fbpx

O que são influenciadores digitais

O que são influenciadores digitais e como avaliar sua influência

Se você ainda não sabe o que são influenciadores digitais, não se preocupe. Muita gente também não tem a menor ideia do que seja isso, embora nos últimos tempos, este tenha se tornado um adjetivo muito usado, de forma muitas vezes errada.

Com o advento das mídias sociais e sua influência sobre a opinião das pessoas, muita gente passou a se auto denominar “influenciador digital” como forma de se destacar e de conseguir uma relevância, seja ela social ou profissional, que nem sempre lhe é devida.

Por falta de referências técnicas caímos então no dilema de o que são influenciadores digitais e quem na verdade só está o que chamo de “fazendo espuma” nas mídias sociais. Quem realmente influência o mercado e quem está apenas fazendo um show?

Quer saber então quem são os influenciadores digitais e quem são os fanfarrões? Existem critérios técnicos e lógicos para definir quem é quem no universo online e eu convido você a acompanhar o raciocínio.

Definindo o que são influenciadores digitais

Segundo definição da Wikipédia, um influenciador digital seria:

“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia

A definição é tecnicamente válida, mas é necessário avaliar e principalmente quantificar essa questão de ser ou não um influenciador digital.

  • Somos todos influenciadores digitais ou não?
  • O que é um influenciador digital do ponto de vista técnico?
  • Existe uma forma de medir o grau de influência digital de uma pessoa ou marca?
  • Como se tornar um influenciador digital de verdade?

Vamos então discutir esses pontos e definir exatamente o que é um influenciador digital e o que é simplesmente “espuma midiática” aproveitando a onda das redes sociais.

Todos nós somos influenciadores digitais

Uma das principais características da Internet é justamente ser um território livre, ou seja, qualquer pessoa com acesso à rede a partir de um computador ou dispositivo móvel conectado.

Junto com essa facilidade de comunicação, vieram as redes sociais, que hoje em dia proporcionam um grau de exposição muito grande a qualquer pessoa que tenha criado um perfil, página ou canal nas diversas opções de redes disponíveis nestas redes.

Como um dos objetivos destes perfis e outras ferramentas é justamente conquistar uma audiência cativa, é natural que em busca dessa audiência as pessoas acabem por atrair outras pessoas que compartilhem de suas ideias para este núcleo digital.

Sendo essa audiência, em sua grande maioria e de uma forma ou de outra conivente com as opiniões expressas por estes perfis, podemos então dizer que qualquer pessoa que possui um perfil nas redes sociais, é sim, de certa forma um influenciador digital.

O problema para definirmos quem são os influenciadores digitais é a amplitude dessa influência e de que forma ela se materializa e se quantifica. Por definição, todos nós somos influenciadores digitais.

Cai, portanto, um dos grandes argumentos daqueles que se auto qualificam como “influenciadores digitais”. Eles não são únicos e muito menos pessoas especiais. São apenas pessoas expressando suas opiniões e conceitos.

É claro que a audiência que possuem faz alguma diferença, mas o número desta audiência não significa necessariamente a concordância em relação às opiniões e conceitos emitidos e muito menos a capacidade de moldar opiniões.

Tecnicamente o que vem a ser um influenciador digital?

Passando para o ponto de vista técnico, um verdadeiro influenciador digital é aquela pessoa ou marca, que através de seu conteúdo consegue influenciar de alguma forma a maneira que seus seguidores nos meios digitais encaram e consideram determinadas questões ou conceitos.

Tomando-se este conceito como base, alguns dos argumentos destes supostos influenciadores digitais caem por terra. Será que o fato de terem muitos seguidores ou fãs significa que estas pessoas são realmente influenciadas pelas opiniões divulgadas?

Será que esse elevado número de “Seguidores” ou “Fãs” não são apenas espectadores de um show, muitas vezes até mesmo bizarro? Como avaliar esta influência? Haveria um número indicador da real influência destes perfis?

Como avaliar um influenciador digital?

O que é influenciador digital

É claro que uma avaliação de quem são os influenciadores digitais não pode ser preciso. Afinal de contas, estamos falando de pessoas e não apenas de curtidas, número de fãs ou seguidores. Você conhece coisa mais imprecisa do que o ser humano?

O problema é que quando trabalhamos com marketing nas mídias sociais, por uma questão de coerência e avaliação de resultados, precisamos sim de um indicador técnico para avaliar os milhões de perfis existentes hoje em dia nos diversos canais.

No caso do Facebook, podemos analisar o grau de engajamento de uma determinada página. No caso do Instagram isso também é possível. No caso do Twitter, uma simples regra de três também define o verdadeiro grau de influência de um perfil.

E como fazemos para avaliar de uma forma mais ampla quem são os verdadeiros influenciadores digitais? Quem realmente “faz a terra tremer” quando publica alguma coisa em suas redes sociais e que na verdade só “faz espuma” em seus posts?

Um dos principais indicadores sobre a influência nas redes sociais é o Klout, um algoritmo desenvolvido justamente para avaliar o grau de influência gerado por um conjunto de canais nas mídias sociais.

Então o Klout é o verdadeiro indicador de quem é um influenciador digital? Claro que não. Em um universo onde temos que avaliar sentimentos e intenções, como o das mídias sociais, um único indicador não pode expressar a verdadeira força de um perfil.

O Klout é um dos parâmetros dos quais o analista de mídias sociais se vale na hora de avaliar uma determinada presença nas mídias sociais, mas é claro que existem outros sinais que confirmam essa força do perfil ou marca.

Uma das máximas da web análise é justamente não confiar em uma única métrica, mas sim, confronta-la com outros indicadores para se obter a validação da informação. Em temos de métricas, podemos garantir que não existe verdade absoluta.

Como se tornar um influenciador digital de verdade?

Definido o que é um influenciador digital, podemos então falar sobre como se transformar em uma verdadeira referência nas redes sociais e outras plataformas online, o sonho de muita gente e marcas nos dias de hoje.

Em primeiro lugar, para se transformar em um verdadeiro formador de opinião na Internet você precisa trabalhar a base do seu conhecimento, expondo não apenas opiniões, mas principalmente os conceitos que as fundamentam.

Comece este trabalho criando um site ou blog pessoal onde você exponha as suas ideias, conceitos e princípios. O blog no marketing pessoal exerce uma função importantíssima na criação da sua imagem online.

Obviamente o conteúdo publicado precisa ser bem estruturado e baseado em uma estratégia macro de marketing pessoal na Internet. Criar um blog para não agregar valor a seus visitantes é pura perda de tempo.

O segundo passo é ter uma boa estratégia de marketing nas mídias sociais que respalde e amplifique o conteúdo publicado em seu site ou blog. É o que chamamos de trabalho de construção de autoridade, tanto do ponto de vista de conteúdo como também de marketing de relacionamento nas redes sociais.

Acredito que o verdadeiro caminho para quem deseja saber como ser um influenciador digital seja pensar na noz antes de pensar na casca. O conteúdo será sempre mais importante que a forma.

[icon name=icon-thumbs-up-alt] Complemente a sua leitura com o artigo Como se tornar um Influenciador Digital

Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais, poderá distinguir mais facilmente quem realmente faz a diferença em seu mercado de atuação e quem está por aí só fazendo espuma. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 4 de julho de 2017Categories: Redes SociaisTags: ,

24 Comments

  1. claudia fabra 8 de abril de 2021 at 09:06 - Reply

    Sou estudante de Hotelaria da Furg. Este é um artigo importante para o setor de hotéis que precisam de mídia e boa propaganda para manterem seus segmentos principalmente em época de pandemia. Claudia Fabra

  2. WILSON DE JESUS MACHADO MIRANDA 5 de abril de 2019 at 11:44 - Reply

    Excelente comentário. Brilhantes explicações. Existe um monte de gente que – querendo aparecer e não sabendo como – se autointitula como “Influenciador Digital”. Só lamentamos essa falta de capacidade que não tiveram de se prepararem para a vida e, consequentemente, só tenderam a ficarem no ostracismo quando na velhice.

    • Academia do Marketing 7 de abril de 2019 at 22:26 - Reply

      Olá Wilson

      Infelizmente este tipo de pessoa que você menciona realmente existe por aí, mas também existem influenciadores digitais de verdade, que compartilham seus conhecimentos e experiências, ajudando muita gente. É uma questão de usar o bom senso para separar o joio do trigo.

  3. Carlos Alberto ferreira 26 de fevereiro de 2019 at 08:08 - Reply

    Post bem objetivo…eu sou um influenciador digital e nem sabia,,,mas as vezes faço só espuma também hehehe

    • Academia do Marketing 5 de março de 2019 at 11:12 - Reply

      Olá Carlos

      Realmente, como dito no artigo, todos nós, em uma dimensão maior ou menor, somos influenciadores digitais de alguma forma. Quanto a “fazer espuma”, volta e meia é bom também.

  4. amazona.dox 12 de fevereiro de 2019 at 11:48 - Reply

    ola gostaria de saber como influenciar as pessoas, Trbalho com comtabilidade aqui na Cecap e tá dificil controlar os gastos

    • Academia do Marketing 12 de fevereiro de 2019 at 13:39 - Reply

      Olá Amazona

      Não conseguimos entender a sua dúvida. Ser um influenciador digital não tem nada a ver com controle de gastos.

  5. Clécio 19 de novembro de 2018 at 16:44 - Reply

    Ola, em que ano foi publicado este artigo?

    • Academia do Marketing 20 de novembro de 2018 at 20:04 - Reply

      Olá Clécio

      Este artigo sobre digital influencers foi publicado em abril de 2018

  6. Tandy 24 de outubro de 2018 at 02:12 - Reply

    Bastante interessante o artigo sobre digital influencers. Me deu uma ótima visão sobre o assunto.

    • Academia do Marketing 29 de outubro de 2018 at 14:37 - Reply

      Olá Tandy

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o que são influenciadores digitais foi de seu agrado. Os digital influencers como também são chamados, estão sendo listados como um adas grandes tendências do marketing digital em 2020.

  7. Clécio A. Santos 22 de outubro de 2018 at 17:19 - Reply

    Boa tarde!
    Gostei do texto e estou escrevendo um trabalho sobre o tema, para tanto gostaria de citar algumas passagens deste artigo, sendo assem gostaria de saber de quem são os créditos desta publicação, sua formação e embasamento. Se não for problema!

    • Academia do Marketing 23 de outubro de 2018 at 10:17 - Reply

      Olá Clécio

      O texto sobre os influenciadores digitais é de autoria de Alberto Valle, consultor de marketing digital, diretor e instrutor da Academia do Marketing.

  8. Lane 16 de outubro de 2018 at 11:21 - Reply

    Muito bom o conteúdo sobre o que são influenciadores digitais. Muito bem explicado.

    • Academia do Marketing 16 de outubro de 2018 at 15:59 - Reply

      Olá Lane

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre os influenciadores digitais foi de seu agrado. Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizada sobre o assunto.

  9. Tatty Nurmi 24 de agosto de 2018 at 05:55 - Reply

    Parabéns pelo conteúdo! Realmente , é um conjunto que complementa.. É preciso avaliar!! E essa profissão , vejo q está crescendo cada dia mais. E assim aumenta a concorrência, portanto é necessário sempre se manter atualizado, para não ficar atrás .. E muitas marcas , procuram por esses influenciadores! E escolhem baseado nas métricas..

    • Academia do Marketing 27 de agosto de 2018 at 01:36 - Reply

      Olá Tatty

      Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre influenciadores digitais e como avaliá-los foi útil para você.

  10. Rubens 7 de agosto de 2018 at 08:47 - Reply

    Eu não me preocupo em saber. Só queria ver se era mais uma inutilidade pra minha vida. Como agora eu sei.

  11. Daiana 14 de julho de 2018 at 09:45 - Reply

    Poderia citar alguns influenciadores digitais de grande relevância para eu entender melhor?

    • Academia do Marketing 6 de agosto de 2018 at 08:39 - Reply

      Olá Daiana

      Um exemplo de influenciador digital no segmento de moda é a Camila Coutinho.

  12. Daiana Pereira 6 de julho de 2018 at 10:25 - Reply

    Ótimo post pois estou precisando alguém que faze este trabalho junto aos influenciadores digitais.

  13. Geidimara Rodrigues 2 de novembro de 2017 at 17:00 - Reply

    Gostei bastante das informações sobre o que são influenciadores digitais!

  14. Bruno 17 de julho de 2017 at 17:56 - Reply

    Não fazia ideia sobre o que era influenciadores digitais! E gostei dessa definição que você colocou para gente. E ser um influenciador é um dos meu sonhos e pode ter certeza que vou realizar isso em minha vida. Parabéns pelo artigo. Abraços.

  15. Jaqueline 10 de julho de 2017 at 13:26 - Reply

    Ótimo conteúdo, hoje em dia a quantidade esta passando por cima da qualidade e com isso temos muita coisa fazendo espuma nesse veiculo de comunicação.

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo