O que é o Índice de Relevância do Facebook Ads e como ele funciona
O Facebook anunciou a criação de uma nova métrica para seus anúncios, o Índice de Relevância do Facebook Ads. O indicador será um novo parâmetro para avaliação da relevância dos anúncios publicados na rede através da sua ferramenta de publicidade, o Facebook Ads.
O Facebook tem como objetivo aperfeiçoar e melhorar os anúncios que os usuários veem em seus Feeds de Notícias, a empresa apresentou uma relevância para os anúncios desta semana.
Como funciona o Índice de Relevância do Facebook Ads
A nova métrica, chamada de Índice de Relevância é obtida através da ponderação das interações positivas como Curtir, Compartilhar e Comentar e as interações negativas como clique em ocultar ou denuncia como abuso. O Índice de Relevância do anúncio no Facebook será exibido em uma escala que vai de1 à 10.
Em nosso curso de Facebook Marketing sempre chamamos atenção para a questão do impacto dos comentários negativos sobre o EdgeRank de uma página e consequentemente, de seu alcance. Com essa nova medida, o Facebook leva para os anúncios este impacto também.

Veja o que é e como funciona o Índice de Relevância do Facebook Ads
Um detalhe importante revelado pelo Facebook sobre a metodologia aplicada ao cálculo dessa nova métrica dos Facebook Ads é que a avaliação dessas interações irá variar conforme os objetivos do anúncio como conversões ou visualizações de vídeos. Por isso é importante levar esse detalhe em consideração na hora de avaliar suas campanhas, para não acabar comparando alhos com bugalhos.
Outro aspecto interessante sobre o Índice de Relevância do Facebook Ads é que ele não será aplicado aos anúncios com entrega garantida, aqueles comprados em função de alcance e frequência. O Facebook explicou em seu blog que “A relevância tem um impacto menor no custo e entrega em campanhas de sensibilização da marca, uma vez que esses anúncios são otimizados para alcançar as pessoas, ao invés de dirigir uma ação específica, como conversão e instalação de aplicativos“.
O que muda para os anunciante
Para os anunciantes, o Relevance Score será provável mais uma das diversas métricas que analisamos para verificar qual vem sendo o resultado dos anúncios.
Como explicou o Facebook no post, a verdadeira utilidade de um anúncio é o alcance dos seus objetivos. Se você é uma pizzaria e está veiculando um anúncio no Facebook com o objetivo de vender pizzas online e a taxa de conversão do anúncio está boa, provavelmente você não irá querer mexer nesse anúncio.
No caso inverso, se o anúncio não estiver trazendo um bom retorno, acompanhar o desempenho do Índice de Relevância do anúncio pode lhe ajudar a fazer modificações que possam melhorar o seu desempenho.
Buscando melhorar a experiência do usuário
O Facebook tem feito ultimamente algumas mudanças que visam a melhoria da experiência dos usuários em sua plataforma. As novas regras visam evitar anúncios que irritem os usuários e ao mesmo tempo forçar os anunciantes a melhorar as técnicas aplicadas nos Facebook Ads.
Em novembro do ano passado o Facebook reprimiu os posts considerados “excessivamente promocionais” no Feed de Notícias e em setembro passou a perguntar aos usuários que optavam por esconder os anúncios no Feed, por que estavam fazendo isso.
A intenção com o Índice de Relevância do Facebook Ads parece ser forçar a profissionalização dos anunciantes de forma a não deixar que anúncios mal estruturados poluam a interface da rede, afastando os usuários e prejudicando a audiência, a verdadeira fonte de renda do Facebook. Por outro lado, o novo indicador também ajudará os anunciantes s desenvolverem anúncios de melhor conversão.
Mantenha-se atualizado sobre alterações que venham a acontecer no Índice de Relevância do Faacebook Ads e tudo mais que acontece no universo do Facebook Marketing e Facebook Ads assinando nosso Boletim Informativo.