Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

  • Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Muitos leitores do nosso blog nos procuram querendo saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, um segmento dos negócio online que vem crescendo muito no Brasil, e por isso decidimos fazer um esboço do que seria um projeto bem sucedido nessa área.

Com o amadurecimento do e-commerce no Brasil, várias empresas adotaram o marketing de afiliados como uma forma de expandir seus pontos de venda online. Isso fez com que a opção de ganhar dinheiro com programas de afiliados se tornasse viável no Brasil

Seja você mesmo e não os outros

Minha primeira dica de como ganhar dinheiro com programas de afiliados é ser você mesmo. Não faz o menor sentido você montar um site, desenvolver conteúdo só para ficar promovendo uma meia dúzia de produtos, que “alguém” disse para você que é sensacional.

Pior ainda, esse “alguém” também te convenceu que você só deve vender os produtos dele e mais ninguém. Resultado, você se transformou na verdade em um funcionário desse “alguém”, e só vai ganhar dinheiro se conseguir vender os produtos dessa pessoa.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, você precisa ter um mix de produtos que seja amplo o suficiente para satisfazer a todas as demandas do mercado que você está focando. Por isso, não faz o menor sentido ficar trabalhando como camelô de alguém.

Deixe o seu negócio ter vida própria, ser independente, e não um refém de um ou dois fornecedores.

Planeje e estruture o seu negócio

A minha segunda dica para quem está interessado em saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, seja através da monetização com o Google AdSense, ou outros programas de afiliados, como os oferecidos pela Lomadee e outras plataformas de programas de afiliados, é planejam muito vem o seu negócio.

Embora no passado, muita gente que está ganhando muito dinheiro hoje em dia com programas de afiliados, tenha começado de forma amadora, sabemos que atualmente o mercado se profissionalizou e isso virou um grande negócio.

Por isso, se você pretende ganhar dinheiro com programas de afiliados, é preciso antes de tudo planejar o seu negócio. Escolher um determinado nicho para começar, fazer uma boa seleção dos programas que irá aderir e traçar uma estratégia de marketing para programas de afiliados. Este é um dos maiores segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Escolha um bom nicho de mercado para iniciar

Existem programas de afiliados para todos os gostos, mas alguns segmentos são mais rentáveis do que outros. Por isso, se você quer saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, saber escolher o melhor nicho é fundamental.

Existem basicamente dois fatores que determinam a rentabilidade de um nicho. O primeiro é a quantidade de anunciantes. Quanto mais anunciantes houverem no nicho escolhido, melhor, pois a competição entre eles tende a elevar o valor da remuneração do afiliado, seja ela por clique, como no caso do AdSense, ou por aquisição, como na Lomadee.

O segundo fator é janela de comissionamento, período onde a compra é atribuída ao seu site, no caso de programas que remuneram por CPA. Quanto maior for a janela média do setor, melhor será a rentabilidade do seu negócio.

Em nosso curso de programas de afiliados avançado, desenvolvemos extensamente esse tópico, pois julgamos ser esse um dos grandes segredos desse negócio. Por não saber escolher o nicho de mercado, muita gente desiste, após meses de trabalho e baixo retorno.

Escolha o seu modelo de negócio

Você pode ganhar dinheiro com programas de afiliados em praticamente qualquer ambiente online. Um blog, uma loja virtual ou até mesmos as redes sociais podem ser o ambiente para venda dos seus produtos.

Os blogs são a forma mais clássica para os programas de afiliados, mas se você deseja saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados neste modelo de negócio, prepare-se para produzir muito conteúdo e de ótima qualidade, pois fora isso, não há como ser bem sucedido.

Você precisará criar um blog que seja uma referência no seu segmento e para isso, deverá produzir um ótimo conteúdo para que as pessoas compartilhem na Internet e com isso, seu blog se torne ainda mais conhecido. Copiar o texto alheio? Nem pensar, não funciona.

Existe também a opção de criar uma loja virtual totalmente composta por produtos de programas de afiliados. Nesse caso, você pode criar um e-commerce com a plataforma WordPress, e instalar o plugin WooCommerce, que permite a você inserir produtos de afiliados.

Como montar seu negócio online e ganhar dinheiro com programas de afiliados

Faça um planejamento do seu marketing digital

Outra dica para quem quer saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados é pensar rapidamente em uma estratégia de marketing digital para promover seu site ou loja virtual, pois um dos fatores fundamentais neste negócio é a geração de um alto volume de tráfego.

Seja através de AdSense ou outro programa qualquer, o retorno só acontece se você conseguir gerar muito tráfego para o site, aplicando técnicas de SEO e tendo uma boa presença nas mídias sociais.

Além disso, uma boa newsletter também funciona como uma ótima ferramenta, tanto para geração de tráfego, quanto para a divulgação de produtos de afiliados que você esteja divulgando em seu site, blog ou loja virtual.

Monitore os seus resultados com afiliados

Como eu disse anteriormente, quem está interessado em como ganhar dinheiro com programas de afiliados, precisa antes de tudo entender que essa atividade, para ser realmente lucrativa, precisa ser encarada como um negócio, e não como um passa tempo.

Por isso, é preciso que você monitore os resultados de cada um dos canais de afiliados aos quais você se associar, para saber se está valendo a pena ou não trabalhar com um determinado programa ou produto.

Da mesma forma que em um negócio físico, avaliamos o desempenho dos diversos produtos e serviços que comercializamos, no negócio de programas de afiliados, precisamos fazer a mesma avaliação.

Lembre-se que os espaços publicitários do seu site ou blog são finitos, portanto, não vale a pena disponibilizá-los para programas de afiliados que não estão dando retorno. Além da análise financeira em si, é importante também fazer a análise técnica, avaliando métricas como CTR, RPM e outras comuns no ambiente online.

Legalize o negócio

Um aspecto que muita gente acaba deixando de lado na hora de montar seu negócio com programas de afiliados é a questão tributária. Os ganhos com AdSense e outros programas de afiliados são tributados sim, e por isso, você precisa cuidar dessa parte também.

Você poderá receber seus rendimentos de programas de afiliados como pessoa física, mas a alíquota de importo de renda é de matar. O melhor mesmo é no início, quando o faturamento ainda não estiver muito alto, criar uma empresa no formato MEI – Micro Empreendedor Individual.

Agora que você já tem uma boa noção de como ganhar dinheiro com programas de afiliados, o que acha de incluir essa opção na hora de decidir sobre que tipo de negócio online montar? Mantenha-se em dia sobre esse e outros assuntos relativos a negócios online, assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

Salvar

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados
5 (100%) 22 votos

Clique aqui e veja como cadastrar gratuitamente seu currículo no Marketing Jon

2017-06-12T12:26:47+00:00 By |Categories: Programas de Afiliados|

3 Comments

  1. Doguinha 11 de julho de 2017 at 08:54

    Que belas dicas sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Gostei muito, está de parabéns

  2. Academia do Marketing 3 de novembro de 2016 at 09:36

    Olá Claudio

    É isso mesmo. Além de escolher programas de afiliados que possam ser contextualizados no conteúdo que você oferece em seu blog ou site, você precisa fazer alguns testes, não só de fornecedores, como também de posicionamento de banners e links.

    Um grande abraço e sucesso!

    Equipe Academia do Marketing

  3. Claudio 2 de novembro de 2016 at 19:45

    Precisa saber escolher e selecionar quais são os programas de afiliados que podem gerar mais rendas não é qualquer um que poderá servir e nesse ponto entram os testes até saber qual poderá servir e ganhar dinheiro.

Leave A Comment