fbpx

Estratégia de Marketing no Instagram

Estratégia de marketing no Instagram – Sua empresa já tem uma?

Definir uma estratégia de marketing no Instagram é o primeiro passo para quem deseja usar essa rede para divulgar uma empresa ou até mesmo a sua marca pessoal.

Com o crescimento dessa rede no Brasil, muitas marcas vêm buscando no Instagram uma alternativa para a divulgação de seus produtos e serviços.

Moda, gastronomia, beleza e turismo, por exemplo, são setores que não podem ficar de fora do Instagram, por serem “a cara” dessa rede e por isso, encontram nela um ótimo lugar para a obtenção de leads.

O grande problema é que muitas dessas marcas estão partindo para o marketing no Instagram, ainda de uma forma amadora e improvisada.

Em um mercado tão competitivo como o do marketing nas mídias sociais, tratar uma conta de Instagram corporativa da mesma forma que você trata a sua conta pessoal é um verdadeiro suicídio estratégico.

Por isso, é importante que antes de mais nada, a marca se prepare, elaborando uma estratégia de marketing no Instagram, antes de sair por aí publicando qualquer coisa e rezando para ter algum resultado. Todos nós sabemos que isso não funciona.

Para que possamos deixar este artigo o mais didático possível, dividimos o conteúdo nos seguintes tópicos:

Você verá que este planejamento básico de uma estratégia de marketing digital no Instagram não é tão difícil como pode parecer, mas certamente é fundamental para que a marca consiga bons resultados.

O passo a passo para elaboração de uma estratégia de marketing no Instagram

Abaixo você verá o passo a passo para elaborar uma estratégia de marketing digital no Instagram e projetar a sua empresa, ou marca pessoal nesta ferramenta.

1 – Entendendo o conceito

O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing no Instagram é entender o próprio conceito de marketing nas mídias sociais, que tem características bem diferentes de outras estratégias de marketing digital.

O marketing nas mídias sociais é baseado no relacionamento, ou seja, você em primeiro lugar cria laços de relacionamento com seus seguidores e fãs, para depois, de forma sutil, apresentar a sua proposta comercial.

Sendo assim, esta é uma estratégia de médio e por isso, você precisa começara agora para depois colher os frutos dessa estratégia mais adiante. Não existe resultado imediato no marketing em mídias sociais.

2 – Entendendo o marketing no Instagram

O marketing no Instagram, seja ele pessoal ou corporativo, obedece a regras próprias e compreender estas regras e características da rede é essencial para sua estratégia de marketing.

O Instagram é uma mídia, por definição, de entretenimento. Por isso, sua abordagem comercial deve ser a de display, ou seja, estar no lugar certo, para as pessoas certas, sem interferir na conversa natural da rede.

3 – Determine os seus objetivos no Instagram

Como em qualquer outra plataforma de mídia social, ao traçar uma estratégia de marketing no Instagram você deve determinar de maneira clara quais são os seus principais objetivos com a presença da sua marca neste canal.

O marketing no Instagram não funciona ou funciona muito pouco em algumas situações, como a da venda direta, por exemplo. Por isso, a sua proposta deve ser a de criar uma alternativa às suas outras estratégias de marketing online.

Determinando de maneira clara os seus objetivos, você terá condições de selecionar suas métricas e fazer uma mensuração realmente técnica dos resultados.

Não é por outro motivo que em nosso Curso de Instagram, colocamos esta questão logo entre os primeiros módulos do treinamento.

4 – Desenvolva conteúdo exclusivo para o Instagram

Outra característica interessante do Instagram é que ele é extremamente exigente em termos de conteúdo.

Em nosso curso de marketing nas mídias sociais, sempre falo que o conteúdo é a principal ferramenta nesta área, e no Instagram não seria diferente, pois ele também faz parte dos canais envolvido em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Uma estratégia de marketing no Instagram, difere bastante do uso pessoas da ferramenta. Enquanto no uso privado, não temos muita preocupação com a sequência de ações, no caso do uso corporativo, tudo precisa ser pensado.

Uma boa estratégia de marketing precisa alinhar o desenvolvimento de conteúdo para redes sociais aos diversos níveis de consciência do consumidor, para criar um fluxo de intensificação do relacionamento da marca com seu público-alvo.

Por isso é importante que você estude as postagens de empresas da sua área que se destacam no Instagram, para entender a sua concorrência e também ver como o público reage a estas publicações.

