Onde aprender marketing digital

  • Onde aprender marketing digital

Onde aprender marketing digital

Muita gente atualmente busca saber onde aprender marketing digital, já que esta é uma das carreiras mais procuradas e mais promissoras do momento. O problema, é que na maioria das vezes não sabem por onde começar.

Em se tratando de ensino de marketing digital, nós aqui na Academia do Marketing nos sentimos bem a vontade para tratar do assunto, afinal de contas, são mais de oito anos atuando nesta área.

Por isso, visando ajudar aquelas pessoas que estão chegando agora neste mundo, que a uma primeira vista parece muito complicado para os “pobres mortais”, decidimos criar um roteiro, baseado em nossa experiência, sobre como aprender marketing digital.

Nele vamos abordar os seguintes pontos

  • A formação acadêmica básica
  • Os cursos de especialização em marketing digital
  • Colocando em prática o que foi aprendido
  • A opção de montar um projeto pessoal para praticar
  • Congressos e seminários sobre marketing digital
  • O processo de atualização constante

Você verá que não existem mistérios ou lugares secretos onde aprender marketing digital. É apenas uma questão de construir uma base sólida de conhecimentos para se inserir neste mercado.

Principais dicas para aprender marketing digital

Confira abaixo as nossas dicas de como e onde aprender marketing digital, seja você um estudante que pretende seguir carreira na área, ou um empresário que deseja conhecer as ferramentas e técnicas para administrar esse tipo de trabalho em sua empresa.

1 – Formação acadêmica

Uma boa formação acadêmica é o primeiro passo para quem deseja se tornar um profissional de marketing digital de ponta. Cursar uma faculdade na área de comunicação, como marketing, publicidade, relações públicas ou jornalismo é um ótimo começo.

O fato que que “marketing digital” não existe, o que existe é a aplicação dos conceitos do marketing no ambiente online. Por isso, mas cedo ou mais tarde, todo profissional de marketing online acaba se deparando com a necessidade dos conceitos básicos.

Infelizmente não existem ainda no Brasil, universidades que tenham um curso específico de marketing digital. A bem da verdade, é difícil encontrar essa formação específica em outros países também. Por isso, se faz necessário buscar este conhecimento em cursos especializados.

2 – Cursos de especialização

Onde aprender marketing digital? Em cursos especificamente voltados para esta área, como os oferecidos pela Academia do Marketing e outras instituições. O importante neste caso é criar uma agenda de treinamentos para que você possa se decidir por uma área de especialização.

Atualmente existem diversas opções de carreiras em marketing digital no mercado, e como digo em nossos treinamentos, não há mais como ser um expert em todas elas, pela mais absoluta impossibilidade de se manter atualizado em todas elas.

Por isso é interessante que você comece fazendo um curso de marketing digital que lhe dê uma visão ampla na área, e que principalmente, ensine a você como criar um planejamento de marketing digital para nortear as suas ações.

Feito isso, e conhecendo as diversas dimensões do marketing digital, suas ferramentas e técnicas, você poderá escolher as áreas onde deseja buscar especialização, como marketing de busca, marketing em mídias sociais e outras especialidades.

3 – Prática

Muitas vezes me perguntam como aprender marketing digital e eu respondo de uma maneira bem simples: Pratique. Isso mesmo. Se você não praticar o que você aprendeu, com o passar do tempo aquilo cai no esquecimento.

O cenário certo, onde aprender marketing digital se torna até mesmo mais desafiante, é no dia a dia. As ferramentas de marketing digital estão cada vez mais complexas e somente a prática pode levar a perfeição.

Algumas pessoas rebatem dizendo que em seu trabalho não podem colocar em prática o uso de uma determinada ferramenta, ou que está área não está entre as suas atribuições na empresa. Nesse caso, a minha sugestão é ter um projeto pessoal.

Como aprender marketing digital

4 – Crie um projeto pessoal

Essa é a solução para a questão acima, como já mencionei. Ao criar um projeto pessoal, como um blog, um site de conteúdo ou até mesmo um negócio online, você terá a chance de colocar em prática tudo o que aprendeu.

A grande vantagem de ter um projeto pessoal na web é que nele você terá muito mais flexibilidade do que quando está trabalhando com a conta de clientes, e se algo não der certo, não mancha a sua imagem profissional, só arrasa o seu ego.

Além do mais, para aqueles que têm um espírito empreendedor, um projeto pessoal pode acabar se transformando no embrião de um ótimo negócio, como já vi acontecer diversas vezes entre os alunos da Academia do Marketing.

5 – Congressos e seminários

Não basta saber onde aprender marketing digital, é importante saber também como se manter em dia com as novas tendências e experiências de outros profissionais da área, e entre as opções está a de sempre que possível, participar de congressos e seminários na área.

Além de conhecer o que há de novo no mercado, você terá também a chance de ouvir a experiência de outros profissionais e saber como eles lidam com desafios que podem ser também os seus.

Além disso, essa é também uma ótima oportunidade para desenvolver o seu networking profissional que muitas vezes leva a boas oportunidades de trabalho e até mesmo parcerias comerciais.

6 – Atualização constante

Uma carreira em marketing digital é um processo de atualização constante, já que você irá trabalhar em um ambiente super dinâmico e em eterna mutação. Por isso, além de frequentar congressos, é importante também que você se mantenha em dia, acompanhando sites de referência na área.

Por isso é importante que você assine a Newsletter de sites especializados em sua área, para participar das discussões que ocorrem no setor, lançamentos e técnicas que estão sendo utilizadas no momento.

É claro que você não vai aprender marketing digital simplesmente lendo artigos em blogs, mas isso certamente irá lhe proporcionar novos insights e acrescentar muita informação à sua formação técnica.

Agora que você já sabe onde aprender marketing digital, começar a praticar e se manter em dia com novidades e tendências, o que acha de abraçar esta carreira? Mantenha-se em dia com este e outros assuntos referentes ao marketing online, assinando a nossa Newsletter.

Onde aprender marketing digital
5 (100%) 16 votos
2018-05-20T22:21:17+00:00 By |Categories: Marketing Digital|

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!