Plataformas de Afiliados – O que são e como funcionam

Nos dias de hoje, as plataformas de afiliados desempenham um importante papel no marketing de afiliados e todos os participantes deste modelo de negócio online.

As Plataformas de Afiliados são site que reúnem diversos programas de afiliados em um só lugar, facilitando assim a gestão destes programas e acompanhamento de resultados.

Saber como elas funcionam é fundamental para qualquer pessoa que deseja ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Muito embora existam diversos programas de afiliados independentes muito interessantes e lucrativos, a grande maioria das oportunidades em termos de programas de afiliados, se concentra nas plataformas de afiliados.

Por isso, se você quer saber o que é plataforma de afiliados e como elas funcionam, recomendamos que leia com atenção este artigo onde vamos explicar tudo de mais importante saber sobre estes sites.

Como funcionam as plataformas de afiliados

Veja abaixo um roteiro completo sobre o que são plataformas de afiliados e como elas funcionam, para que você possa entender melhor seu funcionamento.

Conhecendo seus fundamentos, você poderá se orientar, seja como empresa em busca de maior divulgação para seus programas de afiliados, seja para empreendedores digitais que desejam ganhar dinheiro com este modelo de negócio online.

1 – O que é plataforma de afiliados

Como dito anteriormente, as Plataformas de Afiliados são sites que concentram em um só lugar, diversas empresas que utilizam o marketing de afiliados como estratégia para divulgação e venda de seus produtos e serviços.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Instagram Para Negócios oferecido pela Academia do Marketing

Montar um sistema de afiliados não é tarefa fácil. Nós mesmos desenvolvemos a nossa própria plataforma para afiliados da Academia do Marketing, e sabemos muito bem que não é tarefa fácil.

Por isso, muitas empresas preferem terceirizar este serviço, se associando a uma das diversas plataformas de afiliados existentes, e com isso repassam todo o trabalho de gerenciamento de afiliados para estas plataformas.

2 – Como funcionam as plataformas de afiliados

Para os afiliados, basta fazer o cadastro na plataforma, ter seu site aprovado e depois, acessar o seu painel de controle de sua conta para selecionar produtos para promover e conseguir os links para inserir em seu site, blog ou até mesmo loja virtual.

Para as empresas anunciantes, elas também precisam se cadastrar na plataforma, ter seu programa aprovado, e a partir daí, elas pagam uma pequena taxa sobre as vendas realizadas, como forma de remuneração pelo uso dos recursos das plataformas.

Os sites de afiliados são os responsáveis pela gestão dos programas, dos afiliados e também pelo monitoramento de vendas e pagamento de comissões geradas para cada um dos participantes dos programas.

Plataformas de Afiliados

3 – Vantagens das plataformas de afiliados

Tanto para anunciantes quanto para empreendedores digitais, trabalhar com uma plataforma de afiliados é altamente vantajoso.

Como dito anteriormente, para as empresas que oferecem programas de afiliados, a terceirização do serviço de gerenciamento destes programas é o maior atrativo, o que faz com que os melhores programas de afiliados sejam encontrados nestas plataformas.

Para os empreendedores digitais, a grande vantagem é concentrar em um só lugar, ou em poucos lugares, a gestão de anúncios e acompanhamento das comissões recebidas pelas vendas originadas em seus sites.

4 – Programas de afiliados independentes

Além das plataformas, temos também diversos programas de afiliados independentes, que valem a pena participar, principalmente em nichos de mercado, como o de turismo e marketing digital, por exemplo.

Muitas vezes, estes programas são muito bons do ponto de vista de produtos e remuneração, mas não são tão conhecidos assim, justamente por não fazerem parte das plataformas de afiliados mais conhecidas.

A Amazon é um bom exemplo disso. Muito embora esteja presenta em alguns sites de afiliados, é muito mais vantajoso ser afiliado diretamente dá própria Amazon, pois as comissões geralmente são melhores.

O Google AdSense, o programa de afiliados de anúncios do Google é outro bom exemplo. Você não consegue se afiliar a ele através das plataformas de afiliados. Somente se cadastrando no programa de AdSense.

Por isso, na hora de escolher o melhor programa de afiliados para a monetização do seu blog ou site, você precisa analisar muito bem os diversos parâmetros apresentados pelas plataformas e programas independentes.

5 – Quais são as principais plataformas de afiliados do Brasil

Para as pessoas que querem montar um negócio online com programas de afiliados, a boa notícia é que no Brasil temos ótimas opções de plataformas de afiliados para você monetizar o seu projeto. Alguns exemplos são:

  • Hotmart – Uma das maiores plataformas de afiliados do Brasil, reunindo em um só lugar diversos programas de afiliados, na maioria, cursos, e-books e outros infoprodutos. O forte da plataforma são os produtos digitais;
  • Monetizze – É outro site especializado em programas de afiliados de destaque no Brasil, que oferece diversos programas na área de cursos e treinamentos, mas também disponibiliza programas de produtos físicos;
  • Awin/Zanox – Uma das maiores plataformas de afiliados especializada em produtos físicos onde você encontrará a maioria das grandes lojas do e-commerce brasileiro. Ideal para montar uma loja virtual com produtos de afiliados;
  • Lomadee – Outra plataforma de afiliados especializada em produtos físicos que você deve avaliar, pois também conta com uma extensa gama de anunciantes de grande porte do mercado brasileiro.

Estes são apenas alguns exemplos de plataformas de afiliados. Para ver uma lista completa, acesso o nosso artigo Os Melhores Programas de Afiliados Para Ganhar Dinheiro de Verdade, publicado aqui em nosso site.

Plataforma de Afiliados

6 – Devo utilizar mais de uma plataforma de afiliados?

Definitivamente sim! Ficar amarrado a uma única plataforma de afiliados é travar completamente o seu projeto, pois as opções serão apenas aquelas disponibilizadas pela plataforma a qual você se afiliou.

Sites altamente monetizados, como o Clube de Receita, por exemplo, trabalham com quatro ou cinco plataformas, dependendo da ocasião e da estratégia de conteúdo, para conseguirem o máximo de rentabilidade possível.

É importantíssimo saber em detalhes como funcionam as plataformas de afiliados, para que você possa jogar com as diversas opções de produtos e serviços e com isso conseguir o máximo de desempenho do seu site.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Instagram Para Negócios oferecido pela Academia do Marketing

Não é por outro motivo que em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, dedicamos um módulo inteiro à discussão e apresentação de técnicas para a escolha das plataformas mais adequadas para cada caso.

Agora que você já sabe o que são plataformas de afiliados, é apenas uma questão de pesquisar e ver quais seriam mais interessantes para a monetização do seu blog ou site. Mantenha-se em dia com esta e outras questões envolvendo Programas de Afiliados, assinando a nossa Newsletter.