O que é SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca

Se você ainda não sabe o que é SEO, neste artigo garantimos que você terá uma visão completa desta dimensão que é considerada a de maior potencial de conversão para qualquer tipo de negócio online.

Embora seja uma das mais importantes dimensões do marketing digital, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca ainda permanecem envoltas em dúvidas e conceitos irreais.

Neste artigo nosso objetivo é o de explicar o que é SEO e mostrar também os conceitos envolvidos, as dimensões onde são aplicadas suas técnicas e vantagens no uso desta ferramenta de marketing online.

Vejamos então cada um destes itens para que você possa ter uma noção de o que é SEO e como ele funciona, para então conseguir gerar mais tráfego orgânico para o seu site e se colocar entre os primeiros resultados das páginas de respostas do Google.

1 – Situando o SEO no marketing de busca

As páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo, são divididas em duas áreas distintas, a de resultados pagos e a de resultados orgânicos.

Na área de resultados pagos, aqueles que são exibidos logo no início e ao final das páginas de respostas do Google, são exibidos links de empresas que pagaram para figurar logo entre os primeiros links listados quando é feita uma pesquisa no buscador.

Na área logo abaixo, na seção de resultados orgânicos são listadas páginas, que em função de sua relevância, são classificadas nestas posições.

É justamente na área da busca orgânica que as técnicas de SEO fazem toda a diferença. Para estar listado nas primeiras posições, não é preciso pagar nada, basta ser relevante.

2 – O que é SEO?

Para explicarmos o que é SEO precisamos esclarecer o que significam estas três letras. SEO é o acrônimo para a expressão em inglês Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca.

É um conjunto de técnicas que visam colocar as páginas de um site, blog ou loja virtual, em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e Bing.

Como o bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages, é fundamental para uma boa exposição neste canal, o SEO é considerado uma das principais ferramentas do marketing de busca.

3 – Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca

Agora que você já sabe o que é SEO, vamos ver como ele funciona. Como dito anteriormente o SEO reúne um conjunto de técnicas, que quando aplicadas a um site, possibilitam que suas páginas sejam listadas logo no início da área de resultados orgânicos das páginas de respostas dos buscadores.

Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas ferramentas de busca.

Para que você possa entender melhor o funcionamento do SEO, vamos em primeiro lugar conhecer os pilares do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

4 – Os pilares de SEO

Vamos começar a nossa explicação sobre o que é SEO por seus pilares, ou seja os conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google como mais relevante do que outros.

A relevância de um site tem como pilares os seguintes pontos:

  • Reputação do site – Conceito técnico do site junto aos buscadores, como estabilidade do provedor de hospedagem e estrutura de programação;
  • Autoridade do site – Relevância do site e seu conteúdo dentro do seu campo semântico em que se situa;
  • Popularidade do site – Quantidade de links de qualidade e dentro da mesma dimensão temática que apontam para o site.

Em nosso curso de SEO sempre faço questão de deixar claro que tentar fazer o trabalho de otimização sem compreender e levar em consideração estes pilares é uma verdadeira perda de tempo, pois o SEO moderno prioriza estes conceitos.

5 – Os fatores de SEO

Visto o que é SEO em termos dos conceitos envolvidos, é hora de tratarmos das dimensões do trabalho de otimização para ferramentas de busca em um site.

É nesta etapa que aplicamos um conjunto de regras que vão da estrutura até formatação do conteúdo.

O que significa SEO

Podemos dividir os fatore de SEO também em quatro níveis:

  • SEO Estrutural – É um conjunto de técnicas que você deve aplicar justamente na estrutura do seu site, para que ele possa ser bem posicionado nas páginas de respostas do Google. Para saber mais sobre esta etapa do processo de otimização de sites, leia o nosso artigo O Que é SEO Estrutural;
  • SEO On Page – São técnicas de SEO que aplicamos em cada uma das páginas do nosso site. Itens como palavras-chave, meta tags, tags HTML e links de conteúdo, são trabalhados de forma a posicionar cada uma de suas páginas em destaque nas pesquisas. Para saber mais, leia o nosso artigo O Que é SEO On Page;
  • SEO Off Page – Nesta dimensão do SEO, trabalhamos na construção da popularidade do site em outros players online, como sites, blogs, redes sociais, bookmarks e diversas outras fontes de tráfego disponíveis na Internet. Para conhecer um pouco mais sobre esta dimensão, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é SEO Off Page;
  • SEO On Serp – Essa é a mais recente dimensão do SEO, que envolve a forma como os seus links são apresentadas nas páginas de respostas do Google. O que é SEO se não conseguir se destacar nas páginas de respostas de pesquisas? É justamente aí que tratamos desta dimensão, que você pode conhecer melhor lendo o nosso artigo O Que é SEO On Serp.

Da mesma forma que os pilares de SEO devem trabalhar de maneira integrada, no que diz respeito aos fatores de SEO devem ser encarados da mesma forma, pois um não existe sem o outro. O algoritmo do Google avalia o conjunto.

Não existe um único fator de SEO que possa garantir um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google. De nada adianta trabalhar uma das dimensões do processo de otimização para ferramentas de busca e ser negligente em outros.

É muito importante tratar a estrutura do site, conteúdos de qualidade, experiência do usuário e de forma de forma simétrica para se chegar a boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Em um projeto de SEO devemos alinhar todos estes detalhes para atingirmos nossos objetivos, sempre levando em consideração as demandas e contribuições que as outras áreas do marketing podem oferecer.

O que é SEO

6 – O que é SEO e suas vantagens

Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental dentro do contexto do marketing digital. Não basta saber apenas o que é SEO, o importante é conseguir contextualizar esta dimensão do marketing digital em uma estratégia macro.

Como um grande número de pessoas recorre ao Google para buscar informações, estar entre os primeiros sites listados em suas páginas de respostas é fundamental, já que raramente as pessoas estendem suas buscas a segunda ou terceira página do Google.

7 – Principais perguntas sobre SEO

É natural que as pessoas que estão interessadas em saber o que é SEO tenham algumas perguntas que são clássicas em termos de otimização de sites.

Com a experiência que temos em mais de dez anos na área de cursos sobre SEO e marketing digital, reunimos abaixo algumas das principais dúvidas nesta área.

❓ Preciso saber programar para trabalhar com SEO?

Definitivamente não. O que é SEO se não ajustes nos elementos do site? Por isso, as plataformas para criação de sites, blogs e lojas virtuais já vêm com recursos para que você faça um excelente trabalho de SEO sem que seja necessário saber absolutamente nada de programação.

Um bom exemplo disso é o WordPress, plataforma para gerenciamento de conteúdo para criação de qualquer tipo de site, que possui as melhores ferramentas para SEO incorporadas à sua estrutura e com ótimas opções de plugins para executar essa tarefa.

❓ Qual o prazo de retorno de ações de SEO?

Uma estratégia de SEO tem um prazo de retorno de médio/longo prazo, pois depende da análise do algoritmo do Google, o que foge do controle do analista de SEO em si.

Temos estratégias que podem acelerar este processo, mas é certamente uma estratégia que precisa de um prazo de maturação.

❓ Posso implementar uma estratégia de SEO em um site já existente?

É claro que sim. Muito embora um projeto de SEO deva ser aplicado logo na fase de planejamento de um site, blog ou loja virtual, nunca é tarde para iniciar a implementação deste processo.

Mesmo com sites que não foram pensados em termos de SEO, podem ter seus conteúdos adaptados para se destacarem nas páginas de respostas dos grandes mecanismos de busca.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o que é SEO e como ele funciona, basta postar na área de comentários deste artigo e nossa equipe terá imenso prazer em responde-la.

Em nosso curso de marketing digital fazemos questão de deixar bem claro tanto o que é SEO quanto sua importância dentro do contexto de um plano de marketing digital, principalmente porque essa é uma das primeiras providências na hora de montar esse planejamento.

A otimização de sites para ferramentas de busca gera mais exposição e aliado a isso, atrair um tráfego extremamente qualificado, gerando um resultado maior na medida que este tipo de tráfego possui um potencial de conversão muito maior.

Para complementar as informações deste artigo e descobrir o que é possível fazer para colocar o seu site na primeira página do Google utilizando as técnicas de SEO, recomendamos que você leia o artigo Como colocar um site em primeiro lugar no Google.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Agora que você já sabe o que é SEO e sua importância para a divulgação de uma empresa na Internet, poderá incorporar mais essa ferramenta à sua estratégia. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing