Como aumentar as vendas com marketing digital

Nos últimos tempos, saber como aumentar as vendas com marketing digital, tem se tornado uma verdadeira obsessão entre pequenos e médios empresários por todo mundo.

Em um mundo cada vez mais conectado como o que vivemos, os meios digitais são fundamentais para venda de qualquer produto ou serviço, e por isso mesmo, o marketing digital se tornou uma questão de sobrevivência.

Muitas pessoas ainda acreditam que o simples fato de criarem anúncios nas mais diversas ferramentas, como Google Ads e Facebook Ads, automaticamente irá aumentar suas vendas.

Esse é um grande erro, pois se você não tiver uma estrutura estratégica, respaldando as suas ações de marketing, das duas uma, ou você não conseguirá alcançar seu objetivo, ou não estará extraindo o máximo do seu investimento.

Para que você possa entender como aumentar as vendas com marketing digital, de maneira profissional, e maximizando o retorno do seu investimento, elaboramos este pequeno roteiro para quem está começando agora.

Como o marketing digital pode alavancar vendas de uma empresa?

Bem, em primeiro lugar, através de ações de marketing digital bem estruturadas, você pode descobrir novos potenciais clientes para o seu negócio, e com isso, aumentar as vendas do seu negócio.

Sabemos que cada vez mais, a decisão de compra do consumidor moderno, geralmente passa pelos meios digitais, por isso, estar presente nestes ambientes é essencial nos dias de hoje, para exposição da marca e captação de novos clientes.

Além disso, como aumentar as vendas com marketing digital não se trata exclusivamente de conquistar mais consumidores, você pode utilizar as diversas estratégias de marketing digital disponíveis, para a recuperação de clientes antigos.

Inclusive, na maioria das vezes, a fidelização de clientes, exige um investimento muito menor, além é claro, de criar um fluxo de caixa mais estável, o que é ótimo para qualquer tipo de negócio.

Como começar um planejamento de marketing digital?

O marketing online, como qualquer estratégia de vendas, precisa ser organizado para que você realmente possa extrair o máximo das ferramentas disponíveis e ao mesmo tempo maximizar o investimento em marketing digital.

Por isso, se a sua dúvida é como aumentar as vendas com marketing digital, meu conselho mais importante é que, antes mesmo de se cadastrar nas ferramentas em si, você planeje todas as suas ações.

O marketing digital moderno exige uma coordenação entre as ferramentas e ações, por isso, você precisa em primeiro lugar criar um Plano de Marketing Digital, para estabelecer todas as suas principais diretrizes.

Neste plano inicial, você vai definir itens como:

  • Objetivos da sua empresa com as ações de marketing digital;
  • Definição do seu público-alvo e Persona de Marketing;
  • Seleção dos canais digitais que você irá utilizar;
  • Criação de funis de vendas de acordo com o perfil do consumidor;
  • Orçamento para as suas ações;
  • Cronograma das suas ações de marketing;
  • Ferramentas de monitoramento de resultados.

Um dos maiores erros em marketing digital é partir para a criação de anúncios e outras ferramentas, sem ter um planejamento inicial.

Não é por outro motivo, que em nossos treinamentos, começamos justamente por esta parte, pois sem um planejamento, é praticamente impossível ter um bom retorno com a divulgação online do seu negócio.

Como escolher os canais em quais devo investir?

Saber como aumentar as vendas com marketing digital é uma questão bastante ampla, pois, pelo menos em teoria, existe uma infinidade de opções em termos de canais.

O problema é dependendo do seu negócio, você não precisa estar presente em todos estes canais pelo simples motivo do seu público-alvo não fazer parte da audiência para a qual determinados canais são direcionados.

Você já imaginou tentar vender ternos no TikTok? Não faz o menor sentido, pois a audiência é composta majoritariamente por adolescentes.

A definição dos canais de marketing a serem utilizados, começa pela criação de uma Persona de Marketing, ou seja, a representação do público-alvo que você deseja atingir, para depois selecionar os canais onde este público costuma estar.

Como aumentar as vendas com marketing digital passa obrigatoriamente pela etapa de análise da concorrência, utilize as ferramentas adequadas para verificar o que outras empresas no seu setor estão fazendo, pois eles, ironicamente, podem passar ótimas informações para você.

Como Aumentar as Vendas Com Marketing Digital

Defina seus funis de conversão

Como aumentar as vendas com marketing digital nos dias de hoje é criar envolvimento e uma sinergia entre suas ações, definir um funil de vendas ou vários, se você estiver trabalhando com diversos produtos ou serviços, é fundamental.

Apenas 3% das vendas acontecem no primeiro contato, portanto, é preciso estender o contato com seus clientes em potencial, mesmo depois deles abandonarem as páginas do seu site, em um processo que chamamos Nutrição de Leads.

Essa extensão de exposição e relacionamento com os visitantes do seu site pode ser feita de várias formas, como por exemplo:

  • Estratégia de Remarketing com anúncios no Google Ads;
  • Remarketing em redes sociais como Facebook e Instagram;
  • E-mail marketing.

O importante é a cada etapa do funil de conversão, ir qualificando os Leads para nas ações subsequentes ir segmentando cada vez mais o seu público.

Segmente as suas ações em mídias pagas

Aumentar suas vendas com marketing digital passa em grande parte por aumentar as taxas de conversão que as campanhas que já estão em andamento, e uma das formas de fazer isso é justamente melhorando a segmentação dos seus anúncios.

Um dos segredos do sucesso em anúncios pagos, como Google Ads e Facebook Ads, é justamente saber segmentar o público-alvo para os quais eles são dirigidos.

As ferramentas de marketing atualmente oferecem diversos filtros de segmentação, como por exemplo:

  • Dados demográficos como gênero e faixa etária;
  • Área geográfica a ser impactada pelos anúncios;
  • Interesses específicos;
  • Acessos anteriores ao seu site.

Com esses filtros de segmentação, você não só consegue aumentar a sua taxa de conversão, como reduz sensivelmente o investimento nestes anúncios.

Invista em marketing de conteúdo

Outra dica para quem deseja saber como aumentar as vendas com marketing digital é justamente investir em marketing de conteúdo, uma das melhores e mais baratas estratégias para atrair tráfego para o seu site.

Conheça detalhes do Curso de Marketing Digital Online oferecido pela Academia do Marketing Digital Online

A partir da criação de um blog associado ao site da marca, e da produção de conteúdo de qualidade para os artigos publicados, você pode melhorar sensivelmente o tráfego do site e a geração de Leads.

Outros instrumentos de Inbound Marketing, como e-books, vídeo marketing, infográficos e outras ferramentas de marketing de conteúdo, tem um custo reduzido e podem ajudar em muito a exposição da sua marca, produtos e serviços.

Busque por capacitação

Eu não tenho dúvida alguma de que o marketing digital na própria empresa é a melhor solução para pequenos e médios negócios, mas é necessário capacitar a sua equipe para isso.

Nesse sentido, a Academia do Marketing oferece diversas opções de treinamento, e para quem está começando agora o Curso de Marketing Digital é o mais indicado, pois nele, mostramos na prática como planejar e estruturar seu marketing digital.

Agora que você já tem uma boa ideia de como aumentar as vendas com marketing digital, é uma questão de se organizar, fazer o seu planejamento e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia com esse e outros assuntos relacionados a marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing