fbpx

SEO básico não existe

SEO básico não existe – Ou se faz um trabalho de SEO ou não se faz

SEO básico não existeVocê já ouviu falar em SEO Básico? Pois é, eu estava em um congresso um dia desses e um cara me perguntou como é que ele poderia fazer um “SEO básico” para oferecer aos clientes dele.

A minha resposta certamente não o agradou muito, pois não encontrei outra resposta possível a não ser – Não sei do que você está falando.

Acredite, eu realmente não sei o que diabos venha a ser um SEO básico. Para mim, ou existe um trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca ou então não existe.

Essa coisa de SEO meia-boca ou é peça de ficção ou então má fé. Seja como for, simplesmente não existe.

O que era afinal o SEO básico ao qual ele se referia

Meio intrigado com a pergunta sobre o tal SEO Básico, pedi a ele que me explicasse o que afinal de contas ele estava querendo e a resposta dele foi que o objetivo era otimizar rapidamente as páginas das lojas virtuais dos clientes. A coisa não funciona assim.

O processo de otimização de sites é composto de um conjunto de técnicas que vão desde a etapa de planejamento até a manutenção da página no dia a dia. Como mencionei em meu artigo sobre etapas de SEO no e-commerce, um bom trabalho de otimização começa pela própria estrutura do site, no caso uma loja virtual. Feito isso, passamos para a otimização On Page e depois de publicada a página, o trabalho de otimização Off Page, ou link building.

Mas o processo não acaba ai. Depois de realizado esse ritual técnico de otimização, temos que nos debruçar sobre ferramentas como Google Analytics e a Central do Web Master do Google para analisar os dados de acesso e colher informações para refinar o trabalho inicial.

O trabalho de SEO não tem fim

Um projeto de SEO pode ter início, mas determinar o meio é difícil e o fim é impossível de ser determinado. A cada revisão do Google, como a Panda, Pinguim, Hummingbird e mais recentemente a Pigeon,  somos obrigados a rever toda a estratégia de otimização para adequá-la às novas diretrizes.

Por isso que o tal de SEO básico ao qual ele se referia, para mim era completamente desconhecido. O problema é que por desconhecimento técnico, muita gente acaba caindo nesta cilada e além de gastar dinheiro com um serviço que não atinge os objetivos propostos, pode até mesmo ficar fora das páginas de respostas do Google.

Infelizmente, é assim que muita gente é enganada em SEO. Existem pessoas e “empresas” que oferecem um serviço de SEO para leigos, se aproveitando do desconhecimento nessa área. Algumas mais audaciosas chegam até mesmo a garantir o primeiro lugar no Google, promessa que no curso de SEO que ministro, provo ser matematicamente impossível.

Na hora de escolher uma agência digital especializada em e-commerce para realizar o trabalho de otimização da sua loja virtual, é necessário verificar o que realmente está incluído neste pacote. Peça alguns exemplos de trabalhos de otimização e verifique você mesmo o posicionamento das palavras-chave indicadas.

No fim da história fiquei até mesmo triste, pois ao saber que ele queria vender o tal do SEO básico para seus clientes, continuei a respeitá-lo como amigo, mas não mais como profissional de Search.

Por Alberto Valle

By Published On: 19 de agosto de 2014Categories: SEOTags: , , ,

4 Comments

  1. Tiozão do Site 12 de março de 2018 at 19:27 - Reply

    Claro que existe!

    Uma coisa é desenvolver o site, a outra é se preocupar em como esse site vai aparecer quando divulgado nas redes sociais ou no whats app, eu não sou obrigado a incluir as tags de descrição do site na criação do mesmo, nem a imagem bonitinha que vai aparecer no whatsapp quando enviar o link, ou no face quando ele for colar o link. Tudo isso faz parte do SEO básico que se o cara não contratar eu não vou fazer e o cliente nem vai saber que existe.

    • Academia do Marketing 12 de março de 2018 at 19:44 - Reply

      Olá Tiozão

      Essa é uma interpretação profissional que cada um pode dar ao trabalho que se dedica a fazer. mesmo que o cliente não saiba, é responsabilidade do profissional de SEO, informá-lo sobre estas necessidades, e obviamente, cobrar por isso.

      Um grande abraço

      Alberto Valle

  2. Alex Eduardo 13 de maio de 2015 at 18:46 - Reply

    Excelente artigo, como em todas as áreas tem os aproveitadores que se aproveitam de leigos. Mas na boa, algumas pessoas pedem pra levarem um rodo.

  3. Mario Branco 18 de novembro de 2014 at 13:36 - Reply

    Parabéns pela postagem. Realmente, o mercado hoje, embora possua muitas opções , deve ser avaliado com cuidado para evitar tais pegadinhas. Concordo que não existe SEO básico e que o trabalho deve ser bem planejado e executado e não tem um fim pre-determinado.

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo