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O Que é EdgeRank – Algoritmo do Facebook

O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância

Se você ainda não sabe o que é EdgeRank sua estratégia de Facebook Marketing pode estar seriamente comprometida e você nem percebe.

O EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página.

O EdgeRank é um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs da página.

Através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo.

Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele.

O EdgeRank funciona como um termômetro dos posts no Facebook. Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão.

O fato de você postar uma atualização de status na timeline, não quer dizer que obrigatoriamente ela será distribuída para cada um de seus fãs, no caso das páginas ou amigos no caso de perfis.

É o EdgeRank  que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Newsfeed.

Por isso, o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook.

Mal comparando, podemos dizer que o EdgeRank é a versão do Facebook para o conceito de Autoridade do Domínio, com o qual trabalhamos no Google.

Agora que você já sabe o que é EdgeRank, é bem provável que esteja curioso para saber qual é o seu, para avaliar o desempenho da sua página, correto?

Bem, infelizmente o Facebook não informa, mas existem alguns serviços como o Social Bakers que podem lhe dar essa informação.

Como é calculado o EdgeRank do Facebook

Na imagem abaixo temos a fórmula de cálculo do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores.

Como é calculado o EdgeRank do Facebook

O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior EdgeRank possível e com isso possibilitar um maior alcance para suas publicações no Facebook.

O cálculo do EdgeRank é feito baseado em três parâmetros chave:

1 – Afinidade

Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério.

Perfis que costumam interagir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida na Timeline deles.

É um critério, de certa forma parecido com o critério de popularidade do Google, um velho conhecido de quem trabalha com SEO.

2 – Peso do Conteúdo

O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. É consenso, em função de observações e pesquisas, que fotos e vídeos têm um peso maior que textos e links.

Com base nesse critério de cálculo para o EdgeRank, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

Faz todo o sentido, afinal de contas, o que é EdgeRank se não um indicador de qualidade de conteúdo, não é mesmo?

3 – Tempo de Publicação

Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.

Também faz sentido, pois quando você começa a entender o que é EdgeRank, não demora a perceber que é uma forma de obrigar os usuários, e principalmente as páginas, a produzirem conteúdo constantemente.

Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil.

Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. O objetivo é saber alinhar estes dois pontos.

Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs. O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.

Como melhorar o seu EdgeRank

Agora que você já sabe o que é EdgeRank e como ele funciona, vamos a algumas dicas para melhorar a sua pontuação e consequentemente o resultado das suas campanhas de marketing nas mídias sociais.

Conteúdo de Maior Peso

Como vimos acima, fotos e vídeos têm um peso maior em termos de EdgeRank. Por isso, dê preferência a esse tipo de conteúdo em suas postagens, mas não se esqueça de variar o seu conteúdo para torná-lo ainda mais atraente.

A vantagem de saber o que é EdgeRank e como ele funciona é justamente essa, moldar o seu conteúdo para uma maior exposição sem prejudicar a sua audiência.

Ter um bom EdgeRank é bom, mas ser interessante para os seus amigos ou fãs é mais ainda.

Conteúdo de Maior Engajamento

Quanto maior o engajamento, maior o EdgeRank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”.

Se você não tem conteúdo próprio, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu time line.

Incentive a Interação

Da mesma forma que usamos o Call to Action em nossas peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook.

É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post.

Adote essa estratégia também no Facebook e verá que o seu grau de engajamento aumentará em muito.

Utilize Horários de Pico

É fácil descobrir pelo Facebook Insights quais são os horários preferidos pelos seus fãs e amigos no Facebook. Lembre-se que nem todo mundo está conectado o dia inteiro no Facebook.

O que é EdgeRank

Tente concentrar sua atividade nesses horários para que suas chances de interação sejam maiores e consequentemente seu EdgeRank também.

O EdgeRank já é um indicador importante para qualquer participação no Facebook e a tendência é que fique cada vez mais relevante.

É por isso que em nosso curso de Facebook damos muita importância ao seu cálculo e formas de gerar conteúdo cada vez mais relevante e provocativo em termos de score.

Agora que você já sabe o que é EdgeRank, leve-o em consideração na hora de elaborar suas estratégias e publicações. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

By Published On: 6 de setembro de 2020Categories: Facebook, Redes SociaisTags: , , ,

17 Comments

  1. Epila 20 de fevereiro de 2021 at 08:24 - Reply

    Adorei o seu artigo sobre o que é EdgeRank. Existiria um algoritmo como este para o Instagram também?

  2. HenrySaiva 5 de novembro de 2020 at 13:43 - Reply

    Muito boa a explicação sobre EdgeRank. Parabéns pelo conteúdo!

  3. Vivian 30 de outubro de 2020 at 04:15 - Reply

    Gostei bastante das informações sobre o que é EdgeRank e como ele funciona. Vou passar a prestar mais atenção em minhas publicações no Facebook

    • Academia do Marketing 30 de outubro de 2020 at 10:11 - Reply

      Olá Vivian

      Isso é importante, pois se você levar o EdgeRank em consideração em sua estratégia de marketing digital no Facebook, você notará um sensível acréscimo em termos de relevância da página e alcance orgânico.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. Soich 28 de setembro de 2020 at 09:05 - Reply

    Apreciei bastante a explicação sobre como funciona o EdgeRank. Afinal de contas, todos nós que trabalhamos com marketing no Facebook temos estar sempre atentos à avaliação do algoritimo.

    • Academia do Marketing 28 de setembro de 2020 at 19:31 - Reply

      Olá Soich

      Agradecemos o seu comentário, e concordamos com você, já que para conseguirmos um bom alcance de publicações no Facebook, é fundamental entender como funciona o EdgeRank e como adaptá-lo às nossas estratégias de marketing nesta, que é uma das redes sociais mais importantes no momento.

  5. Melissa 22 de outubro de 2018 at 17:30 - Reply

    Gostei muito deste artigo sobre EdgeRank. Confesso que nem conhecia este conceito, mas pelo visto preciso alinhas minhas ações no Facebook a esta nova informação para conseguir um alcance orgânico maior.

  6. Sergio 18 de outubro de 2018 at 03:43 - Reply

    Gostei bastante das informações sobre o que é EdgeRank. Confesso que eu não fazia a menor ideia de que o Facebook calculava a relevância de uma página desta maneira.

    • Academia do Marketing 19 de outubro de 2018 at 11:16 - Reply

      Olá Sérgio

      Ficamos satisfeitos em saber que nossa explicação sobre o funcionamento do Facebook EdgeRank foi útil para você.

  7. Alvelino Ramos 6 de agosto de 2018 at 15:05 - Reply

    Excelente artigo sobre o que é EdgeRank, muito didático. Não conhecia este indicador do Facebook, nem seu critério de cálculo, Estou iniciando no mundo do marketing digital. Para mim tudo tem sido novidade.

    • Academia do Marketing 7 de agosto de 2018 at 12:19 - Reply

      Olá Avelino

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre Facebook EdgeRank foi do seu agrado.

  8. Wandy Miguel 10 de outubro de 2016 at 08:41 - Reply

    Foi óptimo ler este post sobre o EdgeRank, de certa forma passei a ter mais conhecimento sobre o mesmo. Grato.

  9. Siggo Rastreadotres 5 de novembro de 2015 at 08:48 - Reply

    Estou procurando Alternativas s de impulsionar realmente gratuitas,
    ainda não possuo renda para usufruir desta ótimas ferramentas.
    Alguém pode me ajudar.

    • Alberto Valle 15 de novembro de 2015 at 09:16 - Reply

      Olá

      Para o impulsionamento de publicações não há alternativa gratuita. A melhor alternativa é mesmo investir na sua estratégia de Facebook Marketing de forma técnica e profissional. Seguindo este caminho, certamente o retorno será compensador.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  10. ANTONIO JOSE DA SILVA 11 de maio de 2014 at 11:58 - Reply

    Quero e preciso alavancar o meu sistema de vendas em geral, na área Imobiliária e ebooks e outros.
    Porém, tenho que me captalizar, para depois, tomar a decisão de inscrição de todos os cursos que orientam, neste segmento do GERENCIAMENTO DE MARKTING.

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