Como aumentar o número de fãs no Facebook

Atualmente saber como aumentar o número de fãs no Facebook é o primeiro grande desafio para quem acaba de criar uma presença institucional em uma das maiores redes sociais do momento.

A criação da Fan Page em si é um primeiro passo importante, mas de nada adiantará se ela não tiver pessoas que tomem conhecimento do conteúdo publicado nela. E pior, esse público não aparece espontaneamente.

Por isso, saber como aumentar o número de fãs no Facebook passou a ser uma verdadeira obsessão para qualquer profissional de mídias sociais, e em especial, daqueles que administram as Fan Pages das marcas.

Neste artigo elaboramos um pequeno roteiro sobre como conseguir mais fãs para a sua página no Facebook, cobrindo questões como:

  • Preparação do site para integração com a Fan Page
  • Criação de uma estratégia profissional para a aquisição de fãs
  • Social Media Optimization da sua página
  • Integração via botões sociais
  • Divulgação da Fan Page
  • Promoção de engajamento na página

Você verá que ao contrário do que muita gente pensa, aumentar a base de fãs de uma página no Facebook não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige técnica e dedicação.

O passo a passo de como aumentar o número de fãs no Facebook

A equipe da Academia do Marketing selecionou, entre as diversas opções disponíveis para aumentar a base de fãs de uma página no Facebook, aquelas que de maneira geral costumam ser mais eficientes.

É claro que dependendo do segmento de atuação e objetivo de marketing da página, essas soluções podem variar, mas esses testes específicos deixamos a critério de cada analista.

1 – Fuja das soluções mágicas

Ultimamente vem crescendo o número de “empresas” que vendem Likes. Esqueça isso! Em primeiro lugar, porque essas curtidas dificilmente serão segmentadas em função do seu negócio e por isso dificilmente estarão de acordo com a Persona desenhada em seu plano de marketing digital como representante do seu público alvo.

Não há como aumentar o número de seguidores no Facebook que forma consistente usando este tipo de estratégia.

O segundo motivo é bem mais sério. Muitas dessas empresas conseguem essa “mágica” utilizando recursos que infringem as Diretrizes do Facebook Para Fan Pages e por isso, no final da história você ainda poderá acabar sendo punido por tal prática.

2 – SMO – Social Media Optimization

Antes de tudo, submeta seu site e blog a um processo de SMO – Social Media Optimization, ou seja, deixe-o preparado para interação com seu novo canal nas mídias sociais.

Para aumentar o número de seguidores no Facebook, em primeiro lugar você deve preparar o site em termos de ferramentas de compartilhamento e interação.

Como aumentar o número de fãs no Facebook. Veja algumas técnicas para aumentar o número de fãs da sua página no Facebook

Instale os botões clássicos de engajamento do Facebook como Curtir e Compartilhar em locais como posts em seu blog e outros em que faça sentido, a presença destes elementos.

Uma boa opção também é a inclusão do widget Facepile na barra lateral do blog. Essas medidas incentivam o engajamento e ajudar a aumentar sua base de seguidores no Facebook.

3 – Insira os botões sociais do Facebook em sua template de e-mail

Providencie um lugar de destaque para os botões de engajamento na template de e-mail usada no dia a dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você também tem uma presença no Facebook.

Isso além de mostrar mais este canal de comunicação aos seus assinantes, também ajudará a divulgar a sua página.

Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.

4 – Exiba seu endereço no Facebook em outras mídias sociais

A maioria das mídias sociais oferece um espaço para inserção do seu endereço em outras redes em seu perfil e até mesmo nas suas publicações. Não deixe essa oportunidade de lado e trate logo de incorporar o endereço da sua Fan Page também nesses perfis.

Outra dica para quem deseja saber como aumentar o número de fãs no Facebook é incluir um convite para Curtir a sua página de fãs na mensagem de agradecimento por seguir no curso de Facebook para empresas que às vezes surpreende o pessoal pela sua simplicidade.

A lógica é simples. Já que a pessoa segue você no Twitter, é provável que ela vá querer seguir também no Facebook.

5 – Dicas de como aumentar o número de Fãs no Facebook

Preparado o terreno em seu site e outros canais de comunicação, é hora de começar a planejar as ações em si. Vejamos, portanto algumas sugestões neste sentido.

6 – Faça do lançamento da sua página um verdadeiro evento

Promova ao máximo o lançamento da sua página de fãs, transformando-o em um verdadeiro evento da sua empresa. Prepare uma ação de envio de newsletter para sua base de e-mails, divulgue banners de lançamento no site e no blog da empresa e faça chamadas em outras mídias sociais se você já tiver.

Você só conseguirá aumentar o número de fãs da sua página no Facebook se der a ela exposição, e o momento de lançamento é uma ótima oportunidade para criar buzz em torno desse fato.

Mais dicas de como aumentar o número de fãs no Facebook

7 – Crie promoções exclusivas para seus fãs no Facebook

Uma outra dica para quem quer saber como aumentar o número de fãs no Facebook é criar promoções exclusivas para os seus fãs através de Form Gates e Fan Gates, recursos válidos para este tipo de estratégia no Facebook.

Existem diversos aplicativos para o Facebook que bloqueiam um determinado conteúdo para ser visualizado apenas por fãs, e criando promoções em cima deste conteúdo você conseguirá aumentar a sua base de fãs com uma certa finalidade. Usar cupons de desconto para essas ações costuma dar ótimos resultados.

8 – Utilize opções de divulgação paga no Facebook

Outra forma bem eficiente para aumentar a sua base de fãs no Facebook é utilizar os Facebook Ads, os anúncios pagos da rede. Com a divulgação de postagens através dos anúncios no Facebook e do recurso Promover Publicação, você pode aumentar em muito a exposição da sua página e consequentemente do número de fãs.

Em nosso curso de Facebook Ads destacamos algumas estratégias especialmente desenhadas para este tipo de ação, já que como você já pode ter percebido após a leitura deste artigo até aqui, promover este crescimento de forma espontânea é bem trabalhoso e pode demorar um bom tempo.

9 – Promova o engajamento ao máximo

Por último deixei o mais valioso conselho para quem deseja saber como aumentar o número de fãs no Facebook: Promova ao máximo o engajamento através de conteúdo de qualidade e valor para a vida das pessoas. Essa é a verdadeira fórmula do sucesso em Facebook Marketing.

Não caia na tentação cômoda de transformar sua página de fãs em um mero palanque digital para suas ofertas e promoções. Dê alguma coisa antes de pedir que alguém compre seus produtos ou então contrate os seus serviços.

Agora que você já tem uma boa ideia de como aumentar o número de fãs no Facebook e algumas dicas sobre o caminho a percorrer, basta planejar suas ações e botar a mão na massa! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar