Como anunciar no Google – Conheça as opções disponíveis e quanto custa

Para muitas pessoas, saber como anunciar no Google ainda é uma grande barreira para ingressar de vez no universo do marketing online. O problema é que a falta desta informação pode estar fazendo com que elas percam diversas oportunidades de negócios.

É inegável que o Google é atualmente uma das maiores mídias do mundo, e sem sombra de dúvida, anunciar nesse canal é uma ótima oportunidade para geração de tráfego e conversões para qualquer tipo de site.

Sabendo desse problema, desenvolvemos este artigo, onde pretendemos explicar como anunciar no Google, mostrando as diversas opções disponíveis, inclusive algumas que provavelmente você nem imagina que existam.

Por exemplo, você sabia que é possível anunciar de graça no Google? Isso mesmo! Existem algumas opções em que você pode anunciar no Google sem pagar nada!

Como anunciar no Google em suas diversas plataformas

O Google possui diversas plataformas onde você pode exibir anúncios, como as páginas de repostas das pesquisas feitas no buscador, em sites parceiros do Google, no YouTube, no Gmail e praticamente todos seus ambientes.

Para você que deseja saber como anunciar no Google, vamos começar falando sobre o Google Ads, o antigo Google AdWords, a plataforma de anúncios pagos do Google, que vai possibilitar que você veicule seus anúncios em ambientes como:

  • Páginas de respostas do Google;
  • Sites parceiros do Google;
  • Google Shopping;
  • Vídeos presentes no YouTube;
  • Rede de aplicativos e Discovery.

Neste artigo vamos focar nas principais redes, como a de pesquisa e display, e em uma estratégia que consideramos ser fundamental para o sucesso nessa área, a estratégia de Remarketing.

1 – Como anunciar nas páginas de respostas do Google

Uma dúvida comum sobre como anunciar no Google, diz respeito ao que chamamos de Rede de Pesquisa, ou Links Patrocinados, aqueles links que aparecem logo no topo das páginas de respostas do buscador, e também ao final da página, com uma tag de “Anúncio” do lado.

Como anunciar no Google

Estes anúncios são posicionados aí, pois participam do programa Google Ads, com anúncios que foram criados no que chamamos de Rede de Pesquisa, ou seja, anúncios que serão veiculados apenas nas páginas de respostas do buscador, nos primeiros resultados.

Estes anúncios são bastante interessantes, pois deixam as empresas em uma posição de extremos destaque nas páginas de respostas do Google, que sabemos ser uma das primeiras condições para se conseguir um bom volume de tráfego com origem em buscas.

Neste caso, o anunciante cadastra na plataforma do Google Ads, as palavras-chave que ao serem digitadas no Google, ele gostaria que seus anúncios fossem exibidos, e o valor que está disposto a pagar para ter seus anúncios publicados.

Como anunciar no Google é antes de tudo uma questão de planejamento estratégico, e importante ressaltar que a opção pela Rede de Pesquisa do Google Ads vai depender muito dos seus objetivos de marketing.

Para quem está começando agora, e deseja exposição imediata dos seus produtos para um público-alvo já amadurecido, esta é a melhor opção.

2 – Como anunciar nos sites parceiros do Google

Outra dúvida muito comum sobre como anunciar no Google, é relativa aos anúncios na rede de parceiros do buscador, ou seja, sites que exibem anúncios do Google, no formato texto e banner em suas páginas, por participarem do programa Google AdSense.

Os anúncios exibidos neste site são criados na opção conhecida como Rede de Display, ou seja, a rede de sites que cedem espaço publicitário ao Google em troca de uma parte do valor pago pelo anunciante ao buscador, ao serem clicados.

Neste caso você poderá anunciar seus produtos e serviços em site que tenham a ver com o seu negócio, o que é bastante interessante, principalmente porque você pode até mesmo direcionar seu anúncio para alguns sites especializados.

O sistema de cobrança é o mesmo utilizado para a Rede de Pesquisa, ou seja, o leilão de palavras-chave, com o pagamento tanto por CPM quanto por CPC, como veremos mais adiante.

Para aparecer em sites mais relevantes, o anunciante deverá pagar um preço maior por clique, já que para exibir anúncios nestes sites é também de interesse de outras empresas, e cria-se um leilão entre estes interessados.

Em nosso Curso de Google Ads fazemos questão de chamar atenção dos participantes para o fato de que anunciar na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display depende muito do produto e estratégia que a marca está adotando em termos de marketing de busca ou até mesmo marketing de conteúdo.

Não há como dizer que uma rede é melhor ou pior que a outra. O fator decisivo para escolher entre uma e outra é a estratégia de Search Engine Marketing que está sendo adotada ou a estratégia usada em seu funil de conversão como um todo.

Além disso, como anunciar no Google, principalmente da Rede de Display, é uma questão de saber estar no lugar certo para as pessoas certas e na hora certa, ela é o local ideal para estratégias de Remarketing.

3 – Estratégia de Remarketing

Sabe quando você entra em uma página de um site ou loja virtual, sai, e depois em todo lugar que você vai aparecem anúncios daquela marca? Bem isso não é uma mensagem de Deus ou coisa parecida, é o que chamamos de estratégia de Remarketing.

Ao contrário do que muita gente pensa são poucas as vendas online que são geradas no primeiro contato do consumidor com a marca. Por isso a estratégia Remarketing é cada dia mais importante nos dias de hoje.

Eu até iria mais adiante. Como anunciar no Google não se trata de uma ação única, eu diria que a estratégia de Remarketing é fundamental para mídia paga hoje em dia, seja no Google Ads quanto no Facebook e Instagram, onde ela também é possível. Um dos principais erros em Google Ads é justamente não adotá-la.

Para saber mais detalhes sobre essa estratégia de anúncios no Google, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é Remarketing, onde explicamos este recurso mais detalhadamente.

4 – Como são cobrados os anúncios no Google

Outra dúvida muito comum entre quem deseja saber como anunciar no Google, diz respeito à forma de cobrança destes anúncios.

A cobrança dos anúncios do Google Ads se dá basicamente de quatro formas:

  • CPM – Custo Por Mil: Neste caso, o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio, independentemente de cliques dados no anúncio ou conversões e é muito utilizado em campanhas voltadas para Branding;
  • CPC – Custo Por Clique: Neste caso, o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio é clicado quando for exibido nas páginas de respostas do buscador ou então nos anúncios exibidos na Rede de Display;
  • CPA – Custo Por Aquisição: Disponível apenas para contas mais maduras em termos de Google Ads, o anunciante só paga se houver uma conversão efetiva, seja ela de geração de leads ou aquisição de produto;
  • CPV – Curso Por Visualização: É uma forma de cobrança exclusiva dos anúncios de vídeo no YouTube onde você só paga se a pessoas assistir mais de 30 segundos do vídeo ou menos se ele não for tão longo.

O valor de cada clique varia em função da palavra-chave que você indica para ativar a exibição do seu anúncio, além de outros parâmetros técnicos definidos pelo Google Ads, como o Índice de Qualidade do Anúncios e outros.

Como anunciar no Google é o objetivo de muitas empresas e obviamente nem todas poderiam aparecer em destaque na área de Links Patrocinados, o Google encontrou uma forma interessante para determinar o posicionamento dos anúncios.

O posicionamento dos anunciantes varia em função de um sistema de leilão, ou seja, quem paga mais pelo clique, tem seus anúncios melhor posicionados na área de resultados pagos do buscador, e além disso, são levados em consideração outros fatores,

5 – Como anunciar no Google de graça

Como anunciar no Google de graça? Não, você não leu errado. É possível sim anunciar no Google sem gastar um único tostão.

Isso pode ser feito através do programa Google Meu Negócio, uma iniciativa do Google para promover pequenas e médias empresas em seu buscador.

Como Criar Anúncios no Google

Nesta opção você poderá conseguir exposição para a sua empresa tanto em áreas destacadas das páginas de respostas do buscador, quanto no Google Maps.

Se você quer saber como anunciar no Google, minha dica é que este é um ótimo ponto de partida. Para participar basta você fazer o cadastramento da sua empresa e preencher as informações que são solicitadas, obedecendo é claro algumas regras de otimização.

Para saber mais detalhes sobre como anunciar no Google sem gastar um único centavo, leia os nossos artigos sobre O Que é Google Meu Negócio e também Como Anunciar de Graça no Google.

6 – Como anunciar no Google na área de resultados orgânicos

Para finalizar, uma boa sugestão para quem está interessado em saber como anunciar no Google, e melhor ainda, sem gastar nada pela veiculação, é investir pesado em SEO, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Neste caso, você irá destacar a sua empresa na área de resultados orgânicos do Google, onde os sites são listados pela sua relevância para as buscas e não em função do pagamento de qualquer tipo de valor ao buscador.

Em nosso Curso de SEO destacamos que os resultados orgânicos são e devem ser encarados como verdadeiros anúncios, pois a exposição para a marca é até mesmo maior que a dos resultados pagos nas páginas de respostas do Google

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Como você pode ver, as opções de divulgação de uma empresa no Google são muitas. O importante é analisar qual delas atende às necessidades de exposição da sua empresa.

Se você estava interessado em saber como anunciar no Google, esperamos ter contribuído para esclarecer alguns dos principais pontos. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.