Como anunciar no Google

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Como anunciar no Google – Conheça as opções disponíveis e quanto custa

Para muitas pessoas, saber como anunciar no Google ainda é uma grande barreira para ingressar de vez no universo do marketing online. O problema é que a falta desta informação pode estar fazendo com que elas percam diversas oportunidades de negócios.

É inegável que o Google é atualmente uma das maiores mídias do mundo, e sem sobra de dúvida, anunciar neste canal é uma ótima oportunidade para geração de tráfego para qualquer tipo de site.

Sabendo deste problema, desenvolvemos este artigo, onde pretendemos explicar como anunciar no Google, mostrando as diversas opções disponíveis, inclusive algumas que provavelmente você nem imagina que existam.

Por exemplo, você sabia que é possível anunciar de graça no Google? Isso mesmo! Existem algumas opções em que você pode anunciar no Google sem pagar nada!

1 – Como anunciar nas páginas de respostas do Google

Uma dúvida comum sobre como anunciar no Google, diz respeito ao que chamamos de Links Patrocinados, ou seja, aqueles links que aparecem logo no topo das páginas de respostas do buscador, e também ao final da página, com uma tag de “Anúncio” do lado.

Estes anúncios são posicionados aí, pois participam do programa Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Qualquer pessoa ponte criar uma conta no Google Ads e criar anúncios para serem exibidos nesta área.

Ao criar o anúncio, você deve direcioná-lo para o que o AdWords chama de Rede de Pesquisa, ou seja, seus anúncios somente serão exibidos nas páginas de respostas do Google e seus sites parceiros na área de busca.

Estes anúncios são bastante interessantes, pois deixam as empresas em uma posição de extremos destaque nas páginas de respostas do Google, que sabemos ser uma das primeiras condições para se conseguir um bom volume de tráfego com origem em buscas.

Neste caso, o anunciante cadastra na plataforma do Google Ads, as palavras-chave que ao serem digitadas no Google, ele gostaria que seus anúncios fossem exibidos, e o valor que está disposto a pagar para ter seus anúncios publicados.

2 – Como são cobrados os anúncios no Google

Outra dúvida muito comum entre quem deseja saber como anunciar no Google, diz respeito à forma de cobrança destes anúncios.

A cobrança dos anúncios do Google Ads se dá de duas formas basicamente. A primeira delas é o que chamamos de CPM – Custo Por Mil. Neste caso, o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio.

A segunda modalidade de cobrança é pela metodologia de CPC – Custo Por Clique. Neste caso, o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio é clicado quando for exibido nas páginas de respostas do buscador.

O valor de cada clique varia em função da palavra-chave que você indica para ativar a exibição do seu anúncio, além de outros parâmetros técnicos definidos pelo Google Ads, como o Índice de Qualidade do Anúncios e outros.

Como anunciar no Google é o objetivo de muitas empresas e obviamente nem todas poderiam aparecer em destaque na área de Links Patrocinados, o Google encontrou uma forma interessante para determinar o posicionamento dos anúncios.

O posicionamento dos anunciantes varia em função de um sistema de leilão, ou seja, quem paga mais pelo clique, tem seus anúncios melhor posicionados na área de resultados pagos do buscador.

Formas de anunciar no Google

3 – Como anunciar nos sites parceiros do Google

Outra dúvida muito comum sobre como anunciar no Google, é relativa aos anúncios na rede de parceiros do buscador, ou seja, sites que exibem anúncios do Google, no formato texto e banner em suas páginas, por participarem do programa Google AdSense.

Os anúncios exibidos neste site são criados na opção conhecida como Rede de Display, ou seja, a rede de sites que cedem espaço publicitário ao Google em troca de uma parte do valor pago pelo anunciante ao buscador, ao serem clicados.

Neste caso você poderá anunciar seus produtos e serviços em site que tenham a ver com o seu negócio, o que é bastante interessante, principalmente porque você pode até mesmo direcionar seu anúncio para alguns sites especializados.

O sistema de cobrança é o mesmo utilizado para a área de Links Patrocinados, ou seja, o leilão de palavras-chave, com o pagamento tanto por CPM quanto por CPC.

Para aparecer em sites mais relevantes, o anunciante deverá pagar um preço maior por clique, já que para exibir anúncios nestes sites é também de interesse de outras empresas, e cria-se um leilão entre estes interessados.

Em nosso Curso de Google Ads fazemos questão de chamar atenção dos participantes para o fato de que anunciar na Rede de Pesquisa ou na Rede de Display depende muito do produto e estratégia que a marca está adotando em termos de marketing de busca.

Não há como dizer que uma rede é melhor ou pior que a outra. O fator decisivo para escolher entre uma e outra é a estratégia de Search Engine Marketing que está sendo adotada.

Como criar unúncios no Google

4 – Como anunciar no Google de graça

Não, você não leu errado. É possível sim anunciar no Google sem gastar um único tostão. Isso pode ser feito através do programa Google Meu Negócio, uma iniciativa do Google para promover pequenas e médias empresas em seu buscador.

Nesta opção você poderá conseguir exposição para a sua empresa tanto em áreas destacadas das páginas de respostas do buscador, quanto no Google Maps.

Se você quer saber como anunciar no Google, minha dica é que este é um ótimo ponto de partida. Para participar basta você fazer o cadastramento da sua empresa e preencher as informações que são solicitadas. Para saber mais detalhes, leia o nosso artigo sobre Como Anunciar de Graça no Google.

5 – Como anunciar no Google na área de resultados orgânicos

Para finalizar, uma boa sugestão para quem está interessado em saber como anunciar no Google, e melhor ainda, sem gastar nada pela veiculação, é investir pesado em SEO, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Neste caso, você irá destacar a sua empresa na área de resultados orgânicos do Google, onde os sites são listados pela sua relevância para as buscas e não em função do pagamento de qualquer tipo de valor ao buscador.

Em nosso curso de SEO destacamos que os resultados orgânicos são e devem ser encarados como verdadeiros anúncios, pois a exposição para a marca é até mesmo maior que a dos resultados pagos nas páginas de respostas do Google

Como você pode ver, as opções de divulgação de uma empresa no Google são muitas. O importante é analisar qual delas atende às necessidades de exposição da sua empresa.

Se você estava interessado em saber como anunciar no Google, esperamos ter contribuído para esclarecer alguns dos principais pontos. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como anunciar no Google
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2018-06-06T12:24:38+00:00By |Categories: Google Ads, SEO|

7 Comments

  1. Academia do Marketing 29 de outubro de 2018 em 14:31

    Olá Sandra

    Ficamos bastante satisfeitos em saber que nosso artigo sobre como anunciar no Google foi útil para você

  2. Sandra 17 de agosto de 2018 em 00:55

    Valeu pelas dicas sobre divulgação de empresas no Google

  3. Academia do Marketing 3 de julho de 2018 em 09:25

    Olá

    Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre como anunciar no Google foi de utilidade para você.

  4. SETTRAVEL Agencia de Turismo 3 de julho de 2018 em 01:12

    Alo Pessoal voces estao de parabens gostei muito das dicas de como fazer para anunciar de graca no Google.
    Recomendo muito !!!

  5. SETTRAVEL Turismo 1 de julho de 2018 em 21:39

    Otimas dicas sobre anuncios no Google. Estamos aplicando esta tecnica com bons resultados.

  6. Academia do Marketing 11 de junho de 2018 em 13:54

    Olá Samuel

    Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre opções para anunciar no Google foi de seu agrado.

    Um grande abraço e sucesso!

  7. Samuel 11 de junho de 2018 em 12:54

    Olá pessoal da Academia do Marketing

    Valeu pelas dicas sobre como anunciar no Google. Estou começando agora e confesso que estava meio confuso e as dicas valeram muito!

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