Tendências do marketing digital em 2017

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Tendências do marketing digital em 2017

O próximo ano promete muito em termos de marketing online e as tendências do marketing digital em 2017 já podem ser vislumbradas claramente.

O Brasil, apesar dos problemas causados pela crise econômica, passa por um momento bastante interessante nesta área, com cada vez mais empresas buscando na Internet um canal para geração de vendas e leads.

O crescimento do número de usuário da Internet no Brasil, e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

Uma das tendências do marketing digital em 2017 que nos parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online, até mesmo como forma de superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Já temos percebido em nossos treinamentos o interesse cada vez maior dos pequenos e médios empresários por iniciar sua participação nas mídias online através de equipe próprias, e isso certamente será uma das grandes tendências para 2017.

Na área técnica também devemos ter muitas novidades* no ano que vem por aí, portanto, é interessante organizarmos as informações que já temos até o presente momento e desenharmos o cenário do marketing digital no Brasil em 2017.

Principais tendências do marketing digital em 2017

Com base no que temos visto até agora no Brasil e também em palestras e seminários dos quais tivemos oportunidade de participar no exterior durante este ano, como parte do processo de atualização de nossa equipe, enumeramos algumas das principais tendências do marketing digital no Brasil em 2017.

Marketing de conteúdo mais uma vez em alta em 2017

O marketing de conteúdo foi um dos grandes destaques deste ano e em 2017 essa tendência será a de um destaque ainda maior.

Uma das principais maneiras para as marcas estabelecerem sua autoridade e ganharem a confiança dos consumidores é a criação de conteúdo que agregue valor e informação ao dia a dia das pessoas.

Isso geralmente envolve informações relevantes sobre o mercado que esclarecem ou entretêm o público.

Inbound Marketing permite que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público-alvo e dessa forma conquiste a confiança e preferência das pessoas.

O marketing de conteúdo desponta como uma das grandes tendências do marketing digital em 2017 e deve se destacar em blogs e outras mídias sociais.

Outro motivo para apostarmos fortemente no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital em 2017 é o custo deste tipo de estratégia. Em tempos de mídias pagar cada vez mais caras, com os preços do AdWords indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional.

Em tempos difíceis como os que estaremos vivendo no Brasil em 2017, esse é o argumento final, mas para reforça-lo ainda temos o argumento da elevada taxa de conversão desse tipo de ação.

Estratégias de remarketing cada vez mais eficientes

O uso cada vez maior de estratégias de remarketing ou retargeting, como também são conhecidas, será certamente um dos destaques em termos de tendências do marketing online em 2017.

Em poucas palavras, o remarketing funciona através da utilização de cookies do navegador para rastrear os sites que os usuários visitam.

Uma vez que saem de um determinado ambiente, os produtos ou serviços por eles vistos serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites. Para saber mais detalhes acesse nosso artigo O que é Remarketing? publicado em nosso blog.

Aqui na Academia do Marketing, tanto em nosso curso de AdWords quanto em nossos cursos de Facebook Marketing e Facebook Ads, estamos enfatizando cada vez mais essa estratégia, em função da sua elevada taxa de conversão.

Tendências do marketing online em 2017

SEO – Técnicas cada vez mais sofisticadas

Não há mais dúvida que as menções em redes sociais exercem um forte impacto sobre o trabalho de SEO , conforme já foi admitido pelo próprio Google, e essa é uma das tendências do marketing digital em 2017 que deve ficar ainda mais evidente.

Muito embora, prever quais serão as modificações futuras dos algoritmos dos principais buscadores como o Google, seja difícil, é bastante provável que as ações em mídias sociais venham a se igualar ou até mesmo superar em termos de importância, nas estratégias de link building.

Outro ponto que merece destaque entre as tendências do marketing digital em 2017 é o SEO local. Com o aumento do tráfego através de dispositivos móveis, esse segmento do processo de otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar ainda mais relevância.

Links Patrocinados – Mais um round na luta Google x Facebook

Outra tendência forte para o marketing digital em 2017 é um acirramento da luta entre o Google e o Facebook na área dos links patrocinados. O AdWords tem perdido muito espaço para os Facebook Ads, o que vem preocupando muito a equipe de Mountain View. A reposta tem sido recursos cada vez mais sofisticados no Google AdWords e um poder de segmentação cada vez maior.

Outra tendência, esta específica aqui do Brasil, é uma pequena redução no custo de veiculação desses anúncios, principalmente no Google AdWords, já que a procura por esse tipo de publicidade online, sofreu um grande impacto em função da crise, e como o sistema funciona na forma de leilão, a competição ficou ligeiramente menor.

