A importância de um Projeto de SEO

Um dos erros mais comuns dos novatos em SEO é o de iniciar o trabalho sem ter um Projeto de SEO com objetivos e metas bem definidas. Esse erro faz com que o trabalho se torne disperso e não raramente inexequível.

O SEO – Search Engine Optimization é uma estratégia de marketing digital que destaca seu site nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores, como o Google, por exemplo, que traz ótimos resultados a longo prazo.

Destacando o seu site na área de busca orgânica das respostas nas pastas de respostas de pesquisas, você gera um trafego gratuito para o seu site, e altamente qualificado, ou seja, com elevado potencial de conversão.

O problema é que sem um projeto de SEO que sirva como uma diretriz para orientar todas as ações envolvidas nesse processo.

Em nosso curso de SEO sempre fazemos questão de deixar bem claro que sem o devido planejamento, o trabalho de SEO pode se revelar algo muito mais difícil do que realmente é.

Por isso, vamos dar uma olhada em o que podemos fazer para criar um Projeto de SEO que nos auxilie a atingir nossas metas.

Etapas de um projeto de SEO

Um bom projeto de SEO deve ser detalhado em seus mínimos detalhes visto que a criação e implementação de uma verdadeira estratégia de SEO, envolve diversas etapas e cada uma delas depende diretamente da etapa anterior.

Conquistar as melhores posições nas páginas de respostas de buscadores como Google não é tarefa fácil e por isso é necessário planejar cada passo.

Podemos dividir um projeto de otimização de um site em 5 etapas:

Vejamos então em que consiste cada uma dessas etapas do projeto de SEO para que você possa ter uma noção de como esse processo se dá.

1 – Análise

É a etapa do projeto de SEO em que tomamos ciência sobre o ambiente em que iremos trabalhar, necessidades, objetivos e orçamento disponível.

Curso de SEO

É uma etapa de avaliação do projeto e as implicações envolvidas. Devemos entender em que cenário iremos atual e quais são os recursos e limitações.

Estudar a viabilidade de implantação da estratégia de SEO é fundamental, pois muitas vezes nos deparamos com situações em que se fazem necessárias alterações que muitas vezes não são identificadas em uma primeira abordagem.

Um exemplo clássico disso, são plataformas que não possuem os recursos necessários para a implementação de uma estratégia de SEO.

Nesses casos, por exemplo, as mudanças necessárias podem extrapolar em muito as previsões iniciais, com consequências diretas no orçamento do projeto.

Para um site já existente, a melhor opção é começar com uma auditoria de SEO profunda, para que se possa identificar todos os aspectos envolvidos no processo.

2 – Prospecção

É a fase do projeto de SEO em que realizamos as pesquisas necessárias para a implementação da otimização. Isso envolve o conhecimento da Persona de Marketing, pesquisa de palavras-chave e recursos técnicos necessários para a otimização do site.

Neste momento determinamos quais são as palavras-chave para as quais iremos otimizar o site, quais serão as landing pages, que tipo de estrutura será necessária para uma boa otimização das diversas páginas e quais os recursos de SEO serão empregados.

É uma fase de conhecimento do negócio e suas peculiaridades, o que vai facilitar bastante no processo de otimização de sites, pois você vai entender melhor o público-alvo que deseja impactar.

Devemos fazer pesquisas para identificar hábitos e costumes dos usuários que pretendemos atingir, para podermos moldar o conteúdo do site de forma a ser facilmente encontrado pelos visitantes nas páginas de respostas dos buscadores.

Projeto de SEO

3 – Implementação

É o momento de efetivação técnica de todo o planejamento de SEO. Nessa fase executamos a otimização dos fatores de SEO on page como meta tags e outros recursos aplicados ao corpo do site e seu conteúdo e também dos fatores de SEO off page do site como propagação e link building.

É também nessa etapa que faremos a implementação de códigos de autenticação, arquivos acessórios como Sitemaps e dos protocolos de exclusão do site.

Em um projeto de SEO devemos tomar bastante cuidado com essa fase, porque ela será a responsável direta pelas próximas ações e portanto qualquer falha pode comprometer seriamente o desenvolvimento do projeto.

4 – Monitoramento de Resultados

Nesta fase, fazemos o acompanhamento dos resultados das técnicas aplicadas para avaliar a eficácia das ações na aplicação das técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Vamos verificar o posicionamento das diversas palavras-chave otimizadas nas páginas de respostas dos buscadores e sua evolução em termos de posicionamento.

Para avaliarmos o desempenho do nosso projeto de SEO, teremos como ferramentas de suporte o Google Search Console e também o Google Analytics.

5 – Ajustes no Projeto

É a fase final do processo, quando, identificadas melhorias a serem feitas, partimos para os ajustes necessários para que o nosso projeto de SEO consiga os melhores resultados possíveis.

O processo de SEO é contínuo e deve ser periodicamente verificado, já que normas são mudadas durante o tempo e além do mais, cada vez mais participantes chegam ao mercado, acirrando assim a disputa pelas melhores posições nas páginas de respostas dos buscadores.

Em nosso curso de SEO costumo dizer que uma posição nas SERP – Search Engine Response Page, não é sua, ela está com você.

É nessa etapa que verificamos se os objetivos do projeto foram alcançados e caso não, o que podemos fazer para melhorar o desempenho do site.

Colocando em prática o Projeto de SEO

Uma vez definidas as diversas etapas do projeto de SEO é hora de implementá-lo. Em nosso curso de SEO sempre chamo atenção para a importância do comprometimento de toda a equipe no processo.

Em função das diversas ações que deverão ser executadas, que abrangem áreas tão distintas como programação, web design, arquitetura da informação e até mesmo as mídias sociais, é necessário que o analista de SEO e todos os envolvidos na administração e manutenção do site sejam participantes ativos do processo.

Uma abordagem fragmentada pode resultar em atrasos e desperdício de tempo e recursos. Um bom planejamento de SEO tem como uma de suas diretrizes básicas a integração de todos os participantes envolvidos, para que se possa extrair o máximo dos recursos empregados.

Um outro aspecto do projeto de SEO é a questão do cronograma. Cada etapa deve ter um prazo determinado para sua execução, pois em termos de SEO, existem prazos que devem ser compatibilizados para que a estratégia crie uma sinergia entre as diversas etapas.

Sem um cronograma definido, podemos perder o potencial de algumas das ações dentro de um projeto de SEO e prejudicar seriamente o monitoramento e a avaliação dos resultados obtidos.

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Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing