Como divulgar uma empresa no WhatsApp

  • Como divulgar uma empresa no WhatsApp

Como divulgar uma empresa no WhatsApp

É cada vez maior o número de marcas que busca saber como divulgar uma empresa no WhatsApp, já que o aplicativo se transformou em um dos principais meios de comunicação no Brasil, graças a expansão da base de smartphones no país.

Muito embora o WhatsApp tecnicamente não seja uma rede sociais, ele é tratado desta forma dentro do contexto atual, pois ao lado do Facebook, Instagram e Twitter, é uma ferramenta cada vez mais usada pelos brasileiros, com milhões de usuários ativos.

O uso do aplicativo como ferramenta de atendimento ao cliente vem se disseminando rapidamente entre as empresas brasileiras. Seja para prestar um atendimento mais eficiente e rápido via WhatsApp, entrar em contato com clientes ou até mesmo ferramenta de marketing digital, o fato é o aplicativo ganha cada vez mais espaço entre as empresas brasileiras.

Dicas de como divulgar uma empresa no WhatsApp

Confira abaixo as principais dicas para quem pretende divulgar um negócio no WhatsApp e não sabe bem por onde começar.

1 – Acerte na plataforma

A primeira coisa a ser feita por que deseja usar o WhatsApp como ferramenta de marketing para sua empresa pé acertar na plataforma. Eu já explico isso.

Ao contrário do que muita gente imagina, existem duas plataformas para o envio de mensagens pelo WhatsApp, a que a maioria das pessoas conhece e usa em seu celular, e a versão WhatsApp Business, desenhada especificamente para o uso por empresas.

Na versão Business, que também é gratuita, o aplicativo oferece diversas ferramentas adicionais que facilitam a vida de quem quer usá-lo para atuar de uma forma mais empresarial, atendendo clientes e enviando mensagens para pessoas específicas.

Entre os principais recursos do WhatsApp Business podemos destacar:

  • WhatsApp Web – Você pode usar o WhatsApp Business usando o desktop ao invés do aparelho celular, o que facilita bastante todo o processo de atendimento a clientes, principalmente em contas com um volume muito alto de atendimentos;
  • Perfil Empresarial – Na versão comercial você pode oferecer informações sobre a sua empresa, como por exemplo, uma descrição comercial, endereço físico, e-mail, site da empresa;
  • Ferramentas de Mensagens – Com este recurso você pode criar um sistema de respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando o atendimento através deste canal não estiver disponível;
  • Estatísticas de Mensagens – Nesta versão do aplicativo é possível obter algumas métricas simples sobre suas trocas de mensagens como o número de mensagens que foram lidas, que ajudam a entender o que acontece no relacionamento através desta ferramenta;
  • Conta Verificada – Ainda em processo de implementação, as contas empresariais poderão contar com uma marca de Conta Verificada, transmitindo assim mais segurança para seus clientes.

Para fazer a divulgação de uma empresa pelo WhatsApp você precisa estar bem equipado. Portanto, o primeiro passo deve ser a instalação do WhatsApp Business para que você comece com o pé direito.

2 – Planeje o seu marketing no WhatsApp

Como qualquer outra ferramenta de marketing digital, para se implementar uma estratégia de marketing através deste canal, é necessário antes de qualquer outra coisa, definir uma estratégia para atuação da sua empresa neste aplicativo.

Por isso, uma das principais recomendações para quem está em busca de saber como divulgar uma empresa no WhatsApp, determinar desde o início quais são os seus objetivos nesta ferramenta. Estes podem ser:

  1. Atendimento – Você pode usar o aplicativo unicamente para atender a solicitações de informações feitas pelos seus clientes em seu site ou redes sociais;
  2. Tirar Dúvidas – Você pode usar o WhatsApp para tirar dúvidas sobre seus produtos ou serviços;
  3. Relacionamento – Uma das opções de marketing no WhatsApp é justamente criar laços de relacionamento com seus clientes, visando estar sempre expondo sua marca;
  4. Vender Pelo WhatsApp – Outra opção para as marcas é a de utilizar o WhatsApp como ferramenta de venda, um estágio mais avançado do uso desta ferramenta.

Uma vez definidos os seus objetivos, ficará muito mais fácil criar uma estratégia de marketing no WhatsApp de forma profissional e eficiente.

Como divulgar um negócio no WhatsApp

3 – Conteúdo para divulgação de um negócio no WhatsApp

Como disse no início deste artigo, o WhatsApp é um aplicativo de comunicação e pelo menos na teoria, não deveria ser enquadrado na categoria de redes sociais, mas é uma questão de usos e costumes. Até mesma a estratégia utilizada para divulgação de uma empresa é similar às que usamos nas redes sociais.

Por isso, se você deseja saber como divulgar uma empresa no WhatsApp de forma eficiente, tenha em mente que ele não pode ser utilizado apenas como uma ferramenta para promoção de produtos e serviços. Ele precisa também ser encarado como uma ferramenta a mais na sua estratégia de marketing de conteúdo.

É claro que a maioria das empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, mas é necessário ir além disso, é preciso criar um conteúdo que agregue valor ao dia a dia das pessoas. É isso que “dá liga” ao relacionamento entre cliente e marca.

4 – Opções de divulgação de um negócio no WhatsApp

Além do clássico atendimento o WhatsApp pode fazer muito mais pela sua empresa. Os recursos como listas de transmissão, etiquetas em mensagens e grupos, quando usados da maneira correta podem se tornar grandes aliados em suas ações de marketing online.

O importante é ter a sensibilidade necessária para não cruzar a perigosa linha que divide o terreno do marketing e da inconveniência. Essa talvez seja a principal das dicas de WhatsApp para negócios que discutiremos no próximo item.

O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital é uma tendência nos dias de hoje, mas é importante, acima de tudo, respeitar a privacidade do cliente.

5 – Cuidado com a frequência das postagens

Uma dúvida comum entre quem busca saber como divulgar uma empresa no WhatsApp diz respeito à frequência das publicações. Isso faz todo sentido, pois se tem algo de desagradável para o consumidor, é a marca estar a todo momento mandando mensagens publicitárias.

É claro que manter uma certa frequência de comunicação com o público que você deseja atingir é importante, mas você precisa encontrar a dose certa, e mais ainda, o conteúdo certo. Ester são os dois parâmetros fundamentais para determinar a frequência destas mensagens.

Não existe uma fórmula mágica para a frequência que você deve enviar mensagens no WhatsApp para a sua lista de contatos. Para determinar isso, você precisa analisar a Persona de Marketing do seu planejamento estratégico, e a partir dos seus hábitos, tentar calibrar o disparo de mensagens, tanto no que diz respeito a frequência quanto aos dias e horários.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como divulgar uma empresa no WhatsApp, o que acha de acrescentar mais esta ferramenta às suas ações de marketing? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como divulgar uma empresa no WhatsApp
4 (80%) 1 voto
2018-10-19T12:23:12+00:00By |Categories: Marketing Digital|Tags: |

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!
WhatsApp chat