Tipos de Afiliados – Características e Formas de Atuação

Neste artigo vamos falar sobre os tipos de afiliados, ou seja, os três tipos de empreendedores digitais que lançam mão dos programas de afiliados para criar um negócio online ou então apenas ganhar uma renda extra na Internet.

Para o leigo em geral, pode parecer que ser todos os afiliados são iguais, mas na verdade, a forma de atuação de cada um, acaba por determinar tipos de afiliados bem diferentes, tanto em termos de metodologia quanto em termos de resultados.

Ao determinar em qual dos tipos de afiliados você deseja se encaixar, você estará também determinando qual é o melhor modelo de negócio para ganhar dinheiro com programas de afiliados que você deve adotar.

Os três tipos de afiliados e suas características

Confira abaixo quais são os tipos de afiliados clássicos, e em qual desses modelos você se enquadraria para montar um negócio online neste modelo de negócio, em função dos recursos que você tem para investir e seus conhecimentos.

1 – Afiliado Autoridade

O Afiliado Autoridade é na verdade um formador de opinião, um influenciador digital que usa o seu reconhecido conhecimento em uma determinada área para recomendar produtos ou serviços para a sua audiência.

Características do Afiliado Autoridade

A principal característica do Afiliado Autoridade é ser alguém que é reconhecido como uma pessoa que domina profundamente o tema de sua área de atuação.

É tido como uma referência em um determinado assunto, e por isso sua opinião possui um peso muito grande no processo decisório da sua audiência.

O tráfego para o seu blog é geralmente orgânico, ou seja, ele não paga nada por ele, pois a sua Autoridade é elevada o suficiente para gerar muitos acessos. Por isso, esse tipo de afiliado é também conhecido como Afiliado Orgânico.

O que é necessário para ser um Afiliado Autoridade

Entre os três tipos de a afiliados, podemos dizer que este é o que mais investe seu tempo construindo a sua presença online, e também um dos mais especializados. Entre suas expertises podemos destacar:

    • Entrega constante de conteúdo de alta qualidade;
    • Domínio das técnicas de SEO – Search Engine Optimization;
    • Habilidade na nutrição de Leads através de e-mail marketing;
    • Conhecimento de estratégias de Remarketing com anúncios pagos.

Como você pode ver, um Afiliado Autoridade, no final das contas, precisa apenas do seu conhecimento para ganhar dinheiro neste mercado.

Vantagens de ser um Afiliado Autoridade

Como acabei de dizer, entre os tipos de afiliados que encontramos no mercado, este é o que mais se apoia no conhecimento próprio e suas capacidades técnicas, o que é uma das grandes vantagens desse modelo.

Você não precisa de muito dinheiro para começar, pois a base do seu negócio será o conhecimento que você ou já possui, ou que irá adquirindo com o tempo, que será repassado em seu blog ou redes sociais.

Outra vantagem desse tipo de afiliado é que seu fluxo de receita é mais estável e duradouro, pois grande parte do seu tráfego é orgânico, ou seja, você não precisa pagar nada por ele.

Desvantagens de ser um Afiliado Autoridade

A desvantagem deste modelo de negócio envolvendo programas de afiliados é que para se construir uma Autoridade verdadeira, leva tempo, e por isso mesmo, o prazo de retorno é maior.

Tipos de Afiliados

2 – Afiliado Árbitro ou Afiliado Investidor

O Afiliado Árbitro, ou Afiliado Investidor, como também é conhecido, é basicamente um empreendedor digital que sem se expor ou construir uma Autoridade em seu nicho, lucra com a sua capacidade de criar bons anúncios nas mais diversas plataformas online.

Características do Afiliado Árbitro

Entre os tipos de afiliados que existem no mercado, este empreendedor trabalha com o que chamamos em mercado financeiro, de arbitragem entre ativos e distorções de preços que ocorrem no mercado.

Sem ser conhecido, este tipo de afiliado trabalha focado na criação de campanhas de anúncios para divulgar os produtos que representa em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e YouTube Ads.

A principal característica do afiliado investidor é ser um estrategista, sempre atento às oportunidades apresentadas pelo mercado, lançamentos e precificação de mídia paga para poder identificar oportunidades de negócios nas diversas Plataformas de Afiliados.

O que é necessário para ser um Afiliado Árbitro

Entre os tipos de afiliados, este é o modelo onde o empreendedor digital precisa investir mais pesadamente, pois ele trabalha basicamente com mídia paga. Além disso, é necessário também desenvolver habilidades nesta área, como por exemplo:

    • Um conhecimento profundo das diversas plataformas de mídias pagas;
    • Habilidade para criar campanhas com altas taxas de conversão;
    • Domínio das técnicas de copywriting;
    • Capacidade analítica para medir o ROI – retorno do investimento.

