Como escolher um programa de afiliados

Para quem está começando, saber como escolher um programa de afiliados para fazer a divulgação em seu blog ou redes sociais é um grande desafio, embora muita gente não se dê conta disso.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, uma opção de negócio online que vem atraindo muitos empreendedores digitais, é preciso ser criterioso, caso contrário, a coisa simplesmente não funciona.

Um dos erros de afiliados mais comuns é achar que qualquer programa de afiliados vale a pena ser divulgado para que se ganhe uma comissão pela venda.

Outro erro comum na hora de escolher um programa de afiliados é se basear única e exclusivamente no valor pago pelo produtor, o quanto você receberá por cada venda realizada.

Os afiliados de sucesso sabem muito bem que promover um produto e ganhar dinheiro na Internet trabalhando no mercado de afiliados não é tão fácil como muita gente acredita.

Vejamos então o que é necessário para determinar, no universo de produtos e serviços disponíveis para monetizarmos um site com programas de afiliados, quais desses programas seriam os mais indicados.

Dicas sobre como escolher um programa de afiliados

Selecionei abaixo algumas das dicas que orientações que damos em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, sobre como escolher um programa de afiliados para divulgar em seu blog, site ou redes sociais.

1 – Escolha produtos alinhados com o seu conteúdo

Escolher um produto de afiliado para divulgar não é como entrar em um supermercado e ir pegando qualquer coisa na prateleira, colocar no carrinho e levar para casa, achando que a família toda vai adorar.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com programas de afiliados é respeitar a sua audiência, e isso significa ter coerência entre o conteúdo do seu blog ou site e os programas de afiliados que você divulga nele.

Por isso, além de todos os parâmetros que ainda vamos discutir neste artigo, a primeira coisa a fazer é identificar programas de afiliados que ofereçam produtos ou serviços que estejam perfeitamente alinhados com o conteúdo do seu site.

Como escolher um programa de afiliados

2 – Busque parceiros e não anunciantes

A minha primeira dica sobre como escolher um programa de afiliado, e talvez mais importante é ter uma visão estritamente profissional sobre os produtos de afiliados que você vai promover em seu blog ou site.

Um erro muito comum entre os iniciantes em monetização de sites através de programas de afiliados é focar por exemplo, no valor da comissão que você receberá por cada venda realizada.

Se ganhar dinheiro com programas de afiliados é um negocio para você, é preciso buscar parceiros para o seu negócio e não apenas altas comissões. É claro que o valor da comissão é importante, mas você não pode focar apenas neste parâmetro.

O produto escolhido, principalmente se for digital, precisa ajudar você a vender. Se o produtor não oferece um material de divulgação bom, de nada adianta divulgar o link de afiliado se você não conta com um bom suporte.

3 – Teste dois ou três produtos similares

Como escolher um programa de afiliados para divulgar exige testes de desempenho, para saber de forma técnica qual deles realmente tem o melhor desempenho, depois de um criterioso processo de seleção inicial, você pode chegar a dois ou três produtos.

Às vezes, a escolha inicial, mesmo sendo extremamente técnica, pode nos enganar. Como dizemos em web análise sempre dizemos que uma métrica precisa ser confirmada por outra, o teste de desempenho é fundamental.

Teste o desempenho dos produtos, e depois, avaliando todas as métricas de desempenho, selecione aquele que apresenta o melhor resultado. Não se esqueça que o valor total das vendas não é o único parâmetro.

4 – Link de afiliado ou banner?

Mais uma das técnicas para escolha de programas de afiliados que passa pela qualidade do programa de afiliados que você escolhe. Por isso achei interessante trazer também este aspecto à discussão.

Mas como escolher um programa de afiliados levando-se em consideração apenas a questão do link ou banner? A resposta é simples, vai depender da qualidade do banner que o programa oferece.

Alguns produtores mais experientes, oferecem banners prontos nas plataformas de afiliados como a Monetizze, por exemplo, de altíssima qualidade, que você pode incorporar direto em seu site, sem problema algum.

Infelizmente, em outros casos, o material é de péssima qualidade, o que obrigaria você a desenvolver seu próprio banner, o que envolve tempo e dinheiro, é claro. Nesses casos, se o produto for realmente bom, você pode testar realizar vendas através de links.

Como escolher programas de afiliados

5 – Possibilidades de divulgação

Minha dica final sobre como escolher um programa de afiliados diz respeito as possibilidades de divulgação dos links, que dependendo das regras, pode ser um fator que pode prejudicar a sua estratégia de marketing digital.

Algumas marcas e produtores digitais ficam receosos sua estratégia de marketing de afiliados acabe se chocando com outras estratégias de marketing online que eles utilizam, e por isso, impõem algumas regras restritivas.

Por exemplo, alguns programas de afiliados proíbem a divulgação de links nas redes sociais. Outros, proíbem a utilização de anúncios no Google Ads ou Facebook Ads para a promoção de links.

Outros, vão ainda mais longe, proibindo até mesmo a aplicação de técnicas de SEO em seu site para ranquear palavras-chave em posições de destaque nas páginas de respostas do Google!

Nós sabemos muito bem que a etapa de divulgação de links de afiliados é uma etapa decisiva para se ganhar dinheiro com este tipo de negócio online. Se o patrocinador do programa impõe restrições severas para isso, talvez não seja interessante utilizá-lo em seu site.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso Google Meu Negócio oferecido pela Academia do Marketing

Como escolher um programa de afiliados é um processo que envolve muita análise inicial, acho interessante que você confira um outro artigo que publiquei aqui no blog da Academia do Marketing, onde mostro Os Melhores Programas de Afiliados para você ganhar dinheiro.

Espero ter com estas dicas sobre como escolher um programa de afiliados, ajudado você a dar seus primeiros passos nesta área. Para saber mais , sugiro visitar a nossa seção de artigos sobre Programas de Afiliados e manter-se em dia com este assunto, assinado a nossa Newsletter.