo seu trabalho em mídias sociais você precisará incorporar estes custos que podem vir a ser significativos e por isso precisam ser muito bem avaliados.

Para ter sucesso como consultor de marketing digital você deve deixar o cliente o mais confortável possível na relação contratual, e no caso de mídias sociais, é importante mostrar para ele, que tipo de trabalho ele está pagando.

Por isso, sugiro a apresentação do orçamento em três categorias distintas:

  1. Custos de configuração inicial das plataformas de mídias sociais
  2. Custos de geração de conteúdo e interação com os clientes
  3. Custos de estruturação e veiculação de mídias pagas

Ao propor o seu trabalho dessa forma, você poderá fazer correções no preço do seu serviço na medida em que as demandas da marca forem aumentando e até mesmo em função de evolução das próprias plataformas de mídias sociais.

Essa mesma metodologia deve ser aplicada, por exemplo, quando você está fazendo o trabalho de assessoria de imprensa na Internet, função onde por vezes temos que começar do zero em termos de mídias sociais.

Apresentação do trabalho é um diferencial

Tão importante quanto saber o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é saber como apresentar seus resultados de forma transparente e clara, para que seu cliente entenda perfeitamente o retorno que você está proporcionando com o seu trabalho.

Relatórios simples, mas explicativos são um ótimo diferencial que você pode agregar ao seu trabalho. Não me refiro a colocar em um relatório simplesmente a quantidade de fãs da página, principalmente porque número de fãs não é métrica de retorno e sim métrica de audiência. Me refiro a explicar qual foi o retorno financeiro, ou em termos de imagem, que você está trazendo para a marca.

Se você tinha alguma dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais, acredito que depois de ler este artigo já poderá ter uma visão mais clara sobre o assunto. Se você já tem alguma experiência na área, compartilhe conosco. É sempre bom ouvir outras opiniões. Mantenha-se atualizado, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais
3.9 (77.5%) 8 voto[s]