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O Que é Marketing de Busca

O que é Marketing de Busca

O que é Marketing de Busca e sua importância no marketing digital

Desconhecer o que é marketing de busca e qual a sua importância no contexto do marketing digital pode significar a perda de uma das melhores e mais baratas oportunidades de exposição da sua marca nas páginas de respostas das ferramentas de busca como o Google e Bing.

O marketing de busca, também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.

Para quem trabalha com mídias sociais, também é extremamente importante saber o que é marketing de busca, pois seus conceitos são amplamente utilizados em perfis e conteúdos, no que é conhecido como trabalho de SMO – Social Media Optimization.

Para os mais experientes pode parecer estranho que alguém não saiba o que é marketing de busca, mas a realidade mostra que o desconhecimento sobre o funcionamento do marketing de busca tem levado vários empreendedores online novatos a perderem grandes oportunidades de negócios e fatias consideráveis do marcado.

1 – O que é Marketing de Busca

Para que você possa entender o que é marketing de busca, vamos em primeiro lugar deixar claro o conceito que envolve esta que é uma das principais estratégias de marketing digital, principalmente para as marcas que desejam conseguir exposição nas pesquisas realizadas nos diversos mecanismos de busca.

O Marketing de Busca é um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo colocar as páginas de um site em destaque nas páginas de resultados de busca, como o Google e Bing, por exemplo.

Nossa intenção neste artigo não se restringe simplesmente a esclarecer o que é marketing de busca, pois isso deixaria o termo isolado do contexto ao qual ele pertence.

Nosso objetivo é também explicar a você os benefícios dessa estratégia como ela se insere na estrutura macro de uma campanha de marketing digital como um todo.

O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google Ads, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

Essa exposição é responsável por uma forte geração de acessos ao site, e mais ainda, geração de um tráfego qualificado, que possui um elevado potencial de conversão.

É por isso que colocamos essa entre as principais estratégias de marketing digital que uma empresa pode usar, para divulgação de seus produtos ou serviços.

2 – As Subdivisões do Marketing de Busca

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre o que é Marketing de Busca, vamos então analisar as duas dimensões dessa estratégia de marketing digital.

Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias, a das buscas orgânicas e a dos links patrocinados. Vejamos então quais são as principais características dessas duas dimensões.

Quando alguém faz uma busca no Google são exibidos dois tipos de resultados, os resultados orgânicos e os resultados de links patrocinados.

Resultados Orgânicos

É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo.

É na categoria dos resultados orgânicos que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.

Os sites listados na área de resultados orgânicos não pagam nada para estarem lá. Eles se destacam no posicionamento porque o Google entende que aquele é um conteúdo relevante para o termo pesquisado.

Resultados de Links Patrocinados

Os sites que aparecem na área de resultados de links patrocinados estão ali porque as empresas pagaram através da plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, para que eles fossem exibidos quando determinadas palavras ou expressões são pesquisadas.

Os resultados de links patrocinados pertencem ao segmento de mídia paga do Search Engine Marketing, ou seja, para ser listado nas primeiras posições nesta área você terá que pagar por isso.

Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação.

Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.

Trabalhando com estas duas dimensões, podemos elaborar uma série de estratégias que resultarão em uma exposição maior da marca nos buscadores e uma relevância maior para o site.

3 – Integração das estratégias de Marketing de Busca

Sempre que tratamos de marketing de busca em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de ressaltar a importância de fazermos com que essas duas estratégias caminhem juntas.

O motivo disso é que as duas estratégias, quando tratadas simultaneamente, podem contribuir em muito para os resultados de uma na outra criando uma sinergia em marketing digital.

Dissociá-las dentro de uma estratégia ampla de marketing de busca, seria um erro fatal, pois não estaríamos obtendo o máximo de rendimento de cada uma delas.

Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados são complementares, até porque, ambos trabalham com o mesmo insumo básico, ou seja, a escolha das melhores palavras-chave para um site ou página seja exibido nas páginas de respostas dos buscadores.

Seja na execução do trabalho de SEO ou no de Links Patrocinados, o que é marketing de busca se não saber escolher as palavras-chave certas para ativar a exibição das páginas do seu site na área de resultados orgânicos ou pagos?

Em inúmeras situações, as informações da estratégia de SEO são utilizadas na estruturação de estratégias de Links Patrocinados e vice-versa.

Não basta apenas ser encontrado no Google se posicionando nos primeiros resultados das páginas de pesquisa, você precisa ser encontrado na hora certa e pela pessoa certa melhorando assim a experiência do usuário que visita o seu site.

Por isso as duas estratégias precisam estar muito bem alinhadas para que você apareça para o usuário no momento de busca em que ele esta situado.

4 – Criação de Uma Autoridade em Seu Setor

Agora que você já sabe o que é marketing de busca e suas dimensões, vejamos então qual é a sua importância para as empresas que desejam se posicionar como uma referência em sua área, ou seja, criar o que chamamos de uma Autoridade em seu setor.

O marketing de busca funciona hoje em dia como uma das mais fortes ferramentas de exposição de uma marca na Internet, seja na parte de SEO quanto no segmento de Links Patrocinados e também como uma forma de fazer com que as empresas se posicionem como referências em suas áreas de atuação.

O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das principais tendências do marketing digital. As empresas buscam, através da criação de conteúdos publicados em seus blogs, e até mesmo em seu site institucional, conquistar posições de destaque nos resultados de buscas.

Criar essa referência dentro de sua área de atuação através do marketing de busca pode ser feito tanto através das técnicas de otimização de sites, quanto através de links patrocinados.

Ainda vou mais além, até mesmo no ambiente das mídias sociais, a aplicação das técnicas de Social Media Optimization, pode ajudar sua empresa a se posicionar como uma referência.

O marketing de busca é certamente uma das áreas que apresentará maior crescimento no mundo inteiro e por isso é indispensável que ele esteja presente em qualquer planejamento de marketing digital. Saber o que é marketing de busca e qual seu papel é fundamental.

Sem um bom posicionamento na área do marketing de busca você certamente estará perdendo ótimas oportunidades de negócios que se apresentam nesse segmento do marketing online.

Agora que você já sabe o que é marketing de busca, pode aprofundar seus conhecimentos na nossa seção de artigos sobre SEO ou então Links Patrocinados, e se manter atualizado sobre esse e outros assuntos relativos ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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