  • Imagens – Trabalhe sempre com imagens exclusivas e inovadoras. Nada de sair por aí pegando imagens batidas para colocar em suas publicações, pois elas não funcionam, justamente por já fazerem “parte da paisagem”.
  • Textos – Invista pesado na criação de textos que gerem interações, com link baits instigantes e o uso de um call to action forte, para que suas publicações consigam alcançar o seu objetivo de criação de laços de relacionamento com os seus seguidores.
  • Hastags – As Hashtags desenvolvem um papel importantíssimo dentro de uma estratégia de marketing no Instagram, por isso, cria a sua própria, para conseguir um alcance maior e também monitore as hastags mais populares. Clique aqui para saber mais.

O conteúdo é o grande responsável pelas interações no Instagram, portanto, acreditar que a marca poderá ter sucesso nesta área sem o devido cuidado na preparação prévia deste conteúdo é perda de tempo.

Como ter uma boa estratégia de marketing no Instagram gira em torno de conteúdo, a Academia do Marketing oferece um treinamento exclusivo nesta área que é o Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais.

Estratégia de marketing digital no Instagram

5 – Prepare a sua estrutura

O Instagram, mais até que outras mídias sociais como o Facebook e Twitter, é um ambiente de conversas, por isso, você precisará ter uma estrutura de interação, caso contrário, todos os seus esforços para a criação de uma estratégia de marketing para Instagram serão desperdiçados.

As pessoas comentam e fazem perguntas em suas publicações, e é importantíssimo, para a criação dos laços de relacionamento que citamos no primeiro item deste artigo, que você esteja pronto para interagir com estes comentários e perguntas.

A pessoa responsável por estas interações precisará estar totalmente alinhada com a estratégia de Instagram Marketing desenhada pela sua equipe, caso contrário, o potencial de conversão destas interações pode ser perdido, ou pior a marca pode acabar envolvida em uma crise nas mídias sociais.

6 – Alinhe sua estratégia de marketing no Instagram com a de Facebook

Todos nós sabemos que o Facebook está totalmente integrado ao Instagram, e por isso mesmo faz todo o sentido você alinhe a sua estratégia de marketing no Instagram à sua estratégia de marketing no Facebook, de forma a criar uma sinergia de marketing digita entre elas.

Não que você vá replicar tudo o que faz no Instagram, na interface do Facebook, o que seria na verdade um grande erro, mas sim, fazer com que estas duas ferramentas interajam entre si, visando potencializar cada uma delas.

7 – Monte um bom sistema de monitoramento

Só existe uma maneira de você analisar o sucesso de uma estratégia de marketing no Instagram, como em qualquer outro tipo de campanha online: Montando uma boa estratégia de monitoramento de conversões.

Um dos grandes problemas do Instagram é justamente a falta de links nas publicações não impulsionadas, eles só são permitidos em anúncios. Por isso, a maioria das técnicas de monitoramento de tráfego baseadas no Google Analytics, como UTM Tagging, ficam bastante comprometidas.

Por isso, você deverá criar um sistema de monitoramento diferenciado, através de Landing Pages específicas, enviadas em resposta às suas interações, para poder acompanhar a entrada de leads gerados no Instagram em seu funil de conversão.

Para complementar a leitura sobre este tema, sugerimos que você também leia o artigo Como Montar Uma Estratégia de Marketing nas Redes Sociais.

Como você pode verificar, criar uma estratégia de marketing no Instagram não é tão difícil assim. É claro que estes são apenas os passos iniciais, mas sem eles, não há como ter sucesso neste canal. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing

By Published On: 3 de maio de 2022Categories: InstagramTags:

21 Comments

  1. Marilia 5 de julho de 2021 at 19:12 - Reply

    Fiquei muito feliz de poder consumir seu conteúdo sobre estratégias de marketing no Instagram. É muito bom saber que existe pessoas como você que dedica seu tempo para ajudar os demais como eu.
    Desejo que te Deus te abençoe ainda mais para que você possa sempre está aqui trazendo conteúdos relevantes como este para nós.
    Muito obrigada e abraços!

    • Academia do Marketing 7 de julho de 2021 at 21:56 - Reply

      Olá Marilia

      Ficamos muito satisfeitos com o seu feedback sobre o nosso artigo. Continue acompanhando a Academia do Marketing, pois estaremos sempre publicando novos artigos sobre marketing no Instagram.

  2. Douglas Rannie 7 de janeiro de 2021 at 16:04 - Reply

    Instagram é uma excelente rede social para divulgar empresas, mas como dito no artigo, é necessário antes de tudo ter uma estratégia muito bem definida.

    • Academia do Marketing 14 de janeiro de 2021 at 10:39 - Reply

      Olá Douglas

      Realmente, sem uma estratégia de marketing no Instagram, o trabalho se perde, principalmente porque não existem metas definidas um dos priores erros de marketing digital.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Ana Paula Chagas 4 de agosto de 2020 at 21:05 - Reply

    Não sei mais o que faço, não consigo ter engajamento no Instagram, vou tentar as dicas aqui tomara que dê certo. Obrigado pelas dicas!

    • Academia do Marketing 6 de agosto de 2020 at 18:25 - Reply

      Olá Ana

      Pode seguir as nossas orientações que você certamente conseguira mais engajamento no Instagram

  4. Guilherme 25 de julho de 2020 at 10:29 - Reply

    Oi, gostei muito do conteúdo de vocês. Vocês poderiam fazer um sobre o pinterest ?? Eu acho que o instagram ta com muita gente e no pinterest eu consigo ter um crescimento melhor e muitas vezes sem aparecer e um trabalho mais delicado.

  5. Luan 20 de outubro de 2019 at 12:56 - Reply

    Muito Obrigado pelas dicas, to começando agora a passar minha empresa para o instagram !

    • Academia do Marketing 22 de outubro de 2019 at 19:46 - Reply

      Olá Luan

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como criar uma estratégia de marketing no Instagram foi útil para você. Para saber mais sobre isso e conhecer todas as técnicas e ferramentas de marketing no Instagram, sugerimos que você conheça o nosso Curso de Instagram Para Negócios no link https://www.academiadomarketing.com.br/curso-de-instagram-online/

  6. Ludimila Andréa Rosa dos Santos 9 de outubro de 2019 at 00:00 - Reply

    Adorei o site são informações que nos ajudam a entender e criar estratégias para o marketing digital no instagram. Obrigada por compartilharem conosco me ajudou bastante.

    • Academia do Marketing 2 de dezembro de 2019 at 08:57 - Reply

      Olá Ludimila

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo apresentando algumas das estratégias de marketing no Instagram foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  7. Mirela Antonia 6 de abril de 2019 at 10:06 - Reply

    Gostei do site e adorei suas dicas para a criação de uma estratégia de marketing no Instagram. Vão me ajudar muito

    • Academia do Marketing 7 de abril de 2019 at 22:23 - Reply

      Olá Mirela

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como criar uma estratégia de marketing no Instagram será útil para você. Nós também oferecemos um curso completo sobre marketing e vendas no Instagram. Para saber mais detalhes, acesse o link https://www.academiadomarketing.com.br/curso-de-instagram-online/

      Um grande abraço e sucesso!

  8. Nvmarketing 19 de março de 2019 at 04:24 - Reply

    Gostei nbastante do seu artigo sobre estratégia de marketing no Instagram. Gostaria de aprender mais.

  9. Diogo Rocha 6 de janeiro de 2019 at 17:48 - Reply

    Sem dúvida recomendo o conteúdo, sobre a criação de um estratégia de marketing para o Instagram. Me ajudou muito… recomendo inclusive o curso! Meu perfil alcançou outro nível de negócio.

    • Academia do Marketing 6 de janeiro de 2019 at 19:14 - Reply

      Olá Diogo

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre estratégia de marketing no Instagram foi de seu agrado. Ficamos igualmente satisfeitos em saber que o nosso Curso de Instagram ajudou você a alavancar o seu perfil.

  10. Rafael Marques 13 de setembro de 2018 at 05:57 - Reply

    Wow, aprovado! ɡostei ƅaѕtante da sua abordagem sobre a estratégia de marketing no Instagram!

  11. Lázaro Almeida 9 de agosto de 2018 at 15:27 - Reply

    Adorei as dicas de estratégias de marketing no Instagram

  12. Tatiana 22 de maio de 2018 at 05:06 - Reply

    Mais um excelente artigo, os vossos cursos também são bastante informativos, já recomendei a uns quantos amigos.

    • Academia do Marketing 22 de maio de 2018 at 22:47 - Reply

      Olá Tatiana

      Ficamos bastante satisfeitos que você tenha gostado do nosso artigo sobre as estratégias de marketing no Instagram e também sobre a sua observação sobre os nossos treinamentos.

      Um grande abraço e sucesso!

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo