Tendências do marketing digital em 2018

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Tendências do marketing digital em 2018

O próximo ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing digital em 2018 já podem ser vislumbradas claramente.

O Brasil, apesar dos problemas causados pela crise econômica, passa por um momento bastante interessante nesta área, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads.

O crescimento do número de usuário da Internet no Brasil, e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

Uma das tendências do marketing digital em 2018 que nos parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online, até mesmo como forma de superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Já temos percebido em nossos treinamentos o interesse cada vez maior dos pequenos e médios empresários por iniciar sua participação nas mídias online através de equipe próprias, e isso certamente será uma das grandes tendências para 2018.

Na área técnica também devemos ter muitas novidades no ano que vem por aí, portanto, é interessante organizarmos as informações que já temos até o presente momento e desenharmos o cenário do marketing digital no Brasil em 2018.

As 10 principais tendências do marketing digital em 2018

Com base em informações recolhidas nos principais sites de referência em marketing digital do mundo, e palestras e seminários dos quais tive a oportunidade de participar aqui e no exterior durante este ano, como parte do processo de atualização de nossa equipe, elaborei a lista abaixo, com algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil em 2018.

1 – Pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital

Não é mais uma questão de opção, mas sim uma imposição do mercado. Que o marketing digital para pequenas empresas já era uma tendência ninguém duvida, o problema é que muitas parecem ter ignorado isso e agora estão tendo que correr atrás do tempo perdido.

A presença de pequenos e médios empresários em nossos cursos sobre marketing digital é cada vez maior, disputando espaço com estudantes de marketing, publicidade e jornalismo, que sempre foram a grande maioria nesse tipo de treinamento.

A tendência é que em 2018 as pequenas empresas se rendam finalmente a mídia digital, o que deve provocar um sensível aumento da demanda por este tipo de serviço e profissionais do setor.

2 – Marketing de conteúdo continua em alta em 2018

Como no ano passado, continuamos a apostar forte no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital em 2018.

Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é através da criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas.

Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado, que esclarecem ou entretêm o público.

O Inbound Marketing permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público-alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas.

O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital em 2018 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.

Outro motivo para apostarmos fortemente no marketing de conteúdo é o custo deste tipo de estratégia.

Em tempos de mídias pagar cada vez mais caras, com os preços do AdWords indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional.

Em tempos difíceis como os que estaremos vivendo no Brasil em 2018, esse é o argumento final, mas para reforça-lo ainda temos o argumento da elevada taxa de conversão desse tipo de ação.

Tendências do marketing online em 2018

3 – SEO se adaptando a novos hábitos e tecnologias

Uma das principais tendências do marketing digital em 2018, no que diz respeito a SEO – Search Engine Optimization, é a adaptação das estratégias a novas tecnologia e hábitos dos consumidores.

De forma geral, as técnicas básicas de SEO não sofreram grandes mudanças, mas a forma de aplicá-las a sites e lojas virtuais deverão passar por modificações visando se adaptarem a novas formas das pessoas usarem a Internet.

Outro ponto que merece destaque entre as tendências do marketing online em 2018 é o SEO local. Com o aumento do tráfego através de dispositivos móveis, esse segmento do processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

4 – Crescimento do volume de buscas por voz

Com a busca por voz já representando 20% das buscas, as empresas levarão em consideração esse perfil de usuário em suas estratégias de SEO em 2018. Com todos os principais provedores de tecnologia que investem em assistentes virtuais, a tecnologia de inteligência artificial, se tornará uma parte fundamental da jornada de um usuário com uma marca.

Novos dispositivos habilitados para voz, como o Alexa da Amazon e o Google Home, foram um sucesso entre os consumidores em 2017. O uso destes dispositivos deverá apresentar um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital de 2018.

Querendo ou não, a busca por voz afeta as estratégias de SEO e exige que incorporemos comandos de voz em nossas estratégias de busca orgânica, principalmente nas que envolvem táticas de SEO local.

5 – Links Patrocinados – Novo round na luta Google x Facebook

Outra tendência forte para o marketing digital em 2018 é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View.

A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords e um poder de segmentação cada vez maior.

Outra tendência, esta específica aqui do Brasil, será a do aumento do CPC – Custo Por Click no Adwords em função do ingresso de novos anunciantes em função de uma esperada melhora da economia brasileira.

Como o sistema funciona na forma de leilão, a competição deverá maior por palavras-chave, deverá provocar uma ligeira alta nos preços.

6 – Estratégias de remarketing cada vez mais sofisticadas

Você sabia que 97% das pessoas que visitam uma loja online pela primeira vez saem sem comprar absolutamente nada? Com essas estatísticas, não é de admirar que o remarketing seja mais uma vez destaque entre as grandes tendências de marketing digital de 2018.

Em poucas palavras, o remarketing funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear os sites que os usuários visitam.

Uma vez que saem de um determinado ambiente, os produtos ou serviços por eles vistos serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites. Para saber mais detalhes acesse nosso artigo O que é Remarketing? publicado em nosso blog.

Aqui na Academia do Marketing, tanto em nosso curso de AdWords quanto em nossos cursos de Facebook Marketing e Facebook Ads, estamos enfatizando cada vez mais essa estratégia, em função da sua elevada taxa de conversão.

7 – Marketing em tempo real por geolocalização

O marketing por geolocaliozação, permitido por ferramentas disponíveis no Google, Facebook e Instagram, oferecem às mascar a possibilidade de veicular seus anúncios em função de uma segmentação para dispositivos móveis.

Usando esse recurso, as marcas conseguem entregar seus anúncios aos consumidores, assim que o GPS do telefone é identificado próximo à localidade de uma de suas unidades.

Por exemplo, a Starbucks oferece a ferramenta “Mobile Order and Pay”, que permite aos clientes comprar itens online e buscá-los na loja mais próxima.

Tendências para o marketing digital em 2018

8 – Funis de conversão com menos etapas

Outro grande destaque, desta vez no que diz a estruturas de campanha, será o surgimento de funis de conversão com cada vez menos passos e uma consequente redução de custos com campanhas que sejam bem estruturadas.

As ferramentas de Remarketing evoluíram muito no último ano. Os Facebook Ads oferecem cada vez mais opções de segmentação e em um ambiente em que os funis de conversão precisam ser cada vez mais rápidos, em função da concorrência, isso é essencial.

Se por um lado isso exige campanhas cada vez mais sofisticadas, por outro reduz drasticamente o investimento em mídia paga.

9 – Influenciadores digitais em alta

Outro destaque entre as tendências do marketing digital em 2018 é o uso cada vez maior por parte das marcas, do poder dos Influenciadores Digitais em suas campanhas.

Algumas pesquisas mostram que aproximadamente 90% das pessoas confiam nas opiniões de amigos e colegas em redes sociais e somente 30% dessas pessoas levam em conta na hora de decidir, a argumentação de anúncios pagos como Google AdWords e Facebook Ads.

Em um cenário como este é razoável apostar em uma participação cada vez maior dos influenciadores digitais em campanhas, principalmente aquelas que têm como principal veículo as redes sociais.

10 – Carreira em alta e exigindo cada vez mais capacitação

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2018 promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho.

A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país.

A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2018.

Profissionais com uma boa formação devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração.

E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital em 2018? Deixe seu comentário e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Tendências do marketing digital em 2018
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2017-12-04T09:41:28+00:00 By |Categories: Marketing Digital|Tags: |

3 Comments

  1. Academia do Marketing 11 de dezembro de 2017 at 13:20

    Olá Valnisia

    Acreditamos que o SEO local fará toda a diferença, principalmente nas buscas realizadas através de dispositivos móveis.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Valnisia 10 de dezembro de 2017 at 12:23

    Esta avaliação sobre 2018 é bastante animadora.
    O trabalho com SEO local realmente deve fazer a diferença para melhorar a visibilidade e a tendência é um crescimento nessa área.
    Parabéns pelo artigo.

  3. Adailton Almeida 6 de dezembro de 2017 at 17:05

    Acredito que o conteúdo de qualidade sempre será a principal tendência. Agora, as médias socias vem se fortalecendo a cada ano. O que não é surpresa.
    O que me surpreendeu nesse artigo. E ,eu agradeço por essa informação valiosa . São, Os números de busco por voz. Essa eu não sabia.

    Bom de ++++ esse artigo.

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