Especialista em SEO, um profissional em ascensão

A carreira de especialista em SEO é uma das que mais se destaca no ambiente online. Para ganhar a preferência do leitor, seja para blogs, jornais, revistas, sites, blogs, de pessoas físicas ou empresas, é preciso conquista-lo para seus conteúdos. Em meio a um volume absurdo de informações, é que entra o especialista em SEO – Search Engine Optimization, ou Engenharia aplicada à Otimização da Pesquisa de Conteúdo.

E foi nesse novo nicho de mercado que o jornalista Klaus Junginger, investiu e hoje responde pela área no jornal O Estado de S.Paulo.

“Não basta escrever. Tem de ser percebido e lido… Um superdesafio para o especialista em SEO (Search Engine Optimization), “o cara” na estrutura da mídia eletrônica”, afirma Junginger.

Segundo o matemático norte-americano Bill Ilmon, “pai”, dos sistemas de data warehouse, grandes bases de dados organizadas, desde 1995, quando a Internet comercial chegou com tudo, até hoje, a Humanidade gerou mais conteúdo do que conseguiu produzir desde que surgiu o primeiro ser humano na Terra, há milhares e milhares de anos.

Um acervo que, depois da Internet, mundo afora, se mede em milhões de Terabytes por minuto, circulando, entre outros, embarcado nos veículos eletrônicos de comunicação, e-mails, torpedos e postagens no furacão das redes sociais.

O SEO é a base do jornalismo do futuro

“O SEO é, com certeza, o jornalista do futuro. Já não basta produzir os conteúdos com rapidez e estilo. Há que ser percebido, em meio às infinitas opções, quando, usando o mecanismo de busca, o internauta digita determinada palavra”, explica Klaus.

Em resumo, no Estadão, o trabalho deste especialista em SEO se faz em cima da estrutura do site do jornal, de modo que ele apareça melhor, com ampla visibilidade, nos motores de busca.

Mas… qual é a mágica? Klaus confessa que o fato de ser um “jornalista antenado” o ajuda muito. “A mim compete mostrar aos editores e chefes de redação, assim como às diretorias de Tecnologia da Informação, Estratégia e Marketing, que, em vez de escrever Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), é melhor usar o termo taxa de juros – mais simples, popular, à altura do entendimento de todo e qualquer leitor. Em outras palavras, meu trabalho é decodificar a linguagem, providência fundamental para facilitar a busca”, resume.

Conheça detalhes do Curso de Marketing Digital Online oferecido pela Academia do Marketing Digital Online

Clique aqui para ver detalhes do Curso de SEO Online oferecido pela Academia do Marketing

Além do faro apurado de jornalista e da experiência, tendo ele participado, em 1997, da primeira homepage comercial no Brasil, o que conspira a favor do trabalho do SEO do Estadão é a análise contínua do impacto dos conteúdos no comportamento dos leitores.

Basicamente, mediante uso do Google Analytics, ferramenta capaz de contabilizar o número de acessos e cliques, bem como a profundidade da navegação e permanência de cada internauta na página do Estadão.

O momento do especialista em SEO

Atualmente, os analistas de SEO, oriundos ou não do jornalismo, estão em alta no mercado. Com o crescimento do e-commerce e a disputa para estar entre os links da primeira página do Google – ou seja, uma grande audiência garantida – acentua a importância de quem sabe lidar com as regras de algoritmos ditadas pelo Google.

Não existe formação regularizada pelo MEC, mas é um caminho bastante comum entre recém formados em Marketing, Publicidade e Comunicação. No entanto, cresce cada vez mais a oferta de cursos de SEO de curta duração, como o oferecido pela Academia do Marketing, que ajudam a compreensão desse mundo dinâmico das Search Engine.

Mantenha-se atualizado sobre a carreira de especialista em SEO e outras na área do marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no portal Vagas