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Quanto Cobrar Pelo Trabalho Em Mídias Sociais

Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais – Veja um roteiro para estabelecer o valor deste serviço

Em nossos cursos, muitos participantes nos questionam sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais e a minha resposta é inevitavelmente: Depende.

Irritante, não parece? Mas é a pura realidade. Não existe um valor fixo a ser cobrado pelo trabalho em mídias sociais.

O que existe é o tempo e o esforço que o profissional de mídias sociais terá que empregar para criar uma presença nestes canais, que traga resultados reais.

Existe uma grande diferença entre ter uma página e a diferença entre investimento em marketing digital e gasto.

Como esse segmento do marketing digital é relativamente novo, a dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é muito comum, principalmente para aqueles profissionais que estão começando.

Por isso, vamos ver alguns pontos importantes na hora de determinar o preço cobrado pelo seu trabalho seja em portais de trabalho freelancer, como o Marketing Job, por exemplo, ou em negociações particulares.

Qual é o posicionamento atual da marca

A primeira coisa a ser analisada quando se fala em quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é, qual  o posicionamento atual da marca nesse canal. Existe alguma presença? De que forma ela foi estruturada? Quais seriam seus objetivos?

Uma coisa é construir uma presença profissional desde os alicerces e transformar as mídias sociais em um verdadeiro canal de comunicação com os atuais e potenciais clientes da marca.

Outra coisa completamente diferente é consertar todo um trabalho que foi feito anteriormente sem a estrutura profissional que a comunicação através desses canais exige hoje em dia.

Que trabalho será feito efetivamente

Para você definir quanto cobrar pelo trabalho em mídias, é necessário deixar bem claro com o seu cliente, que tipo de trabalho efetivamente será feito.

Muitas empresas buscam profissionais simplesmente para a produção de conteúdo para as redes sociais da marca. Esse é um tipo de trabalho que consome um determinado tempo, e mais a frente vamos explicar como calcular.

Uma outra coisa completamente diferente é o gerenciamento de redes sociais, que envolve mais tempo, ferramentas adequadas e produção de relatórios de desempenho.

Por isso, na hora de definir quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é preciso saber exatamente o que será feito, pois por exemplo, o tempo investido é bem diferente, e isso tem um grande impacto sobre o valor a ser cobrado.

Quanto tempo será investido no trabalho inicial

Se a marca não possui qualquer tipo de presença nas mídias sociais, o caminho é um. Nesse caso você terá que criar as contas nas diversas mídias, que realmente podem trazer resultados para a marca e configurar todas elas.

Eu, particularmente adoro esse tipo de desafio, pois posso estruturar toda a campanha, desde a base, incluindo não apenas os fatores que dizem respeito às mídias sociais em si, mas também outras dimensões do marketing digital, como SEO, por exemplo.

Nesse caso você terá todo o trabalho inicial de configuração das contas, customização do canal e aplicação de técnicas de Social Media Optimization e obviamente seus conhecimentos em termos de mídias sociais.

Para determinar o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais você terá que levar em consideração o tempo que será empregado nessa etapa e colocá-lo como valor de configuração, de forma destacada dos outros serviços, para que o cliente saiba exatamente pelo que está pagando.

Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais

Dando seguimento a um trabalho anterior

Uma outra situação é quando você assume a conta de uma marca que já possui uma presença estruturada nas redes sociais.

Neste caso, após uma análise preliminar do ambiente já existente, e também da atividade nestas mídias, será o momento de avaliar o tipo de trabalho que você terá pela frente.

Avalie todas as demandas envolvidas no trabalho, como:

  • Criação de conteúdo
  • Design gráfico
  • Veiculação
  • Interação
  • Mídia paga

Repare que no seu orçamento, você deverá deixar claro o que será cobrado em termos de marketing de conteúdo e mídias pagas, como por exemplo, Instagram Ads e Facebook Ads.

São dois cálculos diferentes e por isso você deve deixar bem claro para o cliente, o que é o que, para depois não ter que se envolver com questionamentos em relação a valores.

Estabeleça seus próprios valores

Um erro muito comum que muita gente comete na hora de determinar quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é se deixar influenciar por quanto o “mercado” está cobrando por esse trabalh.

Sabemos que muita gente por aí cobra valores irrisórios pelo que eles chamam de “gestão de redes sociais”. O problema é que o trabalho não chega nem perto do grau de profissionalismo que profissionais mais experientes oferecem.

Como calcular o valor do trabalho em mídias sociais

Para determinar o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais, sugerimos a você que leia um artigo anteriormente publicado aqui em nosso blog, onde apresentamos uma metodologia para o cálculo preciso do trabalho em marketing digital, sob o título Quanto Cobrar Pelo Trabalho em Marketing Digital, que servirá de base para você calcular os seus principais custos.

No caso específico de mídias sociais, eu sempre chamo atenção dos participantes dos nossos treinamentos para a questão do custo de algumas ferramentas específicas, como sistemas de monitoramento de mídias sociais e outras ferramentas avançadas de social media apresentadas em nosso curso.

Grande parte das ferramentas apresentadas possuem uma versão gratuita, mas dependendo do tipo de trabalho que você vai se propor a fazer, precisará de recursos mais avançados.

Para ter um valor exato do que você deverá cobrar pelo seu trabalho em mídias sociais você precisará incorporar estes custos que podem vir a ser significativos e por isso precisam ser muito bem avaliados.

Para ter sucesso como consultor de marketing digital você deve deixar o cliente o mais confortável possível na relação contratual, e no caso de mídias sociais, é importante mostrar para ele, que tipo de trabalho ele está pagando.

Por isso, sugiro a apresentação do orçamento em três categorias distintas:

  1. Custos de configuração inicial das plataformas de mídias sociais;
  2. Custos de geração de conteúdo e interação com os clientes;
  3. Custos de estruturação e veiculação de mídias pagas.

Ao propor o seu trabalho dessa forma, você poderá fazer correções no preço do seu serviço na medida em que as demandas da marca forem aumentando e até mesmo em função de evolução das próprias plataformas de mídias sociais.

Essa mesma metodologia deve ser aplicada, por exemplo, quando você está fazendo o trabalho de assessoria de imprensa na Internet, função onde por vezes temos que começar do zero em termos de mídias sociais.

Quanto cobrar pelo trabalho em redes sociais

Apresentação do trabalho é um diferencial

Tão importante quanto saber o quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais é saber como apresentar seus resultados de forma transparente e clara, para que seu cliente entenda perfeitamente o retorno que você está proporcionando com o seu trabalho.

Relatórios simples, mas explicativos são um ótimo diferencial que você pode agregar ao seu trabalho como analista de mídias sociais.

Não me refiro a colocar em um relatório simplesmente a quantidade de fãs da página, principalmente porque número de fãs não é métrica de retorno e sim métrica de audiência.

Me refiro a explicar qual foi o retorno financeiro, ou em termos de imagem, que você está trazendo para a marca.

Se você tinha alguma dúvida sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais, acredito que depois de ler este artigo já poderá ter uma visão mais clara sobre o assunto. Se você já tem alguma experiência na área, compartilhe conosco. É sempre bom ouvir outras opiniões. Mantenha-se atualizado, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 26 de julho de 2023Categories: Redes SociaisTags:

34 Comments

  1. JOSE EDUARDO DOS SANTOS MARTINS 25 de março de 2021 at 01:24 - Reply

    Ótimo conteúdo sobre quanto cobrar pelo trabalho nas mídias sociais! Me tirou várias dúvidas.
    Abraços

    • Academia do Marketing 25 de março de 2021 at 16:41 - Reply

      Olá José!

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso roteiro sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais foi útil para você.

  2. Marcus Tulius 9 de janeiro de 2020 at 09:22 - Reply

    como vai,

    Faço Laminas de aplicativos de instagram e outros para uma operadora de viagem, o valor da parceria foi estipulado por mês pelo motivo de que estou começando neste mercado de trabalho, já fazem 02 meses que estou nesta área, e já foi publicado 50 laminas, o valor pago não reflete a realidade do trabalho, pretendo fazer uma proposta para receber o serviço por laminas criadas, o problema não tenho a minima ideia de quanto vale uma lamina publicitaria, para fazer a proposta em questão.

  3. Leo 11 de setembro de 2019 at 20:02 - Reply

    Gostei bastante do artigo, e recentemente uma amiga pediu para que eu assumisse duas de suas redes sociais (Instagram e Facebook), e me pediu pra dar um valor, e sinceramente, fiquei sem saber, fiz uma pesquisa na internet pra tirar uma média dos demais profissionais e empresas, cheguei no valor de R$1.800,00 (mês), mas, senti que pode ter sido muito, enfim, fiquei um pouco perdido. =/

  4. Josias Bless 24 de junho de 2019 at 03:05 - Reply

    Bom, o valor a cobrar é bem complicado, porque depende muito da condição de cada cliente, uns não valorizam, outros, também estão começando ou não tem condições de pagar muito. Acho que deve ser feita uma análise de cada cliente para haver um equilíbrio no preço, para não se pagar para trabalhar e também não assustar com preços abusivos e acabar perdendo o trabalho. Vale lembrar que pra quem tá começando, os preços oferecidos são bem mais em conta, para que possa pegar experiência, criar uma pasta de clientes e portfólio, pois não dá pra começar cobrando o olho da cara e querer fechar com um monte de empresas. É preciso começar de baixo, tantos com pequenas empresas quanto no valor cobrado… Mas nem sempre é possível cobrar pelo tipo de serviço, eu por exemplo, calculo o tempo que levo para executar o serviço, dai coloco para mim mesmo um piso salarial que eu gostaria de ganhar em uma empresa se eu fosse funcionário (sem abusar rsrs… sei que todo mundo ia querer ganhar muito, mas vamos levar em consideração o piso de acordo com a profissão)… Tipo, se eu gostaria de ganhar 2 mil livre por mês, a conta é simples, calculo 2 mil + as despesas que vou gastar no mês, como internet, telefone, água, luz, aluguel, terceirização de serviços como design, etc… Eu formo um plano… Digamos que eu queira gastar mil reais de design ao mês e mais mil de impulsionamento em redes sociais, e digamos q de despesas mensais, eu gaste mais mil, já temos uma despesa mensal de 4 mil… divido este valor por 26 dias do mês (de segunda a sábado) e depois que eu tenho o valor por dia, eu divido por hora…. Pronto, já sei o quanto cobrar pelo trampo baseado nas horas que vou gastar para executá-lo… Mas é preciso cuidado, esse é só um exemplo, pode ter trampo que gaste menos ou mais com designer e impulsionamento, então o que eu faço? Eu simulo varios planos, com serviços e despesas diferentes, para eu não ser injusto com alguns clientes que tem um serviço mais simples, um plano mais básico, ou seja, quem tem menos, paga menos… Mas é bom dividir a despesa fixa junto com o quanto você gostaria de ganhar por hora dos serviços terceirizados, assim, você calcula o valor da hora em cima do quanto vc gostaria de ganhar por hora + suas despesas fixas proporcional a hora (Aluguel, agua, luz, internet, etc), daí ja podemos ter um valor padrão para cobrar por hora… Daí os serviços adicionais, terceirizados e impulsionamentos pagos ao facebook e instagram ou com influencers, calcula a parte, e vai adicionando e formando planos diferentes, tipo Plano Básico, Plano intermediário, Plano avançado, etc, os famosos Gold, Prata, Premmium ou outras classificações clichês que vemos por aí…. Espero ter ajudado…

  5. yuri 10 de junho de 2019 at 15:21 - Reply

    ninguem falo nem um exemplo de valor, nossa isso é pessimo pois continuo sem saber se 500 é muito pouco ou demais ou 4000 ou 20 pila nossa deem exemplos

    • Academia do Marketing 11 de junho de 2019 at 00:22 - Reply

      Olá Yuri

      Como dissemos no texto, o valor a ser cobrado pelo trabalho em mídias sociais, depende de diversos fatores, como exposto no artigo. Tudo depende do trabalho que será desenvolvido. Colocar um valor fixo, seria um absurdo, pois o trabalho em mídias sociais não é uma commodity. Por exemplo, o domínio da língua portuguesa é um grande diferencial na formação do preço.

      Um grande abraço e sucesso!

  6. Alexandre 23 de maio de 2019 at 19:49 - Reply

    Olá boa tarde gostei muito dos comentários aqui Estou procurando um técnico consultor de marketing digital que possa me auxiliar na minha divulgação de produtos digitais e físicos pelas plataformas já conhecidas e espalhar em redes sociais fazer um amplo divulgação da minha empresa particular anúncios em jornais YouTube etc por gentileza quanto custaria esse serviço sem mais obrigado estou na região de Santos São Paulo

    • Academia do Marketing 6 de março de 2020 at 14:39 - Reply

      Olá Alexandre

      Você pode encontrar profissionais para te ajudar neste processo, acessando o site Marketing Job no endereço https://www.marketingjob.com.br

      Esta é uma plataforma de profissionais freelancer especializados em marketing digital e áreas relacionadas, como web design, criação de textos e multimídia.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  7. Gil Válber Dourado 9 de maio de 2019 at 02:36 - Reply

    Olá! O preço ideal para criar uma fan page e uma conta profissional no Instagram com Link direcionado para o whatsapp do cliente com resposta automática com direcionamento para um site ou loja virtual já existente que possa mostrar o portfólio dá empresa, criar uma imagem gatilho para o Facebook de impulsionamento patrocinado.. Criar uma conta de estatística de visualização, fica em torno de R$ 800,00 aqui em Goiânia GO.

  8. Davidson Renato 20 de setembro de 2018 at 21:12 - Reply

    Gostei Muito deste artigo. Já fiz alguns trabalhos, mas é díficil precificar as coisas, as pessoas não gostam muito de pagar por trabalhos de desenvolvimento como estes. Ótimo artigo

    • Academia do Marketing 24 de setembro de 2018 at 07:26 - Reply

      Olá Davidson

      A precificação do trabalho não chega a ser o problema, já que basicamente é uma cobrança por hora trabalhada. Quanto às pessoas gostarem ou não de pagar por este trabalho, o meu posicionamento é de que elas precisam pagar por um trabalho bem feito em mídias sociais. Se acharem que um trabalho profissional, que gera retorno para a marca não tem valor, não servem para serem meus clientes. É uma questão de valorização do seu trabalho e dedicação.

  9. Renata 17 de agosto de 2018 at 18:40 - Reply

    Qual o tempo médio para fazer cada uma dessas etapas? Talvez com essa estimativa consigamos, pelo menos, aplicar o valor da nossa hora de trabalho.

    • Academia do Marketing 17 de setembro de 2018 at 11:17 - Reply

      Olá Renata

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que nosso artigo sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais despertou o seu interesse. Quanto ao tempo médio para a execução de cada uma das etapas apresentadas no artigo, não há como definir, pois depende muito do tipo de ação que você está promovendo.

  10. Zina Vanacker 11 de agosto de 2018 at 22:27 - Reply

    Olá! Eu seria capaz de jurar que já estive neste website antes, no entanto depois de ler este artigo sobre quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais eu entendi que é novidade para mim. Felicidade.

  11. Regina damaceno da silva 5 de agosto de 2018 at 11:08 - Reply

    fiquei com a mesma duvida

    • Academia do Marketing 6 de agosto de 2018 at 08:34 - Reply

      Qual dúvida Regina?

  12. Juliana 16 de julho de 2018 at 19:18 - Reply

    Interessante, o artigo, porém falta a resposta – sabe quando você liga para um colega e ele te ajuda a estipular um preço baseado na experiência? Faltou isso. Eu sugiro que vocês coloquem exemplos. Cases mesmo. De um, dois, três clientes. Cliente 1, case tal, exemplos de custos = cobra tanto. E por aí vai. Isso ajuda a estabelecer preços justos no mercado.
    Abs

    • Alberto Valle 18 de julho de 2018 at 14:08 - Reply

      Prezada Juliana

      Não foram atribuídos valores justamente pelo o que foi dito no texto. A valor da sua remuneração pessoal, que é a variável determinante na equação proposta, é único e depende da capacitação de cada um, a experiência e portfólio. De nada adiantaria citarmos o valor de um trabalho executado por profissionais com mais de 10 anos de experiência, pois estes estão em um patamar de remuneração muito superior.

      A remuneração dos profissionais de marketing digital no Brasil, varia até mesmo de estado para estado. Por exemplo, em São Paulo, a hora trabalhada é bem superior a cobrada no Rio de Janeiro. Por isso, não há como definir uma remuneração padrão. É uma questão de matemática mesmo.

      Um grande abraço

      Alberto Valle

  13. Edson Cordeaca 13 de julho de 2018 at 11:10 - Reply

    Pessoal, parabéns…ótimo post e ótimos textos. Entrei no link do REPORTEI deste artigo e fiz o cálculo de honorários…bateu certinho quaaase com o que estava cobrando.
    A parte que fala de se oferecer um serviço completo que englobe design gráfico a 180 graus é bem legal pois dá um toque profissional na criação e agrega mais valor ao cliente e ao próprio serviço em si.

  14. Anderson 12 de junho de 2018 at 16:22 - Reply

    Falou falou e não passou uma média de valor. Queria pelo menos saber quanto é cobrado em média por esse serviço.

    • Alberto Valle 13 de junho de 2018 at 11:18 - Reply

      Prezado Anderson

      Leia o texto atentamente e verá, que pela própria estrutura de cálculo sugerida, não é possível estipular um valor médio para este tipo de trabalho em função das características específicas, tanto de quem presta o serviço, quanto das demandas do cliente.

      Quanto cobrar pelo trabalho em mídias sociais exige uma análise dos seus custos envolvidos e também do que o cliente quer.

      Independentemente do valor, é de suma importância também que você tenha um bom trato comercial, evitando posturas agressivas e destemperadas ao formular questões. A educação é um dos pilares do sucesso em qualquer tipo de negócio.

      Um grande abraço e sucesso

      Alberto Valle

  15. Marcelo Maia 24 de outubro de 2017 at 17:46 - Reply

    Mto bom este artigo… Mas tenho uma dúvida: Eu não sou designer gráfico, mas saco mto nesse quesito e já fiz para algumas pessoas… Faço até montagens no Photoshop e tudo mais… Mas como estou desempregado e está mto difícil de arrumar emprego em um país quebrado e corrupto, uma amiga me sugeriu que eu fizesse um trabalhinho para ela como fazer manutenção em uma página de negócios dela no facebook, como melhorar a imagem da página, foto de perfil, de capa, textos e divulgar a mesma e me pediu que eu cobrasse por este trabalho… E tbm me ajudaria a divulgar meu trabalho… Mas não faço a menor idéia de qto custa um trabalho desse… Se alguém puder me ajudar, serei mto grato… Um abraço a todos e parabéns pelo artigo! Sou do RJ!

    • Academia do Marketing 24 de outubro de 2017 at 19:06 - Reply

      Olá Marcelo

      Como dissemos em nosso artigo sobre quanto cobrar pelo trabalho em redes sociais, você precisa deixar claro o que vai ser feito e quanto tempo, cada uma dessas tarefas irá demandar. Uma coisa é desenvolver a arte de uma página, como imagem de capa padrão, imagens de capa sazonais, a imagem de perfil, arte para postagens e outros serviços que envolvem o trabalho de um web designer.

      Outra coisa completamente diferente, e com uma demanda de tempo igualmente diferente, é a geração de conteúdo, alinhada com uma estratégia de marketing nas mídias sociais, o acompanhamento dessas ações em termos de funil de conversão e monitoramento de resultados.

      Cada um destes trabalhos deve ser quantificado, em termos de horas e precificado, dentro do que descrevemos no artigo.

      Um grande abraço e sucesso!

  16. Amanda Picasso 10 de maio de 2017 at 23:57 - Reply

    Adorei o artigo. Mas minha dúvida é: quando trabalho como um ”digital influencer” e ela cobra X valor por um post no instagram, por exemplo, qual a porcentagem do valor devo cobrar?

  17. Marcelo Silva 31 de março de 2017 at 14:56 - Reply

    Artigo muito útil. Eu tenho uma agência de publicidade e vejo uma oportunidade em minha cidade para gerenciamento de redes sociais. Mas é muito importante gerar leads para os clientes e não apenas curtidores no Facebook.

  18. Paula 17 de janeiro de 2017 at 10:24 - Reply

    Excelente publicação. Esclareceu bem e pude usar bons argumentos com o cliente. Grata!
    Paula

  19. Caroline Carneiro 5 de julho de 2016 at 08:51 - Reply

    Eu também fiquei curiosa para saber média de preço, se possível por região. Porque acredito que um preço que cobra no sudeste ( SP,RJ, MG e ES) não seja o mesmo que cobrariam no Maranhão, por exemplo.

    Parabéns, adorei o artigo.

  20. Priscila Candiani 23 de junho de 2016 at 13:54 - Reply

    Nossa ajudou bastante o artigo, Sou designer gráfico e já recebi propostas para ficar fixa atualizando perfil de lojas no face. Mas nunca soube muito bem como cobrar , em geral querem pagar por mês, mas não sei se estabeleço uma quantidade fixa de inserções de propaganda mais as atualizações de txt. algumas pessoas me passaram que tem gente que cobra por ex. 80,00 por mês para publicar 12 imagens, tem gente cobrando até 40,00. Acabo desistindo da ideia, porque em geral eu cobro 50,00 por exemplo pela criação de um cartão de visitas frente e verso, isso só a arte…como vou cobrar 40,00 por mês para ficar atualizando uma pagina no face.. mesmo que essa cliente seja uma amiga, sei lá não acho valido… vou até compartilhar seu artigo no meu perfil.. para terem uma ideia que isso é um trabalho mesmo,, e não só um hobby como se fosse _ há vc vai fazer isso só uns 15 min por dia.. nem vai tomar seu tempo….

  21. Hemilton 6 de janeiro de 2016 at 13:14 - Reply

    Bom artigo, mas poderia dar pelo menos uma noção de preço. Nem que fosse uma média por alto, mas deixar sem nenhuma referência não ajuda muito. Se depende, ok, mas de quanto até quanto?

    • Academia do Marketing 6 de janeiro de 2016 at 23:18 - Reply

      Olá Hemiltom

      Entendemos o seu questionamento, mas como você deve ter lido no artigo publicado, isso depende muito do tipo de serviço que será prestado e do quanto você estima a sua hora trabalhada.

      Não há como colocar limites neste tipo de serviço. O que aconselhamos é que o valor seja compatível com o tempo que será necessário para desenvolver o trabalho, as ferramentas utilizadas e, obviamente, o retorno que você irá proporcionar ao cliente.

      Em nossos treinamentos, costumo dizer que não existe campanha de marketing cara. A única ação de marketing que podemos dizer que custa caro, é aquela que não traz resultado. Essa sim, é muito cara.

      O valor depende mesmo. Depende do tempo, recursos e tecnologia envolvida.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  22. Gonçalo da Silva 22 de setembro de 2015 at 08:21 - Reply

    Gostei imenso do artigo!
    Sou jornalista angolano, Angola. E pretendo empreender no espaço digital prestando alguns serviços como gestão e monitoramento de Redes Sociais. Já fiz alguns cursos no (RJ e SP)/BRASIL. Mas sinto que me falta prática de trabalho. Onde como cobrar pelos serviços é uma das questões. E este artigo foi muito útil pra mim.
    Obrigado!

  23. Robson Santos 4 de fevereiro de 2015 at 09:34 - Reply

    Parabéns, ótimo artigo!

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