O que é Google Analytics

  • O que é Google Analytics

O que é Google Analytics

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics , pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.

O que é Google Analytics. Saiba o que é Google Analytics e qual sua importância para o marketing digital e e-commerce

O que é Google Analytics e qual sua importância

É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.

O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.

Recursos disponíveis no Google Analytics

Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web. Veja algumas das informações que ele fornece:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta. É um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.

Como funciona o Google Analytics e sua aplicação como ferramenta gerencial

Como funciona o Google Analytics e sua aplicação como ferramenta gerencial

As opções do Google Analytics

No estágio atual de tecnologia da ferramenta, praticamente não existe o que não possa ser mensurado. Para quem não sabe o que é Google Analytics em detalhes, ele pode parecer apenas um sistema de monitoramento de acessos, mas na verdade ele funciona como verdadeira ferramenta para tomada de decisões gerenciais.

Como dito no início deste artigo, o GA vai muito além da contagem de visitas. As configurações do Google Analytics nos permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e coletar dados que nos ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site e seu conteúdo.

Google Analytics no marketing digital

Um outro uso para o Google Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment , qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou newsletters.

Uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz o mínimo sentido, já que sem ele não podemos mensurar seus resultados e avaliar sua eficácia.

Google Analytics no E-Commerce

Para o comércio eletrônico, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual.

Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.

Administrar um e-commerce sem o Google Analytics e domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.

Como costuma dizer Avinash Kaushik, o guru do Google Analytics e  seu principal evangelista, “um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”.

Google Analytics não é bola de cristal

O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados. É o que chamamos de Web Analytics ou Web Análise na versão abrasileirada.

Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.

Para auxiliar nessa função, criamos o curso de Google Analytics e Web Análise que realizamos mensalmente no formato presencial e também disponível no formato online. Nesse treinamento explicamos os principais conceitos de web analytics e apresentamos as diversas ferramentas do Google Analytics.

Agora que você já sabe o que é Google Analytics, não se esqueça de deixar este item em destaque no planejamento do seu site, blog ou loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

O que é Google Analytics
5 (100%) 5 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon

2017-01-18T07:27:36+00:00 By |Categories: Google Analytics|Tags: , , |

12 Comments

  1. Alessandra 20 de setembro de 2017 at 18:49

    Belo artigo sobre o Google Analytics o seu. Era o que procurava, venho acompanhando alguns post deste site e estou adorando ler-los.

  2. Lucas Pereira Fileti 6 de julho de 2017 at 10:31

    Um ótimo Conteúdo, também fiz um Artigo referente ao Google Analytics, uma Ferramenta Além de ser Poderosa sem nenhum Custo

  3. Alberto Valle 13 de junho de 2017 at 10:22

    Olá Rodrigo

    É bem simples. Basta você acessar o endereço https://analytics.google.com/ e criar a sua conta. É importante prestar atenção às configurações que você irá fazer, como filtros de IP e etc… para que tudo funcione direitinho.

    Feito isso, basta você inserir os códigos em todas as páginas do seu site que você deseja monitorar.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  4. rodrigo telles 12 de junho de 2017 at 20:21

    Olá como faz para instalar o Analytcs no meu site

  5. Alberto Valle 31 de Maio de 2017 at 15:45

    Olá Cícero

    O Google Analytics só pode ser utilizado em sites. Para medir o tráfego da sua página no Facebook você deverá usar o Facebook Insights.

    Um grande abraço e sucesso

    Alberto Valle

  6. Cicero 28 de Maio de 2017 at 20:07

    Ola.
    Não tenho um site ainda mas possuo uma página no Facebook onde o meu negócio acontece.
    Consigo usar o Google Analytics com minha pagina do Face também ou apenas sites podem ser cadatrar?
    Obrigao.

  7. Academia do Marketing 8 de outubro de 2015 at 10:35

    Olá Maiara

    Não dispomos dessa informação, pois nunca trabalhamos com esta plataforma. Para desenvolvimento de sites, lojas virtuais e blogs usamos o WordPress, que oferece uma gama de recursos completa. Veja mais sobre essa plataforma em https://www.academiadomarketing.com.br/wordpress/

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Academia do Marketing

  8. Maiara 7 de outubro de 2015 at 11:56

    Bom dia!!! Você sabe me esclarecer se tendo uma conta gratuita no Wix é inviável fazer a inscrição no Google Analytics??? pelo que vi sim, mas não tenho certeza se tentei do modo correto… Desde já agradeço.

  9. Academia do Marketing 7 de setembro de 2015 at 16:16

    Olá Israel

    É isso mesmo. O Google Analytics não é uma ferramenta de divulgação e sim de acompanhamento de tráfego. Sua finalidade é justamente nos ajudar a entender o comportamento dos visitantes de nosso site e resultados de campanhas online.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  10. Israel Silva 29 de agosto de 2015 at 21:08

    Olá , Então o Analytcs não é uma página divulgadora é somente um gráfico e que ,lhe indica o andamento e proporções da sua p´agina . OK / ?

  11. Academia do Marketing 6 de junho de 2014 at 17:27

    Exatamente isso Cláudio. O Avinash, como todo apaixonado pelo que faz, é bastante enfático em suas afirmações. Ele considera um site sem metas de conversão um verdadeiro crime contra a humanidade.

    Um forte abraço

    Alberto Valle

  12. claudio 5 de junho de 2014 at 15:59

    deve ser considerado um vrime contra a humanidade”.

Leave A Comment