Como aumentar o número de fãs no Facebook

Atualmente saber como aumentar o número de fãs no Facebook é o primeiro grande desafio para quem acaba de criar uma presença institucional na maior rede social do momento.

A criação da Fan Page em si é um primeiro passo importante, mas de nada adiantará se ela não tiver pessoas que tomem conhecimento do conteúdo publicado nele. E pior, esse público não aparece espontaneamente.

Preparando o site para chegada da sua Fan Page

A equipe da Academia do Marketing selecionou, entre as diversas opções disponíveis para aumentar a base de fãs de uma página no Facebook, aquelas que de maneira geral costumam ser mais eficientes. É claro que dependendo do segmento de atuação e objetivo de marketing da página, essas soluções podem variar, mas esses testes específicos deixamos a critério de cada analista.

Fuja das soluções mágicas

Ultimamente vem crescendo o número de “empresas” que vendem Likes. Esqueça isso! Em primeiro lugar, porque essas curtidas dificilmente serão segmentadas em função do seu negócio e por isso dificilmente estarão de acordo com a Persona desenhada em seu plano de marketing digital como representante do seu público alvo. Não há como aumentar o número de seguidores no Facebook que forma consistente usando este tipo de estratégia.

O segundo motivo é bem mais sério. Muitas dessas empresas conseguem essa “mágica” utilizando recursos que infringem as Diretrizes do Facebook Para Fan Pages e por isso, no final da história você ainda poderá acabar sendo punido por tal prática.

SMO – Social Media Optimization

Como aumentar o número de fãs no Facebook. Veja algumas técnicas para aumentar o número de fãs da sua página no Facebook

Como aumentar o número de fãs no Facebook

Antes de tudo, submeta seu site e blog a um processo de SMO – Social Media Optimization, ou seja, deixe-o preparado para interação com seu novo canal nas mídias sociais.

Para aumentar o número de seguidores no Facebook, em primeiro lugar você deve preparar o site em termos de ferramentas de compartilhamento e interação.

Instale os botões clássicos de engajamento do Facebook como Curtir e Compartilhar em locais como posts em seu blog e outros em que faça sentido, a presença destes elementos.

Uma boa opção também é a inclusão do widget Facepile na barra lateral do blog. Essas medidas incentivam o engajamento e ajudar a aumentar sua base de seguidores no Facebook.

Insira os botões sociais do Facebook em sua template de e-mail

Providencie um lugar de destaque para os botões de engajamento na template de e-mail usada no dia a dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você também tem uma presença no Facebook. Isso além de mostrar mais este canal de comunicação aos seus assinantes, também ajudará a divulgar a sua página.

Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.

Exiba seu endereço no Facebook em outras mídias sociais

A maioria das mídias sociais oferece um espaço para inserção do seu endereço em outras redes em seu perfil e até mesmo nas suas publicações. Não deixe essa oportunidade de lado e trate logo de incorporar o endereço da sua Fan Page também nesses perfis.

Outra dica para quem deseja saber como aumentar o número de fãs no Facebook é incluir um convite para Curtir a sua página de fãs na mensagem de agradecimento por seguir no Twitter. Essa é uma dica que sempre damos em nosso curso de Facebook para empresas que às vezes surpreende o pessoal pela sua simplicidade.

A lógica é simples. Já que a pessoa segue você no Twitter, é provável que ela vá querer seguir também no Facebook.

Mais dicas de como aumentar o número de fãs no facebook

Veja mais dicas de como aumentar o número de fãs da sua página no Facebook

Dicas de como aumentar o número de Fãs no Facebook

Preparado o terreno em seu site e outros canais de comunicação, é hora de começar a planejar as ações em si. Vejamos, portanto algumas sugestões neste sentido.

Faça do lançamento da sua página um verdadeiro evento

Promova ao máximo o lançamento da sua página de fãs, transformando-o em um verdadeiro evento da sua empresa. Prepare uma ação de envio de newsletter para sua base de e-mails, divulgue banners de lançamento no site e no blog da empresa e faça chamadas em outras mídias sociais se você já tiver.

Você só conseguirá aumentar o número de fãs da sua página no Facebook se der a ela exposição, e o momento de lançamento é uma ótima oportunidade para criar buzz em torno desse fato.

Crie promoções exclusivas para seus fãs no Facebook

Uma outra dica para quem quer saber como aumentar o número de fãs no Facebook é criar promoções exclusivas para os seus fãs através de Form Gates e Fan Gates, recursos válidos para este tipo de estratégia no Facebook.

Existem diversos aplicativos para o Facebook que bloqueiam um determinado conteúdo para ser visualizado apenas por fãs, e criando promoções em cima deste conteúdo você conseguirá aumentar a sua base de fãs com uma certa finalidade. Usar cupons de desconto para essas ações costuma dar ótimos resultados.

Utilize opções de divulgação paga no Facebook

Outra forma bem eficiente para aumentar a sua base de fãs no Facebook é utilizar os Facebook Ads, os anúncios pagos da rede. Com a divulgação de postagens através dos anúncios no Facebook e do recurso Promover Publicação, você pode aumentar em muito a exposição da sua página e consequentemente do número de fãs.

Em nosso curso de Facebook Ads destacamos algumas estratégias especialmente desenhadas para este tipo de ação, já que como você já pode ter percebido após a leitura deste artigo até aqui, promover este crescimento de forma espontânea é bem trabalhoso e pode demorar um bom tempo.

Promova o engajamento ao máximo

Por último deixei o mais valioso conselho para quem deseja saber como aumentar o número de fãs no Facebook: Promova ao máximo o engajamento através de conteúdo de qualidade e valor para a vida das pessoas. Essa é a verdadeira fórmula do sucesso em Facebook Marketing.

Não caia na tentação cômoda de transformar sua página de fãs em um mero palanque digital para suas ofertas e promoções. Dê alguma coisa antes de pedir que alguém compre seus produtos ou então contrate os seus serviços.

Agora que você já tem uma boa ideia de como aumentar o número de fãs no Facebook e algumas dicas sobre o caminho a percorrer, basta planejar suas ações e botar a mão na massa! Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Salvar

Salvar

3.40 avg. rating (69% score) - 10 votes