SEO básico não existe – Ou se faz um trabalho de SEO ou não se faz

SEO básico não existeVocê já ouviu falar em SEO Básico? Pois é, eu estava em um congresso um dia desses e um cara me perguntou como é que ele poderia fazer um “SEO básico” para oferecer aos clientes dele.

A minha resposta certamente não o agradou muito, pois não encontrei outra resposta possível a não ser – Não sei do que você está falando.

Acredite, eu realmente não sei o que diabos venha a ser um SEO básico. Para mim, ou existe um trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca ou então não existe.

Essa coisa de SEO meia-boca ou é peça de ficção ou então má fé. Seja como for, simplesmente não existe.

O que era afinal o SEO básico ao qual ele se referia

Meio intrigado com a pergunta sobre o tal SEO Básico, pedi a ele que me explicasse o que afinal de contas ele estava querendo e a resposta dele foi que o objetivo era otimizar rapidamente as páginas das lojas virtuais dos clientes. A coisa não funciona assim.

O processo de otimização de sites é composto de um conjunto de técnicas que vão desde a etapa de planejamento até a manutenção da página no dia a dia. Como mencionei em meu artigo sobre etapas de SEO no e-commerce, um bom trabalho de otimização começa pela própria estrutura do site, no caso uma loja virtual. Feito isso, passamos para a otimização onpage e depois de publicada a página, o trabalho de otimização offpage, ou link building.

Mas o processo não acaba ai. Depois de realizado esse ritual técnico de otimização, temos que nos debruçar sobre ferramentas como Google Analytics e a Central do Web Master do Google para analisar os dados de acesso e colher informações para refinar o trabalho inicial.

O trabalho de SEO não tem fim

Um projeto de SEO pode ter início, mas determinar o meio é difícil e o fim é impossível de ser determinado. A cada revisão do Google, como a Panda, Pinguim, Hummingbird e mais recentemente a Pigeon,  somos obrigados a rever toda a estratégia de otimização para adequá-la às novas diretrizes.

Por isso que o tal de SEO básico ao qual ele se referia, para mim era completamente desconhecido. O problema é que por desconhecimento técnico, muita gente acaba caindo nesta cilada e além de gastar dinheiro com um serviço que não atinge os objetivos propostos, pode até mesmo ficar fora das páginas de respostas do Google.

Infelizmente, é assim que muita gente é enganada em SEO. Existem pessoas e “empresas” que oferecem um serviço de SEO para leigos, se aproveitando do desconhecimento nessa área. Algumas mais audaciosas chegam até mesmo a garantir o primeiro lugar no Google, promessa que no curso de SEO que ministro, provo ser matematicamente impossível.

Na hora de escolher uma agência digital especializada em e-commerce para realizar o trabalho de otimização da sua loja virtual, é necessário verificar o que realmente está incluído neste pacote. Peça alguns exemplos de trabalhos de otimização e verifique você mesmo o posicionamento das palavras-chave indicadas.

No fim da história fiquei até mesmo triste, pois ao saber que ele queria vender o tal do SEO básico para seus clientes, continuei a respeitá-lo como amigo, mas não mais como profissional de Search.

Por Alberto Valle

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes