Monitoramento de redes sociais – Aplicações e Benefícios

No marketing digital moderno, o monitoramento de redes sociais desempenha uma função primordial em qualquer campanha nesses canais.

Não se imagina uma ação de marketing nas mídias sociais sem que haja uma estratégia de monitoramento eficiente de publicações e sua repercussão junto ao público presente nas mídias sociais.

É através do monitoramento das redes sociais que podemos identificar quais são os melhores caminhos para serem seguidos para a divulgação de um produto ou serviço ou então, ter uma percepção exata do conceito da marca junto ao público-alvo.

O estabelecimento de uma estratégia de monitoramento de redes sociais, traz uma série de benefícios para a empresa como, por exemplo, a compreensão do comportamento do público através da observação do que lhe agrada ou não, além é claro, do entendimento da percepção da marca junto à audiência que faz uso dessas mídias.

O monitoramento das redes sociais não se aplica exclusivamente a marcas de produtos e serviços. No marketing político, por exemplo, o monitoramento das mídias sociais é essencial para sentir a tendência do eleitorado.

O marketing político nas redes sociais só faz sentido se houver monitoramento, pois é marketing de relacionamento puro. Em suma, seja qual for a “marca” envolvida, o monitoramento tem o papel de ferramenta de pesquisa com resultados quase que imediatos.

Outra função desse processo de monitoramento de mídias sociais é identificar tendências do mercado através do mapeamento dos assuntos que usuários com o perfil mais afinado com a marca ou produto estão comentando nas diversas redes sociais.

Frequentemente, esse tipo de monitoramento nos traz insights para novas campanhas ou ações táticas, além de funcionarem como parâmetro para uma sintonia fina das campanhas em vigor.

A coleta de informações através de um sistema eficiente de monitoramento é fundamental para a sua estratégia de marketing nas redes sociais, pois agrega informações que nos ajudarão a aperfeiçoar o processo.

Por fim, mas nem por isso menos importante, o monitoramento de mídias sociais também é uma importante ferramenta para a gestão de crises. Ao identificarmos o problema rapidamente, podemos reverter facilmente uma situação de crise nas mídias sociais.

Para deixarmos esse roteiro sobre o monitoramento de redes sociais o mais didático possível, dividimos nos seguintes tópicos:

Vejamos então cada um deles para que você possa entender o que é monitoramento de redes sociais, suas vantagens, métricas e ferramentas.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Gestão de Redes Sociais oferecido pela Academia do Marketing

1 – O que é monitoramento de redes sociais?

Muitas vezes o monitoramento de redes sociais é confundido com o acompanhamento de resultados nas redes sociais, mas na verdade são coisas bem diferentes.

Quando mensuramos resultados de campanhas de marketing nas redes sociais estamos focados e métricas técnicas bem específicas, como por exemplo:

  • Evolução da base de seguidores de um perfil ou página;
  • Alcance de orgânico e pago das publicações;
  • Grau de engajamento com os posts e anúncios;
  • Geração de Leads nas diversas ações;
  • Taxa de conversão dos posts.

Todas essa são métricas válidas e importantes em termos de monitoramento de redes sociais em seu sentido mais amplo, mas o problema é que elas são específicas de Conversão, ou seja, são muito bem definidas do ponto de vista matemático.

Para estes casos, além das ferramentas de monitoramento de redes sociais, o Google Analytics também desempenha um importante papel, pois pode gerar relatórios contendo informações sobre conversões, que nos ajudam bastante na tomada de decisão sobre as melhores estratégias.

Quando falamos em monitoramento de redes sociais, nos referimos a captura de Menções à marca e Sentimentos, o que nos leva para um universo bem mais amplo, e do ponto de vista matemático, bem menos preciso.

É por isso que as ferramentas de monitoramento de redes sociais são bastante diferentes de outras ferramentas que usamos para monitorar resultados de campanhas.

Na maioria das vezes as ferramentas de monitoramento de resultados nos entregam gráficos e relatórios bem pontuais e precisos, com métricas onde geralmente não há muito o que discutir.

Já as ferramentas voltadas ao monitoramento de redes sociais recolhem menções e palavras-chave, que precisam ser analisadas em maior profundidade, para que possamos chegar a conclusões.

Em ambos os casos, os resultados são importantes para o aperfeiçoamento de nossas estratégias de marketing nas redes sociais, só que a abordagem e tratamento de dados é diferente.

Monitoramento de Redes Sociais

2 – Vantagens do monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais traz inúmeras vantagens para o analista de mídias sociais que sabe interpretar seus sinais. Entre essas vantagens podemos destacar:

  • Percepção da imagem da marca junto ao público que ela deseja alcançar;
  • Um melhor entendimento da Persona de Marketing e seu comportamento;
  • Identificação de novos interesses e tendências do público;
  • Identificação imediata de potenciais crises nas redes sociais;
  • Acompanhamento de resultados de campanhas segundo seus objetivos.

Em primeiro lugar, ao promover um monitoramento de redes sociais eficiente, podemos ter uma percepção mais realista do sentimento do público sobre a sua marca, produtos ou serviços, através das interações e reações às publicações.

Nessas interações, muitas vezes conseguimos captar algumas características da Persona de Marketing com a qual estamos trabalhando, que as vezes não são identificados no estudo inicial na fase de criação de um plano de marketing para as redes sociais.

Outra vantagem do monitoramento de redes sociais é que ao analisarmos seus dados, não raramente identificamos interesses e tendências do público, que ainda não haviam sido percebidas.

Outra que podemos incluir em nossa lista de vantagens do monitoramento de redes sociais é a identificação precoce de possíveis crises nas redes sociais em tempo real, que podem ser resolvidas logo em seu nascedouro.

Por fim, mas nem por isso menos importante, através do monitoramento de mídias sociais podemos apurar resultados de campanhas, agrupando-os por objetivos e metas.

Por estes motivos, em nosso Curso de Gestão de Redes Sociais, tratamos a questão do monitoramento de redes sociais não só como uma ferramenta de acompanhamento de resultados, mas também de melhoria na compreensão do nosso público-alvo.

3 – Métricas do monitoramento de redes sociais

Em termos de métricas usadas no processo de monitoramento de redes sociais, não temos um conjunto fixo de indicadores, pois elas variam conforme os objetivos da campanha e até mesmo da mídia social utilizada.

Em alguns casos o número de menções é uma métrica mais que suficiente para avaliar o desempenho da campanha. Em outros casos como, por exemplo, as campanhas de ampliação da base de público no Facebook, o número de Likes é uma métrica perfeita.

O grande cuidado que você deve ter é o de não cair na tentação de avaliar suas campanhas tendo como base as métricas da vaidade, que na verdade não expressam o real objetivo da sua campanha.

A definição das métricas é essencial para o processo de monitoramento de redes sociais uma vez que um erro nessa etapa, poderá comprometer toda a avaliação da campanha.

Ter um padrão fixo para esse tipo de mensuração, na ânsia de obter um ROI que possa ser facilmente comparado com outras campanhas é um erro muito comum entre os iniciantes.

Monitoramento de Redes Sociais

4 – Principais ferramentas de monitoramento de redes sociais

Confira abaixo algumas das principais ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis no mercado e suas principais características.

Sprout Social

A Sprout Social é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que oferece diversos recursos que facilitam bastante a coleta a análise de dados.

A interface da plataforma reúne em um único painel o feed de notícias, mensagens, tarefas, publicações agendadas e outros relatórios.

As menções e mensagens diretas ficam em um painel separado onde você também pode fazer pesquisas por palavras-chave e outras ferramentas.

Mention

A Mention é outra ferramenta de monitoramento de mídias sociais que faz o monitoramento da marca e temas em tempo e também dos seus concorrentes, fornecendo informações importantes para uma boa gestão de redes sociais.

A plataforma permite fazer uma análise minuciosa das conversas online possibilitando assim a criação de conteúdo para redes sociais baseados em assuntos que estão em alta no momento.

Outro recurso importante para o monitoramento de redes sociais é que você também poderá interagir com seus seguidores em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e outras, diretamente pelo sistema.

Hootsuite

A Hootsuite é uma das plataformas de monitoramento de redes sociais mais conhecidas do mercado e oferece um sistema completo nessa área.

Curso de Instagram

Seu sistema de monitoramento está inserido em uma plataforma maior de gestão de marketing nas redes sociais que inclui agendamento de posts, acompanhamento de interações e métricas.

Com ela você monitora menções à marca, responde a mensagens, classifica interações em abas específicas e realiza buscas por palavras-chave.

mLabs

A mLabs é uma ferramenta brasileira de gestão de redes sociais que vem ganhando muito espaço no mercado devido a sua evolução constante.

Como no caso anterior, a ferramenta é muito abrangente, dedicada ao gerenciamento de publicações, interações e métricas, além é claro do monitoramento de redes sociais.

Entre os diversos recursos oferecidos como agendamento de posts, desenvolvimento de arte para publicações, landing pages e outros, os relatórios de monitoramento de resultados das publicações são bastante completos.

Como melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais oferecem um período de teste grátis, é interessante que você faça uma avaliação prévia, para identificar aquela que atende melhor às suas necessidades.

Uma campanha de marketing nas redes sociais ou uma estratégia de relacionamento nessas mídias não estará completa sem um bom sistema de monitoramento de redes sociais. Seria como navegar em um barco sem bússola.

Mantenha-se em dia em relação ao monitoramento de redes sociais, suas ferramentas e técnicas, além de tudo que envolve o marketing nas redes sociais assinando a nossa Newsletter.