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SEO na Assessoria de Imprensa

SEO na assessoria de imprensa – Suas técnicas e aplicações

O trabalho de SEO na assessoria de imprensa ganha cada vez mais importância na medida em que a aplicação dessas técnicas, antes uma sofisticação de algumas agências, agora passa a ser critério fundamental para a contratação deste tipo de serviço.

Afinal de contas, quem vai querer contratar um serviço de assessoria de imprensa que entrega apenas metade de um produto, já que esse tipo de trabalho atualmente, inclui, além da comunicação, a exposição da marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

As técnicas de SEO – Search Engine Optimization, buscam colocar as diversas páginas de um site em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, estratégia fundamental no marketing digital, para conseguir maior exposição para a marca.

A importância do SEO na assessoria de imprensa entra justamente neste ponto. É coerente dizer que, uma vez produzido um determinado conteúdo para ser usado em uma estratégia de assessoria de imprensa na Internet, este conteúdo contribua também para a estratégia de marketing de busca.

Vamos então discutir alguns aspectos da aplicação das técnicas de SEO em assessoria de imprensa, para deixarmos esta questão mais clara.

  • Qual o papel da assessoria de imprensa no posicionamento de sites em ferramentas de busca
  • O impacto do trabalho de assessoria de imprensa no marketing de busca
  • SEO no trabalho de assessoria de imprensa nas redes sociais
  • O alinhamento estratégico do marketing de busca e SEO com a assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa e posicionamento nas ferramentas de busca

SEO na Assessoria de Imprensa. Veja aqui algumas considerações sobre a aplicação das técnicas de SEO no trabalho de assessoria de imprensa.

O trabalho desenvolvido por uma assessoria de imprensa online é fundamental para que as empresas conquistem espaço nos sites de maior projeção, e com isso conquistem maior legitimidade e credibilidade para a marca que busca um bom posicionamento no universo online.

O problema é que de nada adianta conquistar esse espaço se ele é efêmero e dura apenas alguns dias, ou o tempo em que o timeline desse veículo online levar para tirá-lo da primeira página do portal.

O grande desafio da assessoria de imprensa na Internet é garantir que este espaço seja perene e que mesmo depois de sair da primeira página do site, esse conteúdo possa ser encontrado através de buscas realizadas no Google, por exemplo. É ai que entra o papel do SEO na assessoria de imprensa.

Por exemplo, um press release apresentando um bom conteúdo, inédito e com a aplicação das técnicas de SEO, será eterno e terá um bom posicionamento nas páginas de respostas.

Já um release pueril, sem SEO e distribuído aos borbotões, simplesmente desaparecerá do Google em pouco tempo,restando apenas a publicação inicial, se isso.

Leia o artigo Press Release e SEO

O papel da assessoria de imprensa no marketing de busca

O trabalho de SEO é composto por um conjunto de regras que aplicadas à estrutura do site, suas páginas e o relacionamento deste site com outros, criam a relevância que faz com que suas páginas apareçam em destaque nas páginas de resultados dos brandes buscadores como Google e Bing.

A contribuição do SEO na assessoria de imprensa fica por conta justamente do terceiro item citado anteriormente, o relacionamento do site com outros sites, principalmente, os de maior relevância, como os dos grandes veículos de comunicação e sites de destaque em seus nichos.

Um dos critérios para um site ser considerado relevante, é a quantidade de links de relevância que ele consegue em sites de referência em sua área, no que chamamos de link building.

Uma das maiores contribuições para o SEO na assessoria de imprensa está justamente na conquista destes links e justamente por isso dedicamos um extenso módulo para discutir esta questão em nosso Curso de SEO no Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

SEO nas redes sociais

A aplicação de SEO na assessoria de imprensa não se restringe a textos produzidos para divulgação da marca em sites e blogs.

Também no trabalho de assessoria de imprensa nas redes sociais, a aplicação das técnicas de Search se faz presente.

Os buscadores estão cada vez mais atentos ao material publicado nas redes sociais, por isso aplicamos estas técnicas na criação de perfis como no Facebook e Twitter, e até mesmo em publicações de posts, já que elas também podem ser indexadas e exibidas nas páginas de respostas dos buscadores.

Alinhando as estratégias

Para potencializarmos o trabalho de SEO na assessoria de imprensa é necessário alinharmos o conteúdo produzido para divulgação da marca nos diversos veículos de comunicação, com o planejamento estratégico de SEO para o site como um todo.

É claro que nem sempre isso é possível, já que os fatos do dia a dia da empresa, que podem se transformar em um ótimo conteúdo para divulgação e exposição da marca, nem sempre respeitam essa hierarquia, mas o conteúdo de manutenção de comunicação com os grandes veículos pode se alinhar com a estratégia macro de search.

Por isso, recomendamos sempre que haja um entrosamento entre a equipe responsável pelo marketing de busca com a equipe que cuida da comunicação social, pois a união dessas duas forçar certamente trará um ganho extra em termos de exposição nos resultados da busca orgânica.

Como você pode constatar a aplicação das técnicas de SEO na assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental nesse tipo de serviço, portanto, se você ainda não as utiliza em seu trabalho, é hora de passar a agregar valor ao seu serviço e não ficar fora do mercado.

Por Alberto Valle

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