Ferramentas Google

O Google é um grande parceiro de quem trabalha com marketing digital. A empresa oferece diversas ferramentas, na sua maioria gratuitas, que nos possibilitam acompanhar o desempenho de sites, fazer a integração de recursos e marketing e realizar pesquisas de dados.

Principais Ferramentas do Google Para Marketing Digital

Confira abaixo as principais ferramentas e aplicativos do Google para o marketing digital do seu site. Basta clicar em cada item para abrir a descrição.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo fazer o monitoramento de tráfego de sites, blogs, lojas virtuais e aplicativos.

Através dos diversos relatórios da ferramenta é possível analisar todo o comportamento das pessoas que acessam o seu site.

Entre os diversos relatórios disponíveis você terá: número de visitantes, tempo de permanência em cada página, origem do tráfego e muitas outras informações.

A ferramenta também oferece relatórios de conversão de metas, análise de funis de conversões e monitoramento de vendas em lojas virtuais. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Como o Google é uma das plataformas de marketing mais importantes para qualquer tipo de site, é importante que você possa avaliar como está a integração do seu site com os diversos recursos oferecidos pelo buscador.

Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece relatórios que mede o grau de integração do seu site como ele é percebido pelo buscador.

Entre as diversas informações disponíveis vale destacar algumas como: Número de páginas indexadas pelo buscador, desempenho do site em dispositivos mobile, posição de páginas do site nas pesquisas realizadas no buscador e muitas outras.

Para quem trabalha com SEO é uma ferramenta fundamental, pois através dela podemos recolher insights valiosos para melhorar o posicionamento do site nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no buscador. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google, e sem dúvida alguma a maior plataforma de anúncios na área do marketing de busca, e presença fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

Google Ads permite veicular anúncios em diversos ambientes da plataforma, como nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador, em sites de parceiros do Google, YouTube, Google Shopping, Gmail e outros ambientes.

Os anúncios no Google Ads são pagos e seu valor é determinado através de um sistema de leilão por palavra-chave, gerenciado pela própria plataforma. Palavras-chave mais concorridas tendem a ter preços maiores por anúncio.

A plataforma disponibiliza diversos relatórios de desempenho de anúncios, com métricas muito detalhadas que permites uma análise minuciosa dos resultados. Para acessar a plataforma clique aqui.

Google Shopping é a versão do Google Ads com foco na divulgação de produtos para lojas virtuais também lojas físicas. Funciona como um agregador de lojas físicas e virtuais

Os anúncios são exibidos no topo das páginas de respostas a pesquisas e em alguns casos, também em uma área lateral criada pela ferramenta para buscas por produtos, e também outros ambientes do Google.

A contratação desse ripo específico de anúncios é feita diretamente através de uma configuração especial de direcionamento e posicionamento do anúncio. O Acesso a esse tipo de anúncios é feito dentro do próprio Google Ads.

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita voltada para pequenos e médios negócios, onde os empresários podem cadastrar suas empresas e conseguir destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador.

Em sua ficha no Google Meu Negócio a empresa pode cadastrar informações como endereço, horário de funcionamento, condições de atendimento, meios de pagamentos aceiros e outras informações sobre a empresa.

Além disso, é também possível cadastrar produtos e serviços para serem exibidos nos resultados, fazer publicações de promoções e destaques, e ainda é possível criar uma página sobre a empresa em uma interface de fácil operação. Para conhecer todos os seus recursos clique aqui para ler o nosso artigo sobre o Google Meu Negócio.

É uma ferramenta voltada para pequenos negócios locais, e para conseguir se destacar, é necessário conhecer as técnicas de otimização do perfil, de forma a se destacar nas páginas de respostas. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, através da qual é possível fazer a integração de diversos scripts de monitoramento e acompanhamento de um site, sem que seja necessário inserir no site um código para cada um.

Com o Google Tag Manager você pode fazer a integração de todas as ferramentas do Google, como Google AnalyticsGoogle AdsGoogle Search Console e também scripts de acompanhamento de outras plataformas, como o Facebook PixelTikTok Pixel e outros.

Para os sites desenvolvidos sobre a plataforma WordPress, a instalação do Google Tag Manager pode ser feita através da instalação de um plugin fácil de instalar. Para fazer o download do plugin clique aqui.

Com a centralização da gestão de códigos no Google Tag Manager o gestor do site ganha muito mais autonomia e reduz seus custos de TI. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Site Kit é um plugin gratuito do próprio Google para WordPress que tem como objetivo promover a integração de diversas ferramentas oferecidas pelo Google com o seu site de maneira simples e rápida.

Ima das vantagens do Google Site Kit é que ele apresenta no painel administrativo do seu site criado sobre a plataforma WordPress as principais informações sobre as diversas ferramentas oferecidas pelo Google, como Google AnalyticsGoogle Search ConsoleGoogle AdsGoogle Tag Manager e outras.

A instalação do Google Site Kit é bem simples e depois de instalado basta você seguir as instruções de configuração a instalação dos códigos. Para fazer o download do plugin do Google Site Kit clique aqui.

O Google Keyword Planner, é uma ferramenta de pesquisa e planejamento de palavras-chave a serem usadas em diversas dimensões do marketing digital, como Google Ads, SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, marketing de conteúdo e detalhamento da Persona de Marketing.

A ferramenta nos permite pesquisar informações como quais são as palavras-chave com maior volume de buscas em um determinado nicho, palavras relacionadas, estimativa de preço da palavra no leilão do Google Ads e outros insights valiosos.

A ferramenta é gratuita e está incorporada ao Google Ads, sendo acessada através da aba Ferramentas e Configurações, localizada no menu superior da plataforma de anúncios.

O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa e análise de tendências que pode ser usada em diversas áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa de palavras-chave para SEO, campanhas em Google Ads e Marketing de Conteúdo.

Basicamente a ferramenta registra as palavras e expressões mais buscadas na plataforma de pesquisa do Google durante um determinado período de tempo que você determina nas configurações da plataforma.

A ferramentas também permite a comparação do volume de busca de diversas palavras-chave, identificação de buscas por regiões geográficas e indica palavras-chave cuja as buscas estão em ascensão.

Com inúmeras aplicações, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda para qualquer profissional de marketing. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Site Kit é um plugin gratuito para a plataforma WordPress, desenvolvido pelo próprio Google que integra várias ferramentas e serviços oferecidos pela plataforma diretamente ao painel de administração do WordPress.

Ele foi projetado para simplificar o processo de monitoramento e análise do desempenho do site, oferecendo insights valiosos sobre o tráfego, a otimização de conteúdo e outros aspectos relacionados ao site.

Algumas das principais funcionalidades do Google Site Kit incluem a integração com Google Analytics, Google Search Console, Google Tag Manager, Google Ads, Google Optimize, Google PageSpeed Insights e Google AdSense.

Google Site Kit simplifica a configuração e o gerenciamento dessas ferramentas, proporcionando uma visão mais abrangente e centralizada do desempenho do seu site.

Todo o material disponibilizado na plataforma da Academia do Marketing é protegido por direitos autorais. A sua reprodução, parcial ou total é terminantemente proibida sem a explicita autorização da nossa equipe.