Salários no Marketing Digital em alta no Brasil
Ultimamente os salários em marketing digital tem sido alvo de muitas matérias e reportagens na grande mídia, mas afinal de contas, o que está por traz do crescimento espantoso da remuneração nesta área?
A resposta é bem simples, a mais absoluta falta de profissionais qualificados nesta área e uma demanda crescente no segmento.
Uma matéria no Olhar Digital mostrou que os salários no marketing digital em 2013 chegaram a R$ 15.000 o que significa o dobro do valor verificado em 2009 quando os salários estavam na casa dos R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais.
Com um mercado super aquecido e insuficiência de profissionais para o preenchimento de vagas a tendência e de novas altas em 2014.
Esses dados mostram o porque a carreira em marketing digital é cada vez mais cobiçada, tanto por estudantes que estão terminando a formação tradicional como também por profissionais do marketing digital que buscam se atualizar para disputar uma dessas vagas.
Carência de pessoal alavanca salários no marketing digital
O quadro de carência generalizada de profissionais qualificados em marketing digital assusta empresas e agências e gera uma verdadeira guerra de talentos no mundo online. Segundo Zuca Palladino, gerente das divisões de marketing e varejo da empresa de recrutamento Michael Page, a busca por um gerente de marketing digital cresceu de 30% a 40% nos últimos dois anos, o que justifica parcialmente a escalada dos salários.
Essa carência de pessoal não acontece só aqui no Brasil já que a expansão das mídias digitais como meio para divulgação de marcas, produtos e serviços é um fenômeno mundial. Mesmo com todos estes fatores favoráveis, o crescimento da procura por profissionais especializados em marketing digital, ainda esbarra na ausência de uma formação acadêmica consolidada e na falta de experiência de mercado.
Mercado busca por profissionais qualificados
A demanda é grande, mas as empresas estão extremamente seletivas em suas contratações. A carência de profissionais não quer dizer que todo mundo esteja empregado. Como toda carreira ligada a área de tecnologia, o marketing digital é um segmento dinâmico que exige profissionais atualizados constantemente.
Além de uma formação acadêmica sólida, é necessário também investir em uma formação específica em marketing digital para que o profissional possa se familiarizar com as técnicas específicas do marketing online e aprender a usar as ferramentas necessárias ao desempenho da sua função. Nessa parte a Academia do Marketing vem contribuindo fortemente, oferecendo cursos de qualificação profissional cada vez mais completos e atualizados.
A opção pelo treinamento interno
Diante da escassez de mão de obra e as lacunas na capacitação acadêmica tradicional, as empresas se veem obrigadas a formar seus colaboradores através de cursos In Company, uma alternativa para “formar em casa” os profissionais que precisam. Nem mesmo a necessidade de adequar a remuneração dos colaboradores para fazer frente à realidade dos salários no marketing digital.
O problema não é o quanto pagar aos profissionais mas sim ter pessoal para encarar os desafios apresentados pelo crescimento de importância das mídias digitais.
Salários no marketing digital devem acompanhas crescimento do setor
O crescimento do setor não dá o menor sinal de arrefecimento. No Senso Digital 2012, publicado pela ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais, mostra um crescimento acelerado do setor e com a percepção das empresas sobre a importância de uma presença online nos dias de hoje, a perspectiva é de que continue acelerado pelos próximos anos.
Dessa forma, juntando-se a carência de profissionais qualificados com a expansão do setor, a tendência é que também os salários no marketing digital continuem em alta.
O caminho para participar desse mercado em crescimento é justamente a qualificação e atualização constante, já que os salários no marketing digital são realmente atraentes, mas exigem muita qualificação. Mantenha-se atualizado sobre os salários em marketing digital assinando a nossa Newsletter.
Gostei bastante, pis falou sobre os valores dos salários dos profissionais do marketing digital.Claro que o salarário depende das habilidades específicas do profissional, entre outros fatores, mas já deu para ter uma idéia
Olá Elisa
Concordo com você que o salário de um profissional de marketing digital não é linear, como também não o é em diversas outras profissões. Tudo depende da real capacitação do profissional, sua experiência e realizações.
Eu conheço muitos profissionais que ganhar valores até mesmo maiores dos que relatados nesta matéria. Em nossa agência, os colaboradores mais qualificados recebem uma ótima remuneração, tanto é que temos a mesma equipe há muito tempo.
Um grande abraço
Alberto Valle
“Uma matéria no Olhar Digital mostrou que os salários no marketing digital em 2013 chegaram a R$ 15.000 o que significa o dobro do valor verificado em 2009 quando os salários estavam na casa dos R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais.”
QUE piada! os salários estão péssimos.. isso é uma grande mentira. Os clientes querem cada vez mais serviços de qualidade a preço de banana.. não é tudo isso…
Olá Franciny
Realmente a qualificação profissional precisa ser uma meta constante. Em um mercado cada vez mais competitivo como o que temos hoje, somente a busca por aperfeiçoamento pode garantir uma posição de destaque.
Um grande abraço
Equipe Academia do Marketing
Excelente post. Realmente falta qualificação nos profissionais e isso é realmente um problema tanto para a empresa como para o mercado e os clientes.
Os altos salários é uma boa forma de fomentar uma melhor capacitação.
Parabéns.
Olá Roseli
Não há milagre. Este é o nível salarial de um bom profissional de marketing digital com alguns anos de experiência e domínio das técnicas envolvidas no processo.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Me ensine o milagre de ganhar 10.000,00 por mês com marketing digital, estou enfrentando o mercado.
Regiane, com esse valor que quer receber tenho certeza que você não faz mesmo. kkkkkk
Excelente análise, Regiane.
Muitas empresas querem montar um departamento apenas com um profissional, sobrecarregando-o demais, exigindo resultados a curtíssimos prazos. Quero atuar na área de Marketing Digital, e já tenho observado o andamento das coisas.
Excelente matéria!
Só existe um detalhe nessa previsão:
Existem profissionais qualificados para esse mercado, o que não existe é interpretar que por exemplo um gestor de marketing digital e mídias sociais, que é o meu caso, tem o dever de fazer tudo sozinho sem equipe, isso é impossível. Algumas empresas exigem que esse profissional faça as vezes um trabalho de programador, web designer entre outros.
O mercado ficou confuso com esse profissional. E acabam “achando” que o marketing digital é como “pipoca de micro ondas” basta apertar um botão e tudo resolvido.
Outros acabam não valorizando-se, basta acessar o site da Catho Online e ver os salários que candidatos acabam aceitando, esse com certeza vai ser o “faz tudo”.
Eu particularmente não faço gestão de marketing digital e mídias sociais por menos de R$ 16.000,00 em projetos free lance, já para contratação não menos de R$ 10.000,00 mensal mais benefícios.
Abraço á todos.
Oww, ai sim eu gostei! =)
melhores salários pro meu setor!