Marketing digital na própria empresa ou terceirizado?

A alternativa de fazer o marketing digital na própria empresa tem motivado muitos empresários a criarem suas próprias equipes, ao invés de terceirizarem este tipo de serviço.

É fato que nos dias de hoje, não ter uma presença ativa no mundo digital pode ser considerado um verdadeiro suicídio empresarial, mas também é fato que este nem sempre é um desafio fácil de ser vencido.

É claro que existe sempre a possibilidade, tida como natural até certo tempo, de terceirizar o trabalho de marketing digital com agências e freelancers, mas esta solução nem sempre tem se mostrado o melhor caminho a seguir.

Os motivos são muito. Redução de custos, insatisfação com os resultados, a falta de relatórios que mostrem os resultados do investimento em marketing e até mesmo a dificuldade de encontrar profissionais realmente comprometidos são apenas alguns deles.

Outro problema que tem feito com que o marketing digital na própria empresa seja uma alternativa cada vez mais comum, é que muitas agências não se interessam por clientes com uma verba reduzida de marketing.

Por isso, desenvolver o marketing digital na própria empresa tem sido a alternativa encontrada por diversos negócio para alavancarem suas vendas através dos canais digitais.

Sua empresa precisa de uma equipe de marketing digital?

Essa é uma pergunta que vem se tornando recorrente na medida em que muitas pequenas empresas que estão vendo o potencial do marketing digital, mas a dúvida é se devem fazer o marketing digital na própria empresa ou terceirizar esta atividade.

Para respondermos a essa pergunta, é importante dividirmos e analisarmos separadamente, algumas das principais atividades do marketing online para colocarmos o problema em sua perspectiva mais realista.

Algumas empresas que confiam praticamente 100% do seu marketing a uma agência de marketing digital, e se limitam a acompanhar alguns relatórios periódicos.

Consideramos este um grande risco, pois afinal de contas, ninguém conhece melhor o seu mercado do que a sua própria empresa, e nem sempre o Briefing feito pelas agências, tem uma visão estratégica do negócio.

Quando disse em meu artigo A Melhor Agencia de Marketing Digital Está na Sua Empresa, que a empresa é sua melhor consultora de mercado, estava me referindo justamente a isso.

Essa falta de suporte estratégico é desastrosa, pois em qualquer ação de marketing online, o conhecimento do público-alvo, suas dores e objeções, é fundamental para se estabelecer uma boa comunicação.

De forma geral, é aconselhável que algum gestor se dedique, pelo menos parcialmente, à área de marketing digital. A gestão e direcionamento das estratégias de marketing digital, sempre precisam de um direcionamento que vem de dentro da empresa.

Marketing Digital na Própria Empresa

Como as coisas acontecem no dia a dia

Vejamos um exemplo que mostra como o marketing digital na própria empresa tem algumas vantagens sobre o trabalho terceirizado.

No caso das mídias sociais, por exemplo, é improvável que alguém de fora toque perfeitamente o relacionamento por conta própria, já que em muitos casos, essas interações exigem agilidade na comunicação interna e conhecimento profundo dos produtos ou serviços.

Se a empresa já possui uma audiência grande e essa necessidade de interação é muito recorrente, faz sentido fazer internamente, mesmo que um colaborador se dedique apenas parcialmente a isso.

Um outro exemplo é o marketing de conteúdo. Sabemos que a produção de conteúdo é uma tarefa que exige tempo e, quando não é central na empresa, pode acabar sendo terceirizada sem muitos problemas, em sites especializados, como o Marketing Job, por exemplo.

O problema é que a revisão final do conteúdo precisa ser analisada por alguém que realmente possua “conhecimento de causa”, caso contrário, informações inexatas sobre seus produtos os serviços, podem abalar a credibilidade da empresa.

Em resumo, o marketing digital na própria empresa é bem mais genuíno e preciso, o que inevitavelmente leva a resultados melhores e a um custo bem menor, já que você não terá que pagar a taxa da agência, por exemplo.

Quando levar o trabalho de marketing para o âmbito interno

A questão do marketing digital para pequenos negócios, desenvolvido dentro da própria empresa é delicada e alguns pontos devem ser levados em consideração.

Quando você deve chamar a atribuição do marketing online para o ambiente interno? Veja alguns exemplos:

  • Quando o seu orçamento é reduzido e os custos de contratação de uma agência especializada tornariam o seu projeto inviável;
  • Quando a necessidade de interação entre clientes em potencial e o pessoal técnico da empresas é intensa;
  • Quando a necessidade de conhecimento técnico sobre questões relativas aos produtos e serviços é grande;
  • Quando o investimento em mídias pagas, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads é significativo em termos de marketing online;
  • Quando o modelo de negócio é extremamente dependente do marketing digital para a aquisição de novos clientes.

A questão de terceirizar o serviço ou fazer o marketing digital na própria empresa precisa levar em consideração todos estes fatores, além obviamente da forma como este serviço será supervisionado.

As agências de marketing digital costumam ter uma visão mais focada no marketing em si, do que no retorno sobre o investimento. Por isso, raras são as vezes que entregam relatórios claros sobre o volume de negócios que suas ações geraram para a empresa.

Na área de serviços, por exemplo, principalmente aqueles personalizados, é relativamente difícil mensurar os resultados única e exclusivamente através das plataformas digitais.

Para se chegar a estes resultados, muitas das vezes é necessário promover alterações na rotina do atendimento físico, e para isso, mexer de alguma forma em alguns aspectos operacionais do negócio.

Isso muitas das vezes, acaba gerando uma barreira entre a consultoria de marketing digital e a estrutura da empresa. Quando se tem um trabalho de marketing digital na própria empresa, essas barreiras são mais facilmente rompidas.

Quando a empresa chama a tarefa do marketing digital para si, as métricas tendem a ser mais focadas em resultados do que em parâmetros estritamente técnicos.

Veja como fazer marketing digital na própria empresa

A importância da capacitação em marketing digital

Nos casos em que a empresa decide internalizar o serviço de marketing digital, contar com o apoio de treinamentos para que sua equipe adquira os conhecimentos necessários é fundamental, pois vivemos em um ambiente altamente profissionalizado.

Neste sentido, a Academia do Marketing oferece uma grade completa de cursos de marketing digital, tanto para quem vai supervisionar esta transição, quanto para quem vai efetivamente colocar a mão na massa.

O melhor caminho para iniciar o processo de fazer seu marketing digital na própria empresa, é começar pelo Curso de Marketing Digital, onde o participante aprende a ter uma visão estratégica do marketing digital e suas ferramentas.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Para se especializar nas diversas áreas do marketing digital, temos cursos específicos, como o Curso de Redes Sociais, o Curso de SEO e outros.

Para se manter em dia com temas como o do marketing digital na própria empresa e outros que envolvem o universo do marketing online, assine a nossa Newsletter.