Ferramentas Google
O Google é um grande parceiro de quem trabalha com marketing digital. A empresa oferece diversas ferramentas, na sua maioria gratuitas, que nos possibilitam acompanhar o desempenho de sites, fazer a integração de recursos e marketing e realizar pesquisas de dados.
Principais Ferramentas do Google Para Marketing Digital
Confira abaixo as principais ferramentas e aplicativos do Google para o marketing digital do seu site. Basta clicar em cada item para abrir a descrição.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo fazer o monitoramento de tráfego de sites, blogs, lojas virtuais e aplicativos.
Através dos diversos relatórios da ferramenta é possível analisar todo o comportamento das pessoas que acessam o seu site.
Entre os diversos relatórios disponíveis você terá: número de visitantes, tempo de permanência em cada página, origem do tráfego e muitas outras informações.
A ferramenta também oferece relatórios de conversão de metas, análise de funis de conversões e monitoramento de vendas em lojas virtuais. Para acessar a ferramenta clique aqui.
Como o Google é uma das plataformas de marketing mais importantes para qualquer tipo de site, é importante que você possa avaliar como está a integração do seu site com os diversos recursos oferecidos pelo buscador.
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece relatórios que mede o grau de integração do seu site como ele é percebido pelo buscador.
Entre as diversas informações disponíveis vale destacar algumas como: Número de páginas indexadas pelo buscador, desempenho do site em dispositivos mobile, posição de páginas do site nas pesquisas realizadas no buscador e muitas outras.
Para quem trabalha com SEO é uma ferramenta fundamental, pois através dela podemos recolher insights valiosos para melhorar o posicionamento do site nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no buscador. Para acessar a ferramenta clique aqui.
O Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google, e sem dúvida alguma a maior plataforma de anúncios na área do marketing de busca, e presença fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.
O Google Ads permite veicular anúncios em diversos ambientes da plataforma, como nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador, em sites de parceiros do Google, YouTube, Google Shopping, Gmail e outros ambientes.
Os anúncios no Google Ads são pagos e seu valor é determinado através de um sistema de leilão por palavra-chave, gerenciado pela própria plataforma. Palavras-chave mais concorridas tendem a ter preços maiores por anúncio.
A plataforma disponibiliza diversos relatórios de desempenho de anúncios, com métricas muito detalhadas que permites uma análise minuciosa dos resultados. Para acessar a plataforma clique aqui.
O Google Shopping é a versão do Google Ads com foco na divulgação de produtos para lojas virtuais também lojas físicas. Funciona como um agregador de lojas físicas e virtuais
Os anúncios são exibidos no topo das páginas de respostas a pesquisas e em alguns casos, também em uma área lateral criada pela ferramenta para buscas por produtos, e também outros ambientes do Google.
A contratação desse ripo específico de anúncios é feita diretamente através de uma configuração especial de direcionamento e posicionamento do anúncio. O Acesso a esse tipo de anúncios é feito dentro do próprio Google Ads.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita voltada para pequenos e médios negócios, onde os empresários podem cadastrar suas empresas e conseguir destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador.
Em sua ficha no Google Meu Negócio a empresa pode cadastrar informações como endereço, horário de funcionamento, condições de atendimento, meios de pagamentos aceiros e outras informações sobre a empresa.
Além disso, é também possível cadastrar produtos e serviços para serem exibidos nos resultados, fazer publicações de promoções e destaques, e ainda é possível criar uma página sobre a empresa em uma interface de fácil operação. Para conhecer todos os seus recursos clique aqui para ler o nosso artigo sobre o Google Meu Negócio.
É uma ferramenta voltada para pequenos negócios locais, e para conseguir se destacar, é necessário conhecer as técnicas de otimização do perfil, de forma a se destacar nas páginas de respostas. Para acessar a ferramenta clique aqui.
O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, através da qual é possível fazer a integração de diversos scripts de monitoramento e acompanhamento de um site, sem que seja necessário inserir no site um código para cada um.
Com o Google Tag Manager você pode fazer a integração de todas as ferramentas do Google, como Google Analytics, Google Ads, Google Search Console e também scripts de acompanhamento de outras plataformas, como o Facebook Pixel, TikTok Pixel e outros.
Para os sites desenvolvidos sobre a plataforma WordPress, a instalação do Google Tag Manager pode ser feita através da instalação de um plugin fácil de instalar. Para fazer o download do plugin clique aqui.
Com a centralização da gestão de códigos no Google Tag Manager o gestor do site ganha muito mais autonomia e reduz seus custos de TI. Para acessar a ferramenta clique aqui.
O Google Site Kit é um plugin gratuito do próprio Google para WordPress que tem como objetivo promover a integração de diversas ferramentas oferecidas pelo Google com o seu site de maneira simples e rápida.
Ima das vantagens do Google Site Kit é que ele apresenta no painel administrativo do seu site criado sobre a plataforma WordPress as principais informações sobre as diversas ferramentas oferecidas pelo Google, como Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Google Tag Manager e outras.
A instalação do Google Site Kit é bem simples e depois de instalado basta você seguir as instruções de configuração a instalação dos códigos. Para fazer o download do plugin do Google Site Kit clique aqui.
O Google Keyword Planner, é uma ferramenta de pesquisa e planejamento de palavras-chave a serem usadas em diversas dimensões do marketing digital, como Google Ads, SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, marketing de conteúdo e detalhamento da Persona de Marketing.
A ferramenta nos permite pesquisar informações como quais são as palavras-chave com maior volume de buscas em um determinado nicho, palavras relacionadas, estimativa de preço da palavra no leilão do Google Ads e outros insights valiosos.
A ferramenta é gratuita e está incorporada ao Google Ads, sendo acessada através da aba Ferramentas e Configurações, localizada no menu superior da plataforma de anúncios.
O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa e análise de tendências que pode ser usada em diversas áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa de palavras-chave para SEO, campanhas em Google Ads e Marketing de Conteúdo.
Basicamente a ferramenta registra as palavras e expressões mais buscadas na plataforma de pesquisa do Google durante um determinado período de tempo que você determina nas configurações da plataforma.
A ferramentas também permite a comparação do volume de busca de diversas palavras-chave, identificação de buscas por regiões geográficas e indica palavras-chave cuja as buscas estão em ascensão.
Com inúmeras aplicações, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda para qualquer profissional de marketing. Para acessar a ferramenta clique aqui.
O Google Site Kit é um plugin gratuito para a plataforma WordPress, desenvolvido pelo próprio Google que integra várias ferramentas e serviços oferecidos pela plataforma diretamente ao painel de administração do WordPress.
Ele foi projetado para simplificar o processo de monitoramento e análise do desempenho do site, oferecendo insights valiosos sobre o tráfego, a otimização de conteúdo e outros aspectos relacionados ao site.
Algumas das principais funcionalidades do Google Site Kit incluem a integração com Google Analytics, Google Search Console, Google Tag Manager, Google Ads, Google Optimize, Google PageSpeed Insights e Google AdSense.
O Google Site Kit simplifica a configuração e o gerenciamento dessas ferramentas, proporcionando uma visão mais abrangente e centralizada do desempenho do seu site.
Todo o material disponibilizado na plataforma da Academia do Marketing é protegido por direitos autorais. A sua reprodução, parcial ou total é terminantemente proibida sem a explicita autorização da nossa equipe.