Tendências do Marketing Digital em 2021

Falar em tendências do marketing digital em 2021 é de certa forma encarar um cenário de incertezas em função da crise ainda não resolvida em relação à pandemia do COVID-19, que abalou seriamente todos os mercados no último ano.

É certo dizer que o cenário econômico ainda apresenta diversas incertezas em relação a 2021, mas também é fato que as empresas não podem se posicionar de forma letárgica em relação à promoção de suas marcas, produtos e serviços.

As tendências do marketing digital em 2021 incluem muitas novidades e até mesmo formas diferente de encarar o marketing online, ironicamente, até mesmo em função das novas tecnologias surgidas durante a pandemia.

Teremos mudanças em termos de estratégias, ferramentas, alocação de recursos e até mesmo na forma como trabalhar com algumas ferramentas clássicas.

Se você quer estar em dia com o que vem aí pela frente, pare tudo o que estiver fazendo e confira agora mesmo as principais tendências do marketing digital em 2021, para fazer seus ajustes.

Principais tendências do marketing digital em 2021

Confira abaixo quais são as principais tendências do marketing digital em 2021 e comece a mexer suas peças no tabuleiro da publicidade online para não ser pego de surpresa.

1 – Crescimento das equipes próprias de marketing digital

Uma das principais tendências do marketing digital em 2021 será o crescimento de empresas que buscarão formar sua própria equipe de marketing online, ao invés de terceirizarem este serviço.

Essa é uma consequência direta da crise causada pelo COVID-19, que fez com que muitas empresas, buscando reduzir custos, acabaram descobrindo que podiam se sair muito bem, sem necessitar do suporte de uma agência especializada.

Pequenas, médias e grandes empresas estão cada vez mais interessadas em assumirem o controle de suas próprias ações de marketing online, reduzindo os custos de divulgação, principalmente diante de um cenário difícil, como o que certamente iremos encontrar em 2021.

Aqui na Academia do Marketing percebemos um aumento significativo de empresas buscando qualificar seus colaboradores. Outro indicador, que reforça essa nossa projeção é o número de consultas sobre a possibilidade de realização de cursos In Company, que também cresceu sensivelmente.

Nós sempre fomos defensores da realização do marketing digital dentro da própria empresa, por questões técnicas, e agora parece que está se formando um consenso em torno desse posicionamento.

Tendências do Marketing Digital em 2021

2 – Ainda mais avanços em termos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já foi incorporada ao nosso dia a dia, e em termos de tendências do marketing digital em 2020 o que vemos é um uso cada vez mais intensivo dessa ferramenta.

Recentemente o Google Analytics ganhou uma nova versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados, o que será de imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas.

Novas tecnologias e integrações, como por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.

3 – SEO como peça estratégica do marketing digital

Outra das tendências do marketing digital em 2021, que vemos como muito forte, é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.

Esta é a técnica responsável pela exposição orgânica (não paga) das páginas de um site na lista de respostas de pesquisas realizadas nos grandes buscadores como o Google e Bing.

Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing digital em 2021 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais como por exemplo, a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.

Por isso temos chamada atenção para uma nova dimensão do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, técnicas para se destacar nas páginas de respostas a pesquisas.

4 – Crescimento do Google Meu Negócio

O crescimento do Google Meu Negócio estava entre nossas apostas em termos de tendência no ano passado, mas infelizmente o COVID-19 acertou de frente os pequenos e médios negócios locais.

Com a recuperação prevista, colocamos entre as tendências do marketing digital em 2021 um forte crescimento do Google Meu Negócio como ferramenta de marketing para pequenas e médias empresas.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a custo zero.

A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2021.

Com a adesão de novas empresas virá também um acirramento na competição pelas posições de destaque nas páginas de respostas do Google e Google Maps, o que obrigará as empresas a se aperfeiçoares nas técnicas de otimização do Google Meu Negócio.

Tendências para o marketing digital em 2021

5 – Pesquisas por voz em alta

Ainda na área do marketing de busca, uma das tendências do marketing digital em 2021 que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.

Aqui no Brasil, devemos sofrer um impacto ainda maior nesta área, já que os dois principais assistentes digitais, o Google Home e Alexa vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

6 – Mídias sociais indo além do marketing

Na área das mídias sociais, uma das principais tendências do marketing digital em 2021, é que elas venham, não só crescer em importância, como também ocupar um lugar de destaque em termos de vendas diretamente por suas plataformas.

O Facebook e Instagram estão investindo pesado em novas ferramentas de social commerce para estas duas redes, o que vai trazer para as redes sociais um papel cada vez mais importantes.

Atualmente, vender pelo Instagram ou vender pelo Facebook não é mais um problema, mas ainda sentimos falta de alguns recursos. Aos poucos este problemas estão sendo resolvidos e por isso colocamos essa entre nossas grandes apostas em termos de tendências do marketing digital em 2021.

7 – WhatsApp entra de vez no jogo

O WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte do nosso “arsenal” há algum tempo, mas em 2021 essa presença tende a ser ainda maior.

A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business para breve, o que deixará essa ferramenta ainda mais versátil e oferecendo novos oportunidades em termos de marketing online.

O WhatsApp não é apenas uma tendência do marketing digital em 2021, mas terá impacto também em outras áreas, como o comércio eletrônico, já que também em breve, será autorizado a trabalhar como forma de pagamento.

Tendências de marketing digital em 2021

8 – Carreira exigindo cada vez mais capacitação

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2021 promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho, principalmente quando a crise causada pela pandemia de 2020 começar a dar sinais de ter passado.

A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país, como dissemos logo no primeiro item desta análise.

A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2021.

Acreditamos que será um momento muito bom para os profissionais de marketing digital no Brasil e apostar em sua formação acadêmica nesta área faz todo sentido.

Profissionais com uma boa formação e multidisciplinares devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas, o que continuará a pressionar a remuneração. Além disso, consultores independentes também encontrarão um bom campo.

9 – Trabalho freelancer de marketing digital em alta

O mercado de trabalho para os freelancers de marketing digital já vinha crescendo bastante no Brasil e no mundo, no que ficou conhecido como Gig Economy.

Já era um movimento global que refletia os avanços tecnológicos que temos vivido nos últimos tempos, e a busca por uma qualidade de vida melhor. Com a onda de demissões em função da crise, ganhou um novo impulso

As empresas buscam cada vez mais estes profissionais, tanto para trabalhos pontuais, como por exemplo produção de conteúdo e criação de material para publicações em mídias sociais, quanto para trabalhos contínuos.

As plataformas de trabalho freelancer, como a Marketing Job, por exemplo, se encarregam de reunir profissionais freelancers e empresas em busca deste tipo de trabalho. Entre as tendências do marketing digital em 2021 está um significativo crescimento deste modelo de trabalho.

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E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital em 2021? Quais serão os grande desafios que devemos encontrar? Deixe seu comentário e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing