Tendências do marketing digital em 2019

  • Tendências do marketing digital em 2019

Tendências do marketing digital em 2019

O próximo ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing digital em 2019 já podem ser vislumbradas claramente.

O marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno e seus impactos sobre a formas das marcas se relacionarem com seu público-alvo também. Por isso, é fundamental estarmos sempre de olho em mudanças de comportamento e novas tecnologias.

Justamente por isso, publicamos uma análise das tendências de marketing digital em 2019, para que empresas, estudantes e profissionais de marketing online possam ter uma referência e se prepararem para estas mudanças.

As principais tendências do marketing digital em 2019

Com base em informações recolhidas nos principais sites de referência em marketing digital do mundo, palestras e seminários dos quais tive a oportunidade de participar aqui e no exterior durante este ano, elaborei a lista abaixo, com algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil em 2019.

1 – Empresas buscando soluções próprias em marketing digital

Uma das tendências do marketing digital em 2019 que conseguimos identificar nos últimos meses deste ano é um movimento por parte das pequenas e médias empresas, no sentido de desenvolverem suas próprias estruturas de marketing digital.

Em tempos de orçamentos apertados, a perspectiva de uma retomada do crescimento da economia em 2019, tem incentivado as empresas a investirem em ações de marketing online, mas estão preferindo fazer isso por conta própria.

A demanda pelo nossos cursos de marketing digital por parte de empresas buscando qualificar seus funcionários, cresceu de forma significativa. O crescimento no volume de consultas para cursos In Company reforça esta nossa impressão.

Com as ferramentas adequadas e pessoal capacitado, as empresas buscam desenvolver seu próprio marketing digital, reduzindo assim o custo que teriam com a terceirização deste serviço e além disso, criando uma cultura de marketing online própria.

2 – SEO ganha cada vez mais destaque nas estratégias

Outra das tendências do marketing digital em 2019 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre os profissionais de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as revisões do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

Outra tendência para 2019 é o uso cada vez maior de ferramentas de SEO sofisticadas para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave mais relevantes e monitoramento de posições, já que a quantidade de variáveis que determinam o posicionamento são cada vez maiores.

Tendências marketing digital 2019

3 – Maior volume de pesquisa por voz

Uma das tendências do marketing digital em 2019 que vale a pena destacar na área do marketing de busca é o aumento no volume de pesquisas por voz, feitas em aplicativos como o Google Assistente, Google Home, Alexa e Siri.

Atualmente, um terço das 3,5 bilhões de buscas feitas no Google diariamente são pesquisas de voz, segundo o site Thee Design. Um volume de pesquisa desses precisa ser colocado em seu radar como tendência do marketing digital em 2019.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

Tente tornar as suas expressões de pesquisa mais conversacionais e menos semelhantes às pesquisas digitadas. Use expressões-chave faladas ao invés palavras chave em pacotes de expressões que estávamos acostumados no passado.

4 – Links patrocinados com novas opções

Uma das principais tendências do marketing digital em 2019 e o surgimento de novas opções na área dos links patrocinados, principalmente na plataforma do Google, através do seu Google Ads.

A busca pela supremacia na área de mídias pagas gerou uma verdadeira guerra entre o Google e o Facebook, e ao que parece o pessoal de Mountain View resolveu partir para cima do Facebook para recuperar parte do terreno perdido.

Em meados de 2018 o Google anunciou uma série de mudanças em sua plataforma de anúncios, que incluiu até mesmo a mudança no nome, de Google AdWords para Google Ads. Essa mudança não ficou por aí.

O Google Ads vem disponibilizando gradativamente novas ferramentas para a criação de anúncios, principalmente voltadas para os pequenos e médios anunciantes, baseadas em inteligência artificial. São formas mais fáceis de criar e gerenciar anúncios como as Campanhas Inteligentes do Google Ads.

Em 2019 aqui no Brasil esperamos a liberação de algumas funcionalidades que já estão disponíveis lá fora e a equipe da Academia do Marketing já está reformulando o curso de Google Ads para incorporar todas estas funcionalidades.

Tendências do marketing digital para 2019

5 – Os chatbots vieram para ficar

Os chatbots, ferramentas de respostas automáticas conquistaram seu espaço no mundo online, e uma das tendências do marketing digital em 2019 é que eles se tornem mais populares e acessíveis.

De acordo com um relatório publicado pelo site Grand View Research, o mercado mundial de sistemas de chatbot é de US $ 1,2 bilhão com uma taxa de crescimento anual de 24%. A pesquisa também revela que 45% dos usuários finais preferem usá-los como um modo primário de comunicação no atendimento ao cliente.

Em função da economia e agilidade que estes sistemas proporcionam, estima-se nos próximos cinco anos, aproximadamente 80% das comunicações comerciais com clientes sejam realizadas por meio de chatbots.

É importante que as marcas comecem a pesquisar de que forma poderiam integrar estes aplicativos às suas estratégias de atendimento ao cliente e marketing, para não serem atropeladas pelos acontecimentos em um futuro bem próximo.

6 – Redes sociais devem mostrar mudanças

Uma das tendências do marketing digital em 2019 que deve mexer bastante com a estrutura atual do mercado é o crescimento do Instagram, principalmente nas faixas etárias mais jovens, um movimento que já ficou claro no último relatório da Ofcon.

Podemos esperar que o investimento em anúncios no Instagram continue crescer na medida em que a plataforma aumenta as opções de publicidade. Essa mudança no investimento em anúncios é indicada por um relatório da Merkle sobre os investimentos de seus clientes.

A pesquisa mostrou que, enquanto o gasto com anúncios do Facebook em 2019 cresceu 40% em relação ao segundo trimestre de 2018, os investimentos em anúncios no Instagram aumentaram 177% durante o mesmo período.

O Facebook Marketing continuará a dominar o marketing nas redes sociais, tendo nos Facebook Ads sua principal ferramenta. Os anúncios ficarão ainda mais sofisticados, permitindo segmentações que exigirão muita técnica por parte dos profissionais que atuam nesta área.

Tendências de marketing digital em 2019

7 – Uso ainda maior de influenciadores digitais

Os influenciadores digitais conquistaram seu espaço como elementos de divulgação e promoção das marcas, e uma das tendências do marketing digital em 2019 na área de redes sociais, é que se torne cada vez maior o uso dos digital influenceres nas campanhas online.

As pesquisas comprovam que as pessoas levam muito mais em consideração as recomendações de produtos e serviços de uma pessoa do que as feitas através de um anúncio ou press releases. É justamente aí que os influenciadores digitais entram.

Este é um mercado que cresce aceleradamente no Brasil e no mundo, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais profissionalizado. A popularidade nas principais redes sociais no Brasil, hoje em dia é obtida através de muita técnica e investimento.

O marketing de influência não deve ficar restrito aos perfis com milhares de seguidores nas redes sociais. Uma das tendências em 2019 é de que os micro influenciadores, aqueles que têm um número menor de seguidores, mas são bastante relevantes em um nicho de mercado específico.

8 – Carreira em alta e exigindo cada vez mais capacitação

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2019 promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho, principalmente se houver, e ao que tudo indica haverá, uma boa recuperação da economia.

A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país, como dissemos logo no primeiro item desta análise.

A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2019. É um momento bom para os profissionais de marketing digital no Brasil.

Profissionais com uma boa formação e multidisciplinares devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas, o que continuará a pressionar a remuneração. Além disso, consultores independentes também encontrarão um bom campo.

E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital em 2019? Deixe seu comentário e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Tendências do marketing digital em 2019
5 (100%) 2 votos
2018-11-11T19:35:26+00:00By |Categories: Marketing Digital|

4 Comments

  1. Academia do Marketing 26 de novembro de 2018 em 09:29

    Olá Manuela

    Ficamos satisfeitos por saber que nosso artigo sobre as tendências do marketing online em 2019 foi de seu interesse.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Academia do Marketing 26 de novembro de 2018 em 09:26

    Olá equipe da Web Desenvolvimento

    Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as principais tendências do marketing online em 2019 foi de seu agrado.

  3. Web Desenvolvimento 26 de novembro de 2018 em 00:08

    Muito bom seu post adorei este conteúdo sobre as tendências do marketing digital para 2019.

  4. Manuela Silva 24 de novembro de 2018 em 22:43

    Gostei muito do seu post sobre as tendências do marketing digital em 2019, vou acompanhar o seu blog/site. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.

    Obrigado
    Manuela Silva

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!
WhatsApp chat