Quanto cobrar pelo trabalho de SEO

  • Quanto cobrar pelo trabalho de SEO

Quanto cobrar pelo trabalho de SEO

A eterna dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho de SEO deixa muita gente insegura na hora de apresentar o seu orçamento a um cliente.

Além da incerteza quanto ao preço, muita gente também se sente insegura em relação a como conduzir o trabalho e qual base de cálculo utilizar para cobrar um preço justo e ao mesmo tempo compensador.

Para ajudar aos profissionais que estão começando agora, nossa equipe disponibiliza no ambiente online do nosso Curso de SEO, um pequeno roteiro para orientação de nossos alunos.

Neste artigo, reproduzimos os principais pontos deste roteiro sobre quanto cobrar pelo trabalho de SEO para que você não tenha mais dúvidas sobre este, que sempre é um ponto delicado na hora de fechar um contrato de consultoria nesta área.

Divida o trabalho em pacotes

Antes de falarmos em o quanto cobrar pelo trabalho de SEO, é importante que possamos discutir como cobrar pelo trabalho de SEO, antes de determinarmos o valor total da consultoria.

Como você deve saber, o trabalho de SEO é composto da análise do cenário em que a empresa está inserida, seus concorrentes e uma verificação do SEO de estrutura, SEO onpage e SEO offpage.

Por isso, uma forma interessante de cobrança pelo trabalho de SEO é dividi-lo em “pacotes”. Dessa forma, fica mais fácil para o cliente que vai pagando por etapas, e você também tem uma garantia, que mesmo no caso do cliente desistir do trabalho no meio do caminho, você não terá prejuízo.

Portanto, em seu orçamento você teria quatro pacotes distintos:

  1. Elaboração do projeto de SEO
  2. Trabalho de SEO de Estrutura
  3. Trabalho de SEO Onpage
  4. Trabalho de SEO Offpage

Estabeleça um valor para a sua consultoria pela elaboração de um projeto de SEO para o seu cliente, outro para a otimização da estrutura do site, outro para a otimização dos fatores onpage e finalmente um valor pela etapa de link building e manutenção.

Trabalhando desta forma, você não corre o risco de investir seu tempo e trabalho na criação das bases para um bom trabalho de SEO e depois, o cliente desistir do trabalho ou postergá-lo, deixando você sem a remuneração pelo trabalho já desenvolvido.

Como definir um valor para o trabalho de SEO

Uma vez definido o modo de cobrança, é hora então de discutirmos quanto cobrar pelo trabalho de SEO em si, e acredite, não é nada difícil.

Como expliquei anteriormente em meu artigo sobre quanto cobrar pelo trabalho em marketing digital, nós como consultores, vendemos o nosso conhecimento e o nosso tempo para a aplicação deste conhecimento.

Diante disso, a base de cálculo para a cobrança pelo trabalho de SEO deve ser exatamente o tempo a ser investido no processo. Para definir o valor, siga o passo a passo abaixo:

  • Em primeiro lugar, determine o quanto você deseja receber de remuneração pelo seu trabalho mensalmente. O quanto você quer ganhar no final do mês;
  • Calcule o quanto você gasta com os serviços necessários para desenvolver um bom trabalho de SEO. Sinal de internet, softwares de controle, ferramentas de pesquisa, aluguel do escritório e etc;
  • Determine quantas horas por dia você está disposto a dedicar ao seu trabalho como analista de SEO e quantos dias por mês você irá trabalhar;
  • Finalmente some o valor que você deseja ganhar mensalmente, mais os seus custos operacionais, e divida pelo número de horas que você está disposto a trabalhar.

Este cálculo simples vai levar você a um número mágico, que é quanto custa a sua hora de trabalho. Com este número na mão, saber quanto cobrar pelo trabalho de SEO é apenas uma questão de avaliar o tempo que será necessário para executar o trabalho de otimização.

Como cobrar pelo trabalho de SEO

Calculando o tempo para cada tarefa

Com o valor da sua hora trabalhada, cabe agora a você calcular quanto tempo será necessário para cada uma das tarefas que enumerei acima. Essa é uma conta que pessoalmente eu acho mais complicada, pois varia de pessoa para pessoa.

O importante nesta etapa é ser realista para determinar o mais precisamente possível o tempo que você irá necessitar em cada uma das quatro etapas mencionadas anteriormente.

Quem já tem alguma experiência já sabe mais ou menos quanto tempo gasta em cada uma delas, mas para quem está começando agora isso requer um pouco mais de cuidado para não subavaliar o tempo necessário.

O preço do trabalho em SEO

Uma outra dica para quem deseja saber quanto cobrar pelo trabalho de SEO é não ter medo de cobrar o valor justo pelo seu trabalho. É comum o cliente achar que o valor é muito elevado, e nessa situação muita gente acaba aviltando seu trabalho.

A minha opinião é de que se o preço cobrado é justo e o cliente não concorda com ele, é sinal que ele não tem estrutura para pagar por um bom trabalho nesta área. Não é sua culpa.

Imagine o tempo que você investiu para chegar no grau de profissionalismo que você chegou. Seria justo você desprezar todo este investimento só porque o seu possível cliente não se preparou financeiramente para arcar com os custos do trabalho de SEO na promoção de seu site?

Como você pode ver determinar quanto cobrar pelo trabalho de SEO não é tão difícil assim. É matemática pura e simples. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relacionados a SEO e tudo mais envolvendo marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Quanto cobrar pelo trabalho de SEO
4.8 (96%) 10 votos
2018-06-05T12:58:24+00:00By |Categories: SEO|Tags: , , |

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!
WhatsApp chat