Resultados de mídias sociais no e-commerce com Google Analytics
Se você não medir seus esforço em mídias sociais, não poderá focar no que dá mais retorno, ou pior, não conseguirá provar a evolução do trabalho e o quanto ele está beneficiando o resultado da sua empresa.
Uma das grandes reclamações de quem investe em marketing nas mídias sociais é justamente a questão da mensuração dos resultados, principalmente, no caso do e-commerce.
Será preciso repensar as estratégias se no final do dia, aqueles seus “200mil” fãs no Facebook não:
- Acessarem o seu site
- Deixar o processo mais barato (um exemplo simples, um pós-venda eficiente pode reduzir custo de logística com troca de produtos)
- Tiverem um ticket médio de compra mais alto que o usual
- Tiverem um índice de recompra invejável ao ser comparado a outras mídias
- Enfim, se eles não adicionarem nenhum valor ao seu negócio de uma forma mensurável.
Vamos entender como usar o GA – Google Analytics, e como tirar alguns indicadores para facilitar o nosso trabalho de encontrar os números que vão nos guiar na escolha do melhor investimento (de tempo, dinheiro em mídia, equipe, recuso internos de tecnologia)
Monitore o tráfico de Busca
O Google pode e deve ser um grande aliado para a gestão de mídias sociais. Use o analytics para trazer insigths importantes. Os acessos através das buscas orgânicas são indicadores interessantes de como as pessoas, que já procuram por sua marca, fazem a relação de conteúdo com ela.
Olhe os acessos dos Google e faça algumas perguntas básicas, como:
- Quais são as principais keywords da busca orgânica, excluindo os termos institucionais, que trazem as pessoas para o seu site?
- Quais são os principais produtos que estão convertendo a partir de Buscas? Essa métrica pode te dar boas relações de produtos para serem explorados buscando uma melhor conversão, por tanto, aumentando o ROI.
- Quais sâo os termos relacionados com a sua marca que os usuários estão buscando? Ex.: “Minha marca + _______”, a segunda palavra é uma relação direta que as pessoas já fazem com a sua marca e que se explorada corretamente, o seu conteúdo irá gerar mais reconhecimento nos usuários e logo, mais aceitação.
Você pode fazer essas e outras perguntas para identificar o comportamento do usuários e se fizer monitoramentos constantes, encontrará algumas tendências que valem a pena ser exploradas.
Dica adicional: Os painéis são ótimos para te ajudar a fazer leituras rápidas do que está acontecendo, adicione paineis ao seu GA e ganhe tempo para visualizar suas métricas.
Monitore o Engajamento de Marca
Use o Multi-Canais para fazer cruzamentos das visitas que começaram nas redes sociais e depois fecharam as compras por entrar por outro canal.
Essa métrica não irá aumentar o seu ROI de conversão direta, mas dará um retorno prático da influência do seu trabalho no resultado de construção de marca.
Ex.: Em uma ação básica de concurso cultural, você terá o resultado de quantas pessoas foram atingidas nas redes sociais > Quantas acessaram o concurso > Quantas participaram ativamente > Quantas compartilharam e geraram mais tráfico social para ação. Correto? Todas essas métricas são números que estão entre o awerness de marca e o engajamento da ação. Considero completa a etapa de engajamento com site/Marca quanto o usuário não está só reconhecendo e interagindo com a marca em mídias sociais, mas ele está querendo saber mais sobre a marca e seus serviços/produtos. Isso pode ser medido através da participação dos canais sociais para a construção do acesso de tráfego direto ou o quanto esse acesso social se engaja com o seu site.
Se você achou um pouco confuso o conceito de engajamento de marca, o post sobre funil de conversão social fala exatamente sobre a cadeia de engajamento de marca.
Para calcular essa métrica, use – Percentagem de engajamento de marca gerada por social (Visitas originadas de buscas Institucionais-ou-Diretos que tiveram início por um acesso social / Visitas gerais de buscas orgânica e diretos). – Use a área de Funis multicanal do Analytics para acessar esses dados.
Monitore o Engajamento dos visitantes com o site
Fazer uma leitura da navegação do usuário e o relacionamento com o site deveria ser uma das primeiras coisas a se faer antes de um planejamento estratégico em mídias sociais, mas a maioria do material que é encontrado sobre métricas de mídias sociais fala muito do monitoramento e análise das conversas que acontecem fora do seu site e deixam de falar/analisar das pessoas que estão gerando todos esses dados ricos e que já estão em seu site.
Aqui vai uma colinha simples o objetiva de como medir a interatividade no seu site (cada site é um caso, a ideia é entender o macro e adaptar para a sua realidade).
Algumas métricas:
- Porcentagem de visitantes que deixam comentários
- Porcentagem de visitantes que compartilham/votam/amplificam nas mídias sociais
- Índice de conversão (Porcentagem visitas/conversão) – Vendas, downloads, leads, reviews e classificações derivadas das mídias sociais
- Porcentagem dos visitantes que clickam no seu link de Call To Action
- Tempo médio de visita
- Caminho/Etapas para conversão
- Índice de visitas engajados (Nº de engajamentos/Total visitas)
- Índice de recompra
Monitore o Engajamento Social do seu site
KPIs:
- Número de ações sociais (Curtir, Tweets) / Pelo número de páginas com os botões de compartilhamento
- Com o Facebook Insights, você pode adicionar um ID ao código do seu site e ter algumas informações sobre a atividade social do seu site
- Influencia do sua comunidade nas ações sociais do site (número de tweets/Curtir… por acessos derivados das mídias sociais.
Você também tem algum macete ou jeitinho de usar o Google Analytics para ajudar no trabalho de mídias sociais? Deixe sua dica nos comentários desse artigo.
Por João Caetano no Blog do E-commerce