Redes sociais ainda mais ativas

As redes sociais já fazem parte do dia a dia do brasileiro e a tendência é que se tornem cada mais presentes em 2017 em função da expansão da base de dispositivos móveis no país. No caso do Facebook, mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos através de smartphones ou tablets.

Também no comércio eletrônico devemos observar um uso cada vez maior das mídias sociais com uma integração cada vez maior às plataformas de e-commerce.

marketing nas mídias sociais já é uma realidade no comércio eletrônico e ao longo de 2017 a perspectiva é que se torne cada vez mais sofisticado, tendo o Facebook Marketing como destaque no Brasil.

Big Data cada vez mais decisivo

O poder nos dias de hoje tem um nome: Informação. Por isso o Big Data tende a se tornar cada vez mais importante para o planejamento e definição das estratégias de marketing digital em 2017.

Na parte de web analytics tivemos este ano importantes avanços em termos de ferramentas no Google Analytics que o deixaram ainda mais completo, nos permitindo cada vez mais obter detalhes e informações sobre os acessos em nossos sites e resultados de campanhas de marketing online.

A tendência em 2017 é de que novos avanços aconteçam e até mesmo sistemas de inteligência artificial, também conhecidos como redes neurais venham a ter uma presença cada vez maio no arsenal de ferramentas do marketing online. Mais uma das tendências do marketing digital em 2017 na qual já estamos trabalhando aqui na Academia do Marketing.

Mobile marketing será imperativo

Devido ao uso generalizado e crescente de dispositivos móveis no Brasil, estruturar campanhas de marketing digital com suporte para dispositivos móveis será essencial em 2017.

Quer se trate de criar uma versão móvel alternativa de um site ou utilizando web design responsivo, é importante para proporcionar uma experiência positiva para os usuários que estão navegando através de um dispositivo móvel.

Além do mais, o próprio Google, no ano passado, colocou como diretriz para o processo de SEO, segunso a qual o site que não for responsivo será punido em termos de posicionamento em sua ferramenta de busca.

Se as marcas não optarem por esse caminho o resultado será a perda de clientes para concorrentes que se adaptaram a esta tendência. Como a mudança de PCs tradicionais e laptops para dispositivos móveis continua, as empresas que não estiverem prontas para essa transição correrão o risco de sofrerem pesadas perdas.

Email marketing cada vez mais segmentado e responsivo em 2017

Outra tendência forte para 2017 é a segmentação cada vez maior nas campanhas de e-mail marketing. É o fim do e-mail marketing como veículo de comunicação em massa, como foi tratado no Brasil durante muito tempo, e o retorno da abordagem do marketing de relacionamento.

A personalização e segmentação das campanhas fará toda a diferença. Outra tendência muito forte para 2017 é a adaptação das peças publicitárias desenvolvidas para esse meio à realidade multitela e responsiva que vivemos nos dias de hoje.

Carreira mais um ano em alta

Para os profissionais de marketing digital, o ano de 2017 promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho. A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país.

A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2017. Profissionais com uma boa formação devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração.

Pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital

Que o marketing na Internet já era uma tendência ninguém duvida, o problema é que muitas empresas parecem ter ignorado isso e agora estão tendo que correr atrás do tempo perdido.

A presença de pequenos e médios empresários em nossos cursos sobre marketing digital é cada vez maior, disputando espaço com estudantes de marketing, publicidade e jornalismo, que sempre foram a grande maioria nesse tipo de treinamento.

A tendência é que em 2017 as pequenas empresas se rendam finalmente a mídia digital, o que deve provocar um sensível aumento da demanda por este tipo de serviço e profissionais do setor. Afinal de contas, o marketing digital para pequenas e médias empresas não é mais uma opção e sim uma imposição do mercado.

E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital em 2017? Deixe seu comentário e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.

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2017-01-18T07:27:19+00:00 By |Categories: Marketing Digital|Tags: |

36 Comments

  1. Rachel Belitardo 15 de novembro de 2017 at 14:20

    Olá
    Sou profissional e trabalho com o marketing digital faz um ano e meio! Estou sempre buscando conteúdos sobre o tema!
    Realmente é um mercado que só cresce cada vez mais!

  2. Ricardo 26 de julho de 2017 at 21:01

    Demais este artigo! O SEO tem o poder de multiplicar os resultados de qualquer negócio online. É realmente preciso estar sempre estudando e se atualizando para não ficar para trás

  3. Bruno Afiliado 20 de julho de 2017 at 16:44

    Sensacional seu artigo falando sobre as tendencias do marketing digital para este ano. Sempre procuro agregar informações valiosas sobre esse assunto e esse artigo me ajudou muito na minha busca de coisas novas para o meu conhecimento. Parabéns.

  4. Roberto 25 de junho de 2017 at 19:33

    Muito bom o seu artigo essas novas tendencias do marketing são de muita importância.

  5. Alberto Valle 18 de junho de 2017 at 13:12

    Olá Diogo

    A experiência do usuário tem sido a diretriz utilizada pela maiores ferramentas do universo do marketing online para definir os novos padrões. Pena que muitos profissionais ainda se prendam a técnicas ultrapassadas.

    Um grande abraço e sucesso!

    Alberto Valle

  6. Diogo 16 de junho de 2017 at 18:30

    Ótimo artigo,

    O Marketing Digital vem mudando a cada dia, mas percebo que a mudança é sempre em torno de algo voltado para a experiência do usuário.

  7. Lucas Pereira Fileti 6 de junho de 2017 at 21:28

    O email Marketing ainda é uma estratégia que funciona, Parabéns pelo artigo, esta muito atualizada na minha opnião.

  8. Noel 2 de junho de 2017 at 12:07

    Um artigo muito bom sobre o marketing digital no 2017
    Infelizmente, muitas empresas ainda subestimam o poder da mídia social. Muitas empresas têm uma página no Facebook, mas outras plataformas sociais não são utilizados.

  9. DANIEL MARTINS 31 de Maio de 2017 at 12:02

    Muito bom essas dicas!

    Sou apaixonado por marketing digital, estudo muito e gosto desse tipo de postagem sobre tendência. Grato por compartilhar conosco!

  10. Desafio 3k 23 de Maio de 2017 at 17:18

    Muito bom o conteúdo desse artigo, com as constantes mudanças do facebook e de outras redes sociais e muito importante estarmos em constante aprendizado para não ficarmos para trás e aqui sempre encontro conteúdos interessantes.

  11. Arminda Lucena 12 de Maio de 2017 at 13:45

    Sempre encontro aqui bons artigos esse site e referencia para mim sempre estou buscando aqui dicas novas como essa valeu.

  12. Talles 11 de Abril de 2017 at 11:28

    Aguardo ansiosamente pela evolução do marketing por aplicativos, especialmente messengers. Nos EUA uma tendência que vem crescendo fortemente é o Messenger Bots, será que vinga?

  13. Eduardo Macedo 29 de Março de 2017 at 01:00

    Bom artigo, quero muito me especializar em Marketing Digital,
    já fiz alguns cursos de marketing online mas quero me aprofundar no mercado e me tornar um especialista, tenho um blog falando sobre marketing Digital.

  14. Renato Machado 17 de Março de 2017 at 20:09

    Excelente artigo. Quero aplicar cada uma das dicas que aqui estão! Me identifico muito nessa área e estou disposto a aprender cada vez mais!

  15. Alen 24 de Fevereiro de 2017 at 15:37

    Muito bacana. Acho fundamental o remarketing muito imporatante principalmente como fundo de funil. Excelente!

  16. Marcone Abreu 23 de Fevereiro de 2017 at 21:44

    Artigo muito legal!!! Esperamos conseguir acompanhar a evolução deste mercado, que é absurdamente dinâmico. Parabéns pelo artigo…

  17. Fábio 3 de Fevereiro de 2017 at 18:54

    Excelente artigo!

    Não há dúvidas que o inbound marketing está cada vez mais presente e ele conta com inúmeras vantagens. Na situação econômica atual do nosso País, o valor significantemente mais barato do que as estratégias de marketing convencional e sempre bem vindo.

  18. Pablo 2 de Fevereiro de 2017 at 11:06

    Academia do Marketing sempre com os melhores conteúdos, adorei !

  19. Erik José Da Costa 28 de Janeiro de 2017 at 00:02

    Olá Tudo Bem?

    Gostei muito das dicas e informações sobre marketing digital. Estou estudando MKT Digital desde de 2009 e agora estou dando consultorias para pequenas empresas e empreendedores em todo o Brasil. Esse ano promete grandes coisas para este mercado,obrigado pelo artigo!!!

  20. Alberto Valle 22 de Janeiro de 2017 at 22:16

    Muito obrigado pelo comentário Arildo. Bom saber que o conteúdo foi útil para você!

  21. Arildo Ferreira 22 de Janeiro de 2017 at 10:55

    Muito Bom! Gostei muito deste poste sobre tendências! Realmente era esse tipo de trabalho que estava faltando no marketing digital brasileiro, um trabalho realmente diferenciado.

  22. Eric Melo 19 de Janeiro de 2017 at 18:20

    Artigo Top comecei a pouco tempo com Marketing Digital e vendo artigo como esse me sinto melhor para poder seguir em Frente..

  23. Carlos 12 de Janeiro de 2017 at 22:35

    Adorei suas dicas sobre as tendências do marketing digital em 2017, são ótimas e serão usadas em meu negócio.

  24. Sivaldo Gomes 12 de Janeiro de 2017 at 18:01

    Sem dúvida estamos chegando em uma época onde as empresas que olham para cima irão sobreviver! Aquelas que olham apenas para o próprio umbigo, irá desaparecer!

    Ótimo artigo, parabéns!

  25. Alberto Valle 10 de Janeiro de 2017 at 19:26

    Olá Luiz

    Mesmo tendo perdido espaço no mercado para as redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais relevantes em termos de conversão.

    Um grande abraço

    Alberto Valle

  26. James 7 de Janeiro de 2017 at 16:30

    Parabéns, curti demais o post sobre as tendências do marketing digital em 2016. Vocês nos ajudam muito com conteúdos informativos.

  27. Telêmaco Barbosa 7 de Janeiro de 2017 at 13:05

    Muito bom artigo. Parabéns. Assinei os boletins da Academia do Marketing e venho seguindo de perto todas as informações possíveis. Pretendo manter-me informado e tornar-me um bom profissional dessa área. Tenho dedicado a estudos intensivos em Desenvolvimento Web e gosto por demais da Academia do Marketing como fonte segura de aprendizado nesta área.

  28. Edu Costa 6 de Janeiro de 2017 at 23:49

    Parabéns pelo excelente conteúdo!

    Com o ano começando, não param de aparecer conteúdos cheio de “achismos” disfarçadas de “tendências”, mas é muito bom saber que o seu material é parte da exceção: conteúdo bem pesquisado, embasado em dados e objetivo. Muito legal!

    Parabéns pelo excelente trabalho! Sigo acompanhando daqui.

    Edu Costa.

  29. Luiz j. Bruno 5 de Janeiro de 2017 at 00:12

    Muito bom! Entretanto, tenho dúvida s à respeito da ferramenta e-mail, pois acredito que é cada vez menor sua utilização fora das organizações.

  30. Academia do Marketing 4 de Janeiro de 2017 at 18:07

    Olá Gil

    Mesmo se mudar, o que certamente irá acontecer, é apenas uma questão de entender a mudança e se adaptar. É vida que segue…

    Um grande abraço

    Equipe Academia do Marketing

  31. Blog do Gil 4 de Janeiro de 2017 at 13:07

    Se o Google não mudar mais uma vez seu algoritimo estaremos bem !

  32. Alessandra Oggioni 3 de Janeiro de 2017 at 17:00

    Muito boas as dicas. Destaco também que o uso de vídeo em campanhas de marketing digital será uma estratégia certeira, tanto para pequenas como para grandes empresas.

  33. Marcelo Nascimento 30 de dezembro de 2016 at 21:53

    Me lembrei de quando o telefone celular começou a se popularizar…quem não tinha, perdia negócios. Depois foram os sites, se seu negócio não esta na internet, não existe. E agora o Marketing Digital, quem não faz e não se atualizar, com certeza ficará pra traz. Uso o e-mail marketing + facebook ads até que funciona! Ainda estou aprendendo como criar campanhas mais eficazes. Vou assinar o boletim. Parabéns pelo post

  34. fabio 30 de dezembro de 2016 at 14:27

    Academia do Marketing, é sem dúvida um excelente site, onde aborda tudo que procuramos em marketing digital os cursos são de excelente categoria, Parabéns.

  35. Nathan Araujo 28 de dezembro de 2016 at 13:22

    Muito bom o artigo sobre as tendências do marketing digital em 2017! Isso me deixa mais confiante. Ainda mais que moro em uma região não muito madura para Marketing Digital, mas espero melhoras no mercado.

  36. Amanda Lourenço 28 de dezembro de 2016 at 12:12

    Excelente esse artigo sobre Internet Marketing e Marketing Digital em 2017!
    Sou estudante de Marketing e sempre procuro por atualizações na minha área e adorei esse artigo.
    Você são fera!

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