Planejamento de campanha de marketing nas redes sociais

O planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais é uma etapa fundamental de qualquer ação nesta área que não raramente é ignorada, principalmente por empresas que ainda não possuem uma visão muito nítida sobre esse novo universo do marketing online, e principalmente do que é na verdade ter uma presença profissional nas mídias sociais.

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais não estamos falando de imediato em ferramentas tecnológicas e sim, em um primeiro momento, de um planejamento estratégico das ações, sem o qual se torna impossível extrair o máximo, não só das ferramentas, mas também dos recursos alocados para estas ações.

Roteiro para planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Em nosso curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais chamamos muita atenção e orientamos os participantes para essa etapa do processo, pois sem ela fica praticamente impossível gerir ações de marketing em mídias sociais, e a bem da verdade, qualquer campanha de marketing online.

Um bom roteiro inicial para o planejamento de uma campanha de marketing nas mídias sociais, em linhas gerais, seria o proposto abaixo.

É claro, que cada item deve ser desdobrado em um detalhamento mais específico, como mostramos em nosso treinamento, mas em linhas gerias seriam as seguinte as definições iniciais.

1 – Definição de Metas e Objetivos de Campanha

O primeiro passo em um processo de planejamento de campanha de marketing nas redes sociais é determinar as metas a serem atingidas.

As metas a serem alcançadas com a ação de marketing nas mídias sociais devem ser definidas logo no início, poque são elas que irão determinas diversos aspectos que envolvem as suas estratégias de marketing nestes canais.

É a partir da definição das metas no planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais que iremos definir pontos como a melhor estratégia a ser adotada e além disso, os canais a serem utilizados.

Planejamento de Campanhas de Marketing nas Redes Sociais

2 – Identificação do Público-Alvo e Persona de Marketing

O segundo ponto a ser definido em um planejamento de campanha de marketing nas redes sociais, assim como outros canais digitais, é a determinação do público-alvo que a marca deseja atingir e a Persona de Marketing.

A quem nossa campanha será dirigida? Qual o comportamento desse público e o que buscam na Internet e em especial nas redes sociais.

É importante conhecer o perfil do usuário para que possamos montar uma campanha que crie um laço direto entre a marca e o público, afinal de contas, marketing nas redes sociais é fundamentalmente construção de relacionamentos.

3 – Definição da Linha de Comunicação

O terceiro passo na estruturação de um planejamento de campanha de marketing nas redes sociais é definir padrões de comunicação a serem adotados no conteúdo a ser desenvolvido, como por exemplo:

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Gestão de Redes Sociais oferecido pela Academia do Marketing

  • Definição da linguagem – formal ou informal a ser usada na elaboração de conteúdos;
  • Abordagem ideal, adotando uma comunicação mais pessoal ou institucional;
  • Periodicidade de atualização dos diversos canais nas mídias sociais;
  • Tempo máximo de resposta às interações de seguidores.

No passo a passo da criação de uma estratégia de marketing estes parâmetros são importante para a formatação de conteúdos e rotinas de publicações em um processo de automação de marketing.

4 – Definição das Mídias a Serem Utilizadas

Que mídias sociais serão usadas na campanha. Quais são as mídias sociais que o público-alvo costuma utilizar? Que tipo de ferramental digital será necessário para essa atuação?

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing em redes sociais não estamos dizendo que é necessário atuar no maior número possível delas, mas sim, naquelas que nosso público-alvo se concentra e é mais ativo.

5 – Criação da Sua Estrutura nos Diversos Canais

Depois de termos identificado quais canais de mídia social estão sendo mais usados pelo público-alvo da campanha, é hora de criarmos a estrutura em cada redes social onde a marca pretende atuar.

Se os usuários passam a maior parte de seu tempo visitando determinados canais sociais, estar presente nesses canais é essencial.

Nessa etapa criamos a estrutura da marca nas diversas plataformas, como página no Facebook, perfil no Instagram, Twitter e outras mídias sociais, e configuramos seus diversos recursos e integrações.

Feito isso, outro passo muito importante dentro de um planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, é realizar o trabalho de SMO – Social Media Optimization dos perfis, para que eles consigam maior visibilidade.

6 – Avaliação dos Recursos Disponíveis

Infelizmente nem tudo são flores. Uma velha máxima da economia diz que:

As demandas tem como característica serem ilimitadas, ao passo que os recursos insistem em se apresentar como escassos

No planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, as oportunidades só esbarram na limitação da criatividade da equipe, enquanto os recursos nem sempre são na proporção dessa criatividade.

Portanto, é necessário uma avaliação do orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais para podermos traçar uma campanha realista e factível.

Planejamento de Campanhas de Marketing nas Mídias Sociais

7 – Definição de Funções e Atribuições

Outra providência importante no planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, é definir quem será responsável pelas diversas áreas envolvidas, como a equipe de marketing digital em si, pessoal de TI e até mesmo a equipe de vendas que trabalha no operacional.

É desejável que os participantes sejam usuários das principais redes sociais e estejam sempre conectados, para captar a essência das ações e com isso colaborar em seu refinamento.

8 – Produção de Conteúdo

Curso de Facebook Ads

Uma das áreas mais importantes no planejamento de marketing nas redes sociais é a de produção de conteúdo, afinal, temos aquela velha máxima no marketing digital que diz que o Conteúdo é Rei.

O marketing nas redes sociais é sobre geração de relacionamentos, e isso se constrói através de um bom conteúdo para redes sociais, que gere engajamento, exposição da marca e Leads.

O conteúdo para redes sociais precisa ser elaborado de maneira técnica. Não é uma questão de postar por postar. É uma estratégia de geração de conteúdo que envolva seus seguidores e que posicione a marca como uma referência em se setor

9 – Definição de Monitoramento

Uma campanha de marketing digital sem monitoramento não existe uma vez que se torna impossível mensurar seu retorno. Que ferramentas serão usadas? Quais serão as métricas utilizadas?

Definir com exatidão quais as necessidades do monitoramento é essencial no planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, para que possamos contratar as ferramentas mais adequadas para atingirmos nossos objetivos.

Jim Sterne, em seu livro Métricas em Mídias Sociais, afirma que o erro na definição de métricas inviabiliza qualquer iniciativa de marketing em mídias sociais.

É importante que as pessoas envolvidas no projeto tenham a noção de que o marketing nas mídias sociais é baseado em relacionamento e isso leva tempo até começarem a aparecer os primeiros resultados.

O planejamento de campanhas de marketing em redes sociais envolve também a conscientização dos participantes e principalmente da administração da marca para qual estamos trabalhando. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter da Academia do Marketing.