Press Release precisa adicionar valor
Não há como negar, nos dias de hoje o press release precisa adicionar valor, seja ela feita no meio físico ou no meio digital. Assessoria de imprensa na web não é fácil para quem faz e as vezes irritante para administradores de blogs e portais de notícias, que também tem a árdua tarefa de curadoria de conteúdo.
A migração da rotina da assessoria de imprensa convencional para a era digital é delicada, mas alguns jornalistas simplesmente ignoram as regras do ambiente digital. Resultado, produzem press releases sem foco no ambiente online e distribuem de forma indiscriminada, acabando com dois grandes problemas nas mãos.
O primeiro e mais grave é não conseguir divulgar adequadamente o conteúdo de seus clientes e o segundo que é irritar os gestores de conteúdo. Resumindo: Uma verdadeira visão do inferno em termos de comunicação e divulgação no ambiente digital.
O marketing de conteúdo é construído sobre o pilar da oferta de conteúdo que agregue valor ao dia a dia das pessoas e cada vez mais os gestores de conteúdo de blogs e sites estão mais conscientes da sua função de agradar seus leitores com conteúdo relevante.
O problema é que algumas assessorias de imprensa parecem ainda não ter compreendido essa questão e lançam mão de recursos utilizados na assessoria de imprensa convencional, que na web simplesmente não funcionam.
Conteúdo massificado acaba com o press release
Press release precisa agregar valor e não só anunciar
A divulgação de uma determinada matéria sobre uma empresa não pode ser meramente uma “notinha” de duzentas palavras onde 99% do conteúdo é composto por exaltação à marca, seus atributos e conquistas.
O press release moderno precisa de CONTEÚDO que acrescente alguma coisa a mais do que simplesmente o marketing da marca.
O conteúdo do Press Release Digital precisa ser envolvente e trazer algum tipo de conhecimento extra para o leitor e não apenas exposição da marca.
Sem a criação de um ponto de contato através do fornecimento de informação que agregue alguma coisa ao leitor, o press release distribuído na web não passa de um mero panfleto digital.
Alguns assessores de imprensa alegam que na verdade aquilo é apenas um resumo para que o blogueiro ou portal desenvolva em cima. Hora, se a parte de criação e desenvolvimento deve ficar a cargo do blogueiro ou do portal, qual a real função da assessoria de imprensa? Ser um mero disparador de e-mails? E-mail de redação a gente pega em qualquer contracapa de revista ou jornal.
A armadilha do conteúdo duplicado
Além da questão da precariedade do conteúdo, muitas dessas assessorias também ignoram solenemente a questão do SEO no jornalismo. Qualquer gestor de conteúdo atualmente sabe que um dos maiores erros que podem ser cometidos hoje em dia em termos de SEO é justamente a duplicidade de conteúdo.
O Google identifica facilmente quem foi o primeiro site a publicar o conteúdo e ignora os restantes, ou então, na melhor das hipóteses simplesmente deixa no limbo do posicionamento nas páginas de respostas.
Se o problema fosse somente esse, seria relativamente tranquilo, mas o problema maior diz respeito à Autoridade do Domínio em que é publicado o conteúdo duplicado. Por publicar seguidamente conteúdo que já foi publicado em outro site, o blog ou portal pode ter seu posicionamento nas ferramentas de busca seriamente comprometido.
[icon name=icon-hand-right] Leia mais no artigo SEO no Jornalismo
Press release na web sem geração de tráfego
Outro erro muito comum nas assessorias de imprensa “especializadas em Internet” é produzir conteúdo que não gera necessariamente tráfego ou relevância para o site da marca. Isso mesmo. De que adianta um Press Release onde não existe link para o site da marca? Não irá gerar nem tráfego e muito menos relevância em termos de posicionamento nas ferramentas de busca.
Muitas assessorias de imprensa encaram o envio de press release digital como simples disparo de e-mail para os canais selecionados, sem que haja uma personalização do conteúdo ou qualquer outro requinte que possa ser ofertado em troca da exposição na mídia.
Se uma das grandes tendências do marketing digital é justamente a personalização cada vez maior do conteúdo em todos os canais, por que nessa relação assessoria/veículo seria diferente?
[icon name=icon-hand-right] Leia o artigo Como Medir o ROI de Uma Assessoria de Imprensa
A assessoria de imprensa na Internet precisa ser profissional e estar intimamente alinhada às técnicas e padrões do mundo online. Fora isso é apenas disparo de e-mail com algum tipo de conteúdo, e retorno para o cliente, que é o objetivo final, nada.
Complemente esta leitura com o artigo Assessoria de Imprensa na Internet
Mantenha-se atualizado sobre questões relativas à assessoria de imprensa pela internet e outros assuntos relativos ao marketing online, assinando nosso Boletim Informativo.
Sim! Finalmente alguém escreve sobre a necessidade do press release agregar valor real, e não ser apenas uma propaganda disfarçada.
Olá Paulo
Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre a necessidade do presse release acrescentar valor ajudou a você.