Saiba qual a diferença entre Métrica e KPI

Você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Quando trabalhamos com marketing digital, é sempre necessário ter referências para a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação.

Esse trabalho de avaliação de desempenho e resultados é feito através da interpretação das Métricas e KPIs – Key Performance Indicators apurados em nossas ações digitais.

Quando trabalhamos com o comércio eletrônico, por exemplo, saber qual a diferença entre Métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.

A diferença básica entre métrica e KPI

Vejamos então começar a explicar qual a diferença entre Métrica e KPI, definindo cada um dos indicadores, para que a partir do conceito, você possa determinar sua aplicação nas diversas situações.

1 – O que é Métrica

No marketing digital chamamos de Métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site, blog ou loja virtual.

Uma métrica é a forma bruta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão, ou seja a conclusão do objetivo traçado para uma determinada campanha.

Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:

  • Visitas do Site
  • Visitantes Únicos
  • Taxa de Rejeição

Em nossos cursos, costumo definir Métrica como a linguagem do analista de marketing digital, pois é extremamente técnica e na maioria das vezes seu conceito só é compreendido por profissionais da área.

2 – O que é KPI

O KPI é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site, como a geração de Leads ou Conversões Diretas.

Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão, ou seja eles são voltados para a mensuração do sucesso ao não de uma determinada ação de marketing digital.

Exemplos de KPIs clássicos usados no marketing digital e no e-commerce:

  • Taxa de Conversão de Vendas
  • Tempo de Permanência no Site
  • Número de Assinaturas de Boletins Informativos

O KPI – Key Performance Indicator, é um indicador gerencial, ou seja é aquele parâmetro que devemos informar em nossos relatórios, para mostrar a nossos clientes os resultados obtidos pelas ações de marketing online.

Qual a diferença entre Métrica e KPI?

Confrontando a diferença entre métrica e KPI

Agora que você já sabe qual a diferença entre métrica e KPI, do ponto de vista conceitual, vamos então ver como contextualizar estes dois indicadores em nossas análises.

Enquanto as Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados.

As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.

Quando estamos elaborando um plano de marketing digital, um dos principais itens a serem definidos na etapa de monitoramento são justamente as métricas e KPIs que serão usados na campanha.

São eles que irão nos ajudar a avaliar o resultado de cada ação, assim como o resultado final da campanha. A partir destas análises, podemos avaliar o desempenho de cada um dos canais de marketing utilizados.

Diferenças entre métricas e KPI - Qual a diferença entre métrica e KPI

A importância da compreensão da estrutura das Métricas e KPIs

É comum escutar as pessoas se referindo a determinadas métricas no Google Analytics como sendo KPIs e vice-versa, que as vezes acaba em uma grande confusão.

Pode até ser um erro de expressão, mas se isso se estender à análise, ai sim a coisa fica complicada, pois estamos falando de abordagens diferentes.

É importante saber qual a diferença entre métrica e KPI  justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site como no negócio em si.

Essa questão técnica é tão importante que em nosso curso de marketing digital, dedicamos uma módulo inteiro à discussão das métricas e KPIs, para que o conceito fique bem claro.

Quando em meu artigo sobre Indicadores de Desempenho no E-commerce, me refiro a KPIs, você pode notar que estou falando de objetivos a serem atingidos pelo site de comércio eletrônico.

Repare que para cada KPI analisado ou sugerido, sempre existe uma meta de conversão associada a ele, como expliquei anteriormente neste artigo.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao comprometimento de toda a operação.

Independentemente da área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.