Mitos sobre o Instagram

Temos verificado que alguns mitos sobre o Instagram estão levando alguns usuários a fazerem, ou não fazem coisas, sem que haja o menor sentido técnico neste comportamento.

O problema é que muita gente acaba acreditando na primeira coisa que leem por aí, e outro fato é que nem sempre estas fontes são qualificadas do ponto de vista técnico, para fazerem tais afirmações.

Com isso a indústria dos mitos sobre o Instagram não para de crescer e assustar muita gente, isso quando não leva estas pessoas a adotarem procedimentos que podem até mesmo prejudicar os seus perfis.

A equipe do Guia do Marketing, com base em um artigo publicado por Christina Newberry, listou os principais mitos e verdades sobre o Instagram para facilitar a vida de quem deseja trabalhar com esta rede social.

Principais mitos sobre o Instagram

Confira abaixo alguns dos principais mitos sobre o Instagram e uma análise técnica sobre o que está envolvido.

1 – O Shadowban não existe

Um dos mitos sobre o Instagram é o de que ele bloquearia parcialmente o alcance das contas pelo uso de muitas hashtags ou hashtags repetitivas. Pior, você não receberia nenhuma notificação sobre o bloqueio – daí o termo “shadowban”.

No entanto, em sua coletiva de imprensa, os funcionários disseram que o Shadowban não existe. De acordo com o site TechCrunch, o Instagram diz que “você verá tudo que é postado por todos que seguir, se continuar rolando”.

Dito isso, ainda é importante usar as hashtags de maneira autêntica e responsável. Use apenas hashtags que sejam relevantes para o seu conteúdo, não use muitas hashtags em uma única postagem e não compre seguidores ou use bots para postar comentários.

A postagem de comentários ou conteúdo repetitivos é contra as diretrizes do Instagram, e isso pode acabar até mesmo fazendo com que o seu perfil seja banido.

2 – Postagens frequentes não reduzem a sua relevância ou alcance

Postar com frequência não fará com que a sua relevância ou alcance sejam prejudicados, no entanto, se você postar várias vezes seguidas, essas postagens provavelmente serão separadas por outro conteúdo, em vez de aparecerem uma após a outra.

Você também não pode ter certeza de que seus seguidores verão todas as suas publicações, e você definitivamente não pode ter certeza de que eles as verão em ordem cronológica.

Se você estiver compartilhando várias fotos, considere consolidá-las em uma postagem ou usando o Stories. O fato é que o Instagram não valoriza os perfis que postam demais.

Como fazemos questão de frisar em nosso Curso de Instagram Para Negócios, o importante mesmo é ter uma frequência bem definida.

3 – Vídeos não possuem necessariamente relevância maior

Outro dos mitos sobre o Instagram é o de que as publicações em formato de vídeos possuem uma relevância maior e que consequentemente teriam um alcance igualmente maior.

O Instagram afirmou que isso não é verdade e que não está levando em consideração esta questão. O algoritmo do Instagram trata fotos e vídeos igualmente diferentemente do EdgeRank do Facebook, que de certa forma dá mais valor a vídeos.

No entanto, os usuários que costumam assistir e interagir com vídeos verão mais vídeos em seus feeds. Os usuários que rolarem os vídeos anteriores e se concentrarem no conteúdo da foto verão mais fotos.

Esse é outro caso em que é importante entender o que seus seguidores estão procurando para que você possa fornecer o conteúdo certo para se alinhar com os sinais de interesse.

4 – Usar Stories no Instagram não aumentará seu posicionamento

Isso mesmo. Este é outro dos mitos sobre o Instagram que ninguém sabe de onde saiu. É claro que os Stories são conteúdos mais ricos em função do seus formato, mas usá-los pura e simplesmente, como também as Lives e ou o Boomerang, por si só não irá aumentas a sua relevância.

“Não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras”, disse a designer de produtos Christina d’Avignon à Recode. “A única maneira de melhorar o seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo”.

Dito isso, se o seu público tende a assistir e se envolver com Stories, você deve postar em Stories. Se eles gostam de vídeo ao vivo, você deve postar um vídeo ao vivo. Dar aos usuários o que eles querem aumentará o engajamento geral e enviará poderosos sinais de interesse e relacionamento.

5 – O Feed cronológico desapareceu para sempre

As pessoas têm demorado a desistir da esperança de que o feed cronológico possa voltar. Rumores se espalharam que a ordenação cronológica pode voltar a ser o padrão adotado. Mais um dos mitos sobre o Instagram.

O fato é que a plataforma anunciou que desde o início de 2018, o algoritmo do Instagram – e apenas o algoritmo – está aqui para ficar, da mesma forma como aconteceu no Facebook.

6 – As contas verificadas e empresariais não têm classificação mais alta

Mais um dos mitos sobre o Instagram. “Tratamos todas as contas da mesma forma”, disse Avignon a Recode.

Dito isso, uma conta comercial oferece acesso a recursos que não estão disponíveis para contas pessoais, como o acesso a análises de desempenho e métricas e a capacidade de exibir anúncios no Instagram. Por isso, você deve considerar a mudança para um perfil de negócios.

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Como você pode ver, muitos dos mitos sobre o Instagram não possuem o menor respaldo técnico e muitas das vezes já foram negados pela rede sociais de maior crescimento nos dias de hoje. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Guia do Marketing