Como você pode ver, este tipo de afiliado é basicamente um investidor que domina muito bem as ferramentas e técnicas para a criação de anúncios de alto desempenho em termos de conversão e conhece os melhores programas de afiliados para isso.

Vantagens de ser um Afiliado Árbitro

Entre os três tipos de afiliados este é o que obtém retorno de forma mais rápida, já que ele não precisa investir na criação de uma Autoridade na sua área e também não depende do prazo de maturação de uma estratégia de SEO para se destacar nas buscas.

Outra das vantagens de ser um afiliado árbitro é que você poderá trabalhar em diversos nichos de afiliados ao mesmo tempo, pois a sua estrutura de divulgação poderá ser montada de maneira bem rápida, basicamente criando suas campanhas de mídias pagas.

Por fim, entre os tipos de afiliados que estamos analisando, este é um que não precisa investir nada em produção de conteúdo, pois não trabalha com tráfego orgânico ou popularidade nas mídias sociais.

Desvantagens de ser um Afiliado Árbitro

A grande desvantagem de ser um Afiliado Árbitro é que neste caso, você terá que fazer um investimento inicial considerável, além, é claro, de ter um sólido conhecimento em ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Não é coisa para amadores.

Principais tipos de afiliados

3 – Afiliado Renda Extra

O último da nossa lista contendo os principais tipos de afiliados, é o Afiliado Renda Extra, também conhecido como Afiliado Revendedor. Este afiliado geralmente não possui nenhum dinheiro para investir na criação de um negócio online, mas deseja ganhar uma renda extra na internet.

Características do Afiliado Renda Extra

Do ponto de vista técnico, o Afiliado Renda Extra é bastante limitado, pois não costuma ter uma estratégia de marketing digital definida e na maioria das vezes nem conhece as ferramentas mais eficientes para fazer a divulgação de seus links de afiliados.

Na maioria das vezes se marketing é restrito a spam de e-mails e spam de comentários em artigos publicados em blogs, duas estratégias que dificilmente trazem resultados, mas que eles acreditam que vale a pena.

Geralmente esse tipo de afiliados começa criando uma conta no Hotmart, Monetizze e outras plataformas de afiliados, cria uma conta e começa a divulgar seus links para seus amigos ou para uma lista de e-mails que conseguiu construir de alguma forma.

O que é necessário para ser um Afiliado Renda Extra

Entre os três tipos de afiliados, este é o menor precisa de recursos para começar o seu negócio, justamente por trabalhar com uma estrutura bastante precária e praticamente desprovida de qualquer recurso técnico. Basicamente ele precisa:

    • Um bom número de pessoas conhecidas para apresentar seus links;
    • Criatividade para buscar formas de divulgação gratuita;
    • Tempo para sem as ferramentas adequadas, divulgar seus links;
    • Persistência, pois os resultados não são nada animadores.

É comum que as pessoas que estão começando a trabalhar com programas de afiliados comecem por este formato, pois não precisam investir nada e muito menos dominar qualquer técnica de marketing online.

Vantagens de ser um Afiliado Renda Extra

Entre os principais tipos de afiliados que temos no mercado, como eu disse anteriormente, tem a vantagem de não precisar investir praticamente nada em termos de estrutura, pois na verdade não está construindo um negócio online, e sim aproveitando uma oportunidade.

Com essa vantagem, o afiliado renda extra pode trabalhar em diversos nichos ao mesmo tempo, uma vez que não precisa, como no caso do Afiliado Autoridade, se posicionar como uma referência.

Desvantagens de ser um Afiliado Renda Extra

Entre os tipos de afiliados que acabamos de ver, este é o que, mesmo tendo algum sucesso no início, por falta de estrutura técnica, tem a menor possibilidade de construir um negócio online sustentável a médio e longo prazo.

Como adota um modelo de afiliado que não tem muito possibilidade de aumentar sua exposição, e não garante um fluxo constante de conversões, não consegue garantir uma receita estável para o seu negócio. Esse é um erro comum em programas de afiliados cometido por quem está começando.

Tipos de afiliados digitais

Esses três tipos de programas de afiliados, como você acaba de ver, possuem características bem distintas. Por isso, em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, buscamos posicionar cada um nos módulos de desenvolvimento de negócio e geração de tráfego.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Instagram Para Negócios oferecido pela Academia do Marketing

Agora que você já conhece os tipos de afiliados, já pode se posicionar no planejamento do seu projeto. Lembre-se que para montar um negócio com programas de afiliados de forma profissional, o planejamento é uma das etapas mais importantes.

Mantenha-se em dia com este e outros temas relacionados a Programas de Afiliados, assinando a Newsletter da Academia do Marketing.