Como anunciar de graça no Google – Veja algumas dicas

Quem nunca se questionou sobre como anunciar de graça no Google? Afinal de contas, é uma das melhores vitrines para qualquer negócio, você não concorda?

O problema é que como em qualquer empresa, o objetivo do Google é ganhar dinheiro, e por isso, a grande maioria dos anúncios no Google são pagos e em tempos de crise, como os que vivemos hoje, nem sempre o caixa suporta esse investimento.

Justamente por isso, é cada vez maior o número de pessoas que buscam saber como anunciar de graça no Google, como uma forma de alavancar suas vendas e ao mesmo tempo poupar um bom dinheiro.

A boa notícia é que é possível sim anunciar de graça no Google, e neste artigo, vou mostrar algumas maneiras de você conseguir uma ótima exposição sem gastar um único centavo com anúncios.

As opções de anúncios gratuitos no Google

Vejamos então quais são as opções para anunciar gratuitamente no Google, desde as opções mais fáceis, até aquelas que requerem o domínio de técnicas especiais.

1 – Como anunciar de graça no Google através da plataforma Google Meu Negócio

Como anunciar de graça no Google Meu Negócio

Essa é a forma mais fácil para anunciar no Google sem pagar nada. A plataforma Google Meu Negócio foi desenvolvida para que empresas pudessem ter um acesso fácil e rápido a uma ferramenta que as possibilitasse ter uma boa exposição nas páginas de respostas das pesquisas feitas no Google.

Basicamente, ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, sua empresa conseguirá uma exposição gratuita nas seguintes áreas:

  • Referência destacada gratuita na lateral direita das pesquisas feitas em desktops
  • Referência destacada logo no início da página de respostas das pesquisas feitas em dispositivos móveis
  • Informações detalhadas da empresa no Google Maps

O cadastro na ferramenta é gratuito, e não existe qualquer tipo de taxa envolvida. Se você queria saber como anunciar de graça no Google, essa é uma dica simplesmente matadora!

Só essa exposição já é alavanca em muito seu posicionamento na web. Melhor ainda, para usar o Google Meu Negócio não é preciso saber nada de programação ou técnicas avançadas de marketing digital.

A plataforma é bastante intuitiva e qualquer um, com um mínimo de conhecimento sobre Internet consegue usar.

A dica para conseguir uma boa exposição, a frente dos seus concorrentes, é preencher todas as informações pedidas nos formulários online que você terá que preencher. Quanto mais completo estiver o perfil da empresa, melhor para você.

Para saber mais sobre essa ferramenta, sugerimos que você leia o nosso artigo O que é Google Meu Negócio e como ele funciona.

2 – Páginas de respostas do próprio Google

Anunciar de graça no Google

Antes de começarmos a discussão sobre como anunciar de graça no Google, é bom deixar claro as duas dimensões do marketing de busca.

Quando falamos em marketing de busca, ou seja, exposição de uma marca nas páginas de respostas de pesquisas dos grandes buscadores, estamos na verdade falando de duas circunstâncias diferentes.

A primeira delas são os resultados pagos, composta pelos anúncios situados na parte superior e inferior das páginas de respostas do Google. Para aparecer nestas duas áreas, você terá que fazer parte do programa Google Ads, os links patrocinados do Google.

No Google Ads as empresas pagam um determinado valor por um palavra-chave, que varia conforme a concorrência por esta palavra. Ou seja, não há como anunciar de graça nestas áreas.

Para quem deseja saber como anunciar de graça no Google, a boa notícia é que aparecer na outra área, a que fica entre as duas áreas de anúncios pagos, não custa nada, pois ter sua página listada ali, vai depender única e exclusivamente do processo seletivo natural da Internet.

A área onde você pode anunciar de graça no Google seu site, blog ou loja virtual é o que chamamos de Resultados Orgânicos. Para ter uma página listada nesta área, o site precisa preencher alguns critérios estabelecidos pelo Google. Veja como o Google classifica os sites.

A melhor maneira de conseguir aparecer nesta área e consequentemente, conseguir uma exposição gratuita no Google, é através da aplicação de técnicas de SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca.

Essas técnicas envolvem diversos fatores como estrutura do site, fatores na própria página, conhecidos como on page, e fatores externos, os chamados fatores off page. A melhor forma de dominar estas técnicas é fazendo um bom curso de SEO, pois a coisa não é fácil.

3 – Vídeos no YouTube

Dicas para anunciar de graça no Google

Uma outra opção para quem quer saber como anunciar de graça no Google, é a criação de vídeos promocionais no YouTube, rede social segunda maior rede sociais do mundo que também pertence ao Google.

Criem um canal no YouTube para a sua empresa e vídeos promocionais, apresentando o seu negócio, produtos e serviços. O funcionamento é muito parecido com o das páginas no Facebook, só que atingindo um público diferente.

Além da exposição para esse novo público, uma das grandes vantagens de ter um canal no YouTube, é que como todas as ferramentas do Google trabalham de forma integrada, o canal irá lhe ajudar a dar relevância para sua empresa em outros ambientes do buscador, como as páginas de respostas de pesquisa, por exemplo.

Para divulgar um pequeno negócio na Internet, em tempos de grana curta, qualquer ajuda a mais é válida, por isso, devemos lançar mão de todas as opções que temos para anunciar no Google sem pagar nada por isso.

Existem diversas opções para divulgar uma empresa de graça na Internet e o Google não fica fora desta lista como você pode ver neste artigo.

Quer saber mais sobre como anunciar de graça no Google?

Mantenha-se informado sobre o Google Meu Negócio e outras opções para divulgação gratuita no Google, cadastrando-se no formulário abaixo.

Como anunciar de graça no Google
4.9 (98.82%) 34 voto[s]