Mitos sobre redes sociais – O que é verdade e o que é lenda

Cresce o alcance e também crescem os mitos sobre redes sociais. Muitas pessoas empolgadas com a ascensão do alcance das redes sociais no Brasil acabam acreditando em alguns “fatos” sobre mídias sociais, que ninguém sabe de onde surgiram, que na verdade não passam de mitos.

Acreditar nesses mitos sobre redes sociais não é problema, afinal, o direito da crença é de cada um. O perigo é quando as pessoas passam a tomar decisões em cima disso. Ai sim, a coisa complica e bastante, principalmente se estas forem decisões gerenciais que envolvem os negócios de uma empresa ou marketing pessoal de alguém.

Para que você possa identificar o que é verdade e o que não faz o menor sentido, listamos abaixo os principais mitos sobre redes sociais que vemos em muitas publicações e ouvimos em conversas.

1 – Todo mundo acessa as redes sociais

Esse é talvez um dos maiores mitos sobre redes sociais. Não é porque você tem um perfil em quase todas as redes sociais da moda que as outras pessoas obrigatoriamente seguem este comportamento. Acredite, muitas pessoas conseguem sobreviver sem um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn.

Calma, isso não significa que não valha a pena ter uma presença nas redes sociais. Mesmo que algumas pessoas não tenham um presença nas mídias sociais, mesmo assim elas são influenciadas por outras que participam de algumas redes sociais. Isso já é o suficiente para justificar o marketing nesse canal.

2 – Marketing em redes sociais é grátis

Mais um dos mitos sobre redes sociais que derruba muita gente por ai e deixa de cabelo em pé quem trabalha de maneira profissional no gerenciamento de mídias sociais.

Se a pessoa estiver se referindo ao acesso a plataforma de mídias sociais em si, concordamos que isso é realmente grátis, mas o uso comercial e profissional existem custos sim.

O problema é que uma presença corporativa em mídias sociais não se resume única e exclusivamente ao acesso a rede.

Na criação de uma estratégia de marketing nas redes sociais, existe todo um processo de planejamento, desenvolvimento de conteúdo, publicação, promoção destas publicações e monitoramento de resultados.

Nesse trabalho no valemos de ferramentas que obviamente têm custos associados ao seu uso, e isso desmonta mais um dos grande mitos sobre redes sociais que corre solto por aí.todo esse mito.

Além disso, existe também a remuneração dos profissionais que executam essas funções, que pela falta de mão de obra especializada no mercado, são os que recebem atualmente os maiores salários do marketing digital.

3 – Gestão de mídias sociais é intuitiva

Se isso fosse verdade, por que motivo as empresas estariam pagando tão bem aos profissionais de social media? É claro que não tem nada de intuitivo na gestão de mídias sociais.

Uma coisa é administrar um perfil pessoal no Facebook ou Instagram, e outra, completamente é gerenciar a Fan Page de uma marca ou uma conta comercial no Instagram.

Os grandes #FAILS em redes sociais nascem dessa crença que todo mundo nasce sabendo gerenciar mídias sociais ou então, que só por ter um perfil em uma rede qualquer já pode ser considerado um Analista de Redes Sociais.

Gerenciamento de redes sociais, é estudo e atualização, é prática e teste, é análise e discussão. Não tem nada de intuitivo. Essa percepção é apenas mais um dos mitos sobre redes sociais que infelizmente muita gente ainda acredita.

É claro, que algumas qualidades pessoais como facilidade de comunicação e Savoir Faire para lidar com situações de crise são qualidades natas muito apreciadas em um gestor de mídias sociais, mas de aptidões naturais, param por aí.

Um Community Manager não nasce pronto. É forjado ao longo do tempo pela experiência que adquiri no dia a dia. Um dos maiores mitos sobre redes sociais é o de que se pode transformar alguém, de uma hora para outra em gestor de mídias sociais.

Mitos Sobre Redes Sociais

4 – Quanto mais seguidores ou fãs melhor!

Esqueça isso! Não é assim que se mede o trabalho em redes sociais. Esse é um dos mitos sobre mídias sociais mais antigos e também um dos mais furados.

Uma coisa é marketing e atendimento a clientes em redes sociais, outra coisa é coleção de fãs ou seguidores.

O que importa em uma presença nas mídias sociais é o engajamento que a marca consegue em função das ações promovidas. Tanto é que o algoritmo do Instagram, o EdgeRank, o algoritmo do Facebook, e outros dos principais algoritmos de redes sociais levam justamente este fator em consideração na hora de atribuir relevância e alcance de publicações a perfis e páginas.

É por acreditar nesse mito que muita gente por aí sai comprando fãs no Facebook ou seguidores no Instagram ou Twitter, e depois acaba se decepcionando com os resultados. Esqueça o critério de quantidade e foque na qualidade. Quantidade não passa de uma das métricas da vaidade.

5 – Uma crise nas redes sociais acaba com uma marca

Errado! Um exemplo disso foi a crise da Arezzo em 2011, que se tornou um case clássico. A coisa foi muito séria, mas a marca soube superar a situação e continua muito bem obrigado.

Situação semelhante passaram grandes marcas como Brastemp, Renault e tantas outras que se viram envolvidas em uma crise nas redes sociais. Todas elas foram sérias e nem por isso as empresas fecharam.

As crises certamente abalam uma marca, mas dai a dizer que podem acabar com ele é um exagero e não passa de mais um dos mitos sobre redes sociais que andam por ai.

O gerenciamento de crises em redes sociais existe é pra isso, evitar danos maiores em tais situações e ensinar um pouco mais a marca como se comportar nestes casos.

Para evitar danos maiores à marca, o ideal é que você se antecipe e crie um protocolo de gerenciamento de crises, assim, se ela acontecer, você já terá um roteiro a seguir. Para saber mais, sugerimos que você leia o nosso artigo Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais.

6 – O marketing nas redes sociais é de difícil mensuração

Outro mito sobre redes sociais que não tem o menor fundamento. As ferramentas de web análise são capazes de mensurar cada ação de marketing nas redes sociais de forma muito precisa e rápida.

O Google Analytics, por exemplo, oferece todos os recursos para mensuração de resultados de qualquer tipo de ação de marketing em mídias sociais, como em qualquer outra forma de promoção, como e-mail marketing, Google Ads e Facebook Ads.

A questão reside única e exclusivamente na configuração da ferramenta de monitoramento de tráfego. Se você domina as técnicas e ferramentas do Google Analytics esse monitoramento se torna extremamente fácil e transparente.

Aliado a um planejamento estratégico de marketing nas mídias sociais, você precisa ter também um plano monitoramento de menções à marca, seus produtos, serviços e também taxa de conversão das diversas ações.

Por isso, acreditar que a mensuração de resultados é difícil, é mais um dos mitos sobre redes sociais que precisa ser riscado do mapa.

Esses são apenas alguns dos mitos sobre redes sociais que confundem a cabeça de pessoas e empresas. Você conhece mais algum? Compartilhe conosco. Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões relativas a mídias sociais e marketing digital assinando nossa Newsletter.