O que é SEO de On Page e como funciona esta técnica

O SEO On Page é um conjunto de técnicas de Search Engine Optimization aplicadas às páginas de um site, tendo como objetivo posicioná-las em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, Bing e outros.

O trabalho de SEO consiste da aplicação de uma série de técnicas e estratégias, que são utilizadas nas diversas dimensões de um site, blog ou loja virtual, visando uma maior exposição nas ferramentas de busca.

No caso do SEO On Page, temos uma série de técnicas que são aplicadas aos diversos elementos que compõem a página de um site, como os marcadores técnicos de SEO, o texto em si, a formatação deste texto, imagens, links e outros elementos.

Entender o que é SEO On Page e sua importância para o conjunto de técnicas que compõem o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é essencial para que você tenha sucesso nesta área.

Em uma estratégia de marketing digital, o marketing de busca tem um papel fundamental na geração de tráfego. Neste cenário, o SEO On Page aplicado em uma página é fundamental para você alcance as primeiras posições no Google.

Neste artigo vamos mostrar a você o que é SEO On Page, qual a sua importância para o processo de SEO como um todo e os principais elementos que compõem o foco da aplicação destas técnicas no processo de otimização de sites.

O que é SEO On Page

SEO On Page e as quatro dimensões do SEO

Para que você possa entender melhor o que é SEO On Page, e contextualizá-lo no processo de otimização de sites, é importante mostrar as diferentes dimensões do SEO.

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O trabalho de SEO é desenvolvido em quatro etapas distintas, cada uma sendo responsável por um dos aspectos do processo de otimização de sites para ferramentas de busca:

  • SEO Estrutural – Técnicas de SEO aplicadas à estrutura de um site, blog ou loja virtual visando destaca-lo nas páginas de respostas dos mecanismos de busca – veja detalhes;
  • SEO On Page – Técnicas de SEO aplicadas individualmente a cada uma das páginas o site para posicioná-las nos primeiros lugares das páginas de respostas dos buscadores;
  • SEO Off Page – Estratégias de SEO que visam gerar backlinks para as páginas de um site e com isso destaca-las nas páginas de respostas dos motores de busca – veja detalhes;
  • SEO On SERP – Técnicas de SEO que visam destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, através de snippets especiais de maior atratividade e visibilidade – veja detalhes.

No caso do SEO On Page, vamos trabalhar justamente os elementos presentes em cada uma das páginas e seções do site, para conquistar posições de destaque no topo das páginas de respostas às pesquisas realizadas no buscador.

Qual a importância do SEO Onpage?

O SEO Onpage é uma das etapas mais importantes do processo de otimização de sites para ferramentas de busca, pois o Google está cada vez mais focado no conteúdo publicado nas páginas de sites, blogs e lojas virtuais.

SEO On Page

Como fazer o trabalho se SEO On Page nas páginas do seu site

Agora que você já conhece os fundamentos do SEO On Page, vamos ver quais são os principais parâmetros que você deve levar em consideração na hora de realizar esta etapa de otimização em seu site.

Como eu disse no início deste artigo, as técnicas de SEO ON Page, deverão ser aplicadas aos diversos elementos que compõem o conteúdo da sua página, para que ela seja considerada relevante e consequentemente listada em posições de destaque nas páginas de respostas das ferramentas de busca.

Vamos ver então quais são os principais fatores de SEO On Page que você deve levar em consideração na hora de fazer a otimização da sua página.

1 – URL amigável

Este é um dos primeiros parâmetros com que você deve se preocupar, inserindo na URL da sua página, a palavra-chave para a qual você deseja se destacar nas buscas.

2 – Meta Tag Title

A Meta Tag Title será o título do seu snippet na página de respostas do Google, e precisa ser ao mesmo tempo instigante, para gerar cliques e conter a sua palavra-chave em foco.

3 – Meta Tag Description

A Meta Tag Description é a descrição do seu site que será listada nas páginas de respostas do Google e necessariamente deve conter a sua palavra-chave em foco.

4 – Tag Line

Podemos chamar a tag line de título da sua página. Também neste caso, precisa ser instigante, para estimular a leitura do conteúdo e conter a sua palavra-chave, com a tag de heading H1, para marcar o conteúdo que você irá abordar em sua página.

5 – Títulos e sub títulos

O Google interpreta um texto bem organizado como fator de usabilidade e por isso, crie títulos e sub títulos, usando as tags H2 e H3 para identificar estas divisões.

6 – Tags de ênfase

As tags de ênfase de textos, como negrito, itálico e sublinhado, também são interpretadas como indicadores de palavras-chave, por isso sempre coloque a sua palavra-chave em foco, ao menos uma vez com estas marcações.

7 – Listas

Outro elemento de texto que o Google encara como sinal de um bom conteúdo são as listas, como as feitas com bullets ou números. Por isso, tente sempre incluí-las em seu conteúdo.

8 – Tamanho do texto

Este é um fator de otimização on page que o Google vem prestando muita atenção nos últimos tempos. O tamanho mínimo do texto deve ser de 600 palavras, considerando-se o ideal, textos com mais de 1.200 palavras.

9 – Densidade da palavra-chave

A palavra-chave em foco deve ser relevante em seu conteúdo. Por isso, calculamos o percentual que ela representa no conteúdo do seu texto. Este percentual deve ficar no máximo entre 2% e 3%. Mais do que isso pode ser considerado Keyword Stuffing e penalizar o seu site.

10 – Imagens

Um outro fator de SEO on page importante são as imagens, pois o Google considera um texto com imagens, um conteúdo rico. O ideal é ter ao menos uma imagem no texto, e o nome do arquivo deve conter a sua palavra-chave.

11 – Tag Alt

Na imagem, existe uma marcação, que chamamos de tag Alt da imagem, que é usada para auxiliar a identificar a imagem em sistemas de leitura de conteúdo para pessoas com deficiência visual. Sempre insira a sua palavra-chave nesta tag.

12 – Links internos

Outra boa prática de SEO on page é criar links internos em sua página, apontando para outras páginas relacionadas do seu site. É considerado um fator essencial no SEO On-page, por isso não deixe faltar, pois isso inclusive aumenta o seu Crawl Budget.

13 – Links externos

Este é outro fator de otimização on page que não deve faltar. O Google gosta quando um determinado conteúdo faz menções externas, indicando páginas que complementem o conteúdo apresentado.

14 – Rich Snippets

Se o seu conteúdo está sujeito a ser listado como Rich Snippet, resultados exibidos com recursos especiais nas páginas de respostas do Google, estes parâmetros específicos também devem ser configurados na página.

15 – Vídeos

Sempre que possível, tente inserir um vídeo em seu conteúdo. É certo que isso nem sempre é possível, mas se houver uma chance para isso, certamente ajudará no seu posicionamento.

Cada um destes parâmetros possui regras próprias e técnicas de aplicação, por isso é importante que o trabalho de otimização seja feito de forma criteriosa, de forma a fazer com que o conteúdo como um todo seja relevante para os buscadores.

Para não se perder neste mar de informação, é comum quando estamos elaborando um projeto de SEO, criarmos um roteiro de SEO On Page, para padronizarmos o processo, o que cria uma uniformidade técnica para todo ou site, ou para uma seção dele.

Como você pode ver, são muitos fatores de otimização on page para serem monitorados na hora de criar o seu conteúdo.

A boa notícia, é que se você estiver trabalhando com a plataforma WordPress, existem plugins de SEO, como o Yoast e outros, que ajudam você neste trabalho.

O que é SEO Onpage

Perguntas frequentes sobre SEO On Page

Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre o que é SEO On Page e como aplica-lo nas páginas de um site, para que ele consiga ocupar posições de destaque nas páginas de respostas do Google.

❓ O SEO Onpage é suficiente para uma boa posição no Google?

Não. Sem dúvida o SEO On Page é importantíssimo para se obter uma boa posição nas páginas de respostas dos buscadores, mas precisa ser acompanhado da otimização em outras dimensões do SEO.

❓ Qual o fator de SEO On Page mais importante?

Não existe um único fator que garanta a você uma boa posição nas páginas de respostas do Google. O trabalho é sempre visto como um todo, tanto no que diz respeito ao SEO On page quanto as outras dimensões.

❓ Posso aplicar as técnicas de SEO On Page em qualquer tipo de site?

Sim. Seja em um blog, site institucional, loja virtual, perfis em mídias sociais e até mesmo arquivos PDF são passíveis de aplicação de técnicas de SEO On page. É apenas uma questão de adaptar estas técnicas ao ambiente online em questão.

Se você tiver uma outra dúvida sobre o que é SEO On Page, suas técnicas e aplicações, deixe a sua pergunta em nossa área de comentários.

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Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é SEO On Page, faça uma análise do conteúdo do seu site e veja se ele segue as diretrizes técnicas para esta dimensão do SEO. Mantenha-se em sai com este e outros conceitos de SEO